Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

06 setembro 2010

Dicas (talvez não tão) úteis - Mari Guterman

Viajar. O Instituto de Pesquisa e Estatística Au Pair Maloquera Sofredora revela que 99% das au pairs têm como prioridade conhecer lugares novos ao longo do programa. NYC, Las Vegas, Califórnia, Flórida, DC, e a lista de destinos parece não ter fim. Ai a pessoa chega aqui nos EUA, com a listinha pronta nas mãos, e pensa: "E agora? Por onde eu começo?"

Pois bem, tudo depende...

Você vai ter que escolher um destino para começar, fazendo a conta "dias off x dinheiro". Um dos critérios de seleção é o "eu conheço alguém que mora lá?", também conhecido como "hospedagem grátis".

Caso você não seja uma pessoa bem relacionada, vai ter que arrumar um hostel, ou seja, um espécie de albergue/ pousada/ hospedagem mais barata que um hotel. Sites como Hostel World e Hostels.com têm informações sobre hostels no mundo todo, com reviews e possibilidade de se fazer a reserva online.

MAS, caso vc planeje se hospedar em um desses lugares, tenha a certeza de que vc conhece alguem (ou pelo menos um amigo de alguem) que tenha se hospedado lá.  História recente deste final de semana: Joaninha reservou um hostel bem legal em NYC. Pagou os 10% da reserva online, fez as malas e foi. E chegou lá. E descobriu que o hostel não existia. O endereço não correspondia, e os donos da casa disseram que ela era a quarta pessoa que perguntava pelo albergue.

Como o número do cartão de crédito da Joaninha estava no site, e os hostels cobram a diária em caso de no show (mesmo que o local porventura não exista, o que é absolutamente incomum ), Joaninha teve que bloquear seu cartão, ficando assim sem teto e sem dinheiro durante a viagem. Por sorte, Joaninha era uma menina bem relacionada e conseguiu se virar com os amigos na Big Apple, mas fica a dica, né?

Hospedagem resolvida, o próximo passo é decidir o meio de transporte. Dependendo da distância, o melhor negócio é pegar um ônibus de turismo. Go to Bus, Mega Bus, Bolt Bus, enfim, o que não falta é ônibus chinês, e a maioria presta um serviço muito bom (alguns têm até wi-fi!). Se compradas com atencedência, as viagens roundtrip saem a preço de banana.

Claro que não dá pra atravessar o país de ônibus, e para algumas viagens a melhor coisa pode ser pegar um avião. Sites como Expedia e Priceline procuram as passagens mais baratas, e sempre têm alguns destinos com preço promocional - compensa ficar horas pesquisando, a diferença pode ser bem grande, ainda mais considerando o nosso (pouco, suado e mirrado) salário.

Uma outra possibilidade também é alugar um carro e dividir os custos e a gasolina entre as viajantes. Lembrando que o preço é meio absurdo pra quem é menor de 25 anos, então tem que botar mesmo as contas na ponta do lápis pra ver se vale a pena.

Legal, vc já sabe pra onde vai, com quem vai e como vai, o que falta?
*Levar dinheiro extra, de preferencia em espécie. Vai saber quanto tempo vai levar até vc encontrar um atm no meio do caminho?
*Levar snacks: é infinitamente mais barato comprar tranqueirinhas pra comer ao longo do dia no supermercado do que no meio da estrada. Assim, infinitamente mais barato!
*Levar uma mala que vc consiga carregar. Isso quer dizer que vc vai ser capaz de correr com a mala se for preciso, seja pra alcançar um taxi, seja pra fugir de alguma mendigo maluco. Mala dificil de carregar só empata a vida.
*Levar comunicação e entretenimento: note, celular e iPod precisar estar acompanhados dos respectivos carregadores. Pensando por outro lado, livros não precisam ser carregados na tomada para serem lidos :D
*Ser flexível com as mudanças de programa e intinerário, e fazer o máximo pra aproveitar a viagem (leia-se dormir pouco hahahahha)
*Tirar fotos aos montes. Não só pro album do orkut, mas daquelas pra mostrar pros filhos.

Beijos, e até o próximo dia 06!
Share:
.mari.

3 comentários:

  1. Gostei das dicas de viagem... e sobre o livro não precisar ser carregado na tomada tb kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Dicas super uteis!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa q legal ! adorei as dicas !! bom saber disso !!! bjs

    ResponderExcluir