Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

12 setembro 2010

Estudando como au pair

Num primeiro momento, muitas meninas acham que um dos focos do programa de au pair é estudo--afinal, a agência vende pra gente como "intercâmbio de trabalho e estudo". No entanto, a maioria destas meninas se vê frustrada ao descobrir que, na prática, não é bem assim.

Eu diria que os focos do programa de au pair são: trabalho, diversão e estudo, exatamente nesta ordem. Por quê? Bom, trabalho é óbvio. Você passa 45 horas semanais--em alguns casos mais--trabalhando, cuidando do filho dos outros, engolindo sapos e passando por perrengues que às vezes até a gente duvida que sobreviveu. Se depois disso tudo você não tiver um pouquinho de diversão, vai ser a pessoa mais insuportável de conviver na face da Terra. Aqui entram as viagens com suas amigas, as saídas para fazer qualquer coisa ou simplesmente para matar o tempo, os planos e mais planos...

E aí, por último, vem o estudo. Quem sai do Brasil achando que vai fazer faculdade ou pós aqui quase sempre acaba frustrado... Primeiro porque os cursos são caros pro nosso bolso, segundo porque nosso tempo é curto, nem sempre conseguimos conciliar o schedule do trabalho com o schedule das aulas. No fim das contas, vemos muitas meninas fazendo cursos meramente para cumprir os créditos, porque não conseguiram fazer o que queriam ou não acharam nada interessante.

Uma das alternativas muito usadas são os cursos de finais de semana. Várias colleges oferecem esses cursos voltados pra au pairs: são cursos rápidos, geralmente voltados para cultura americana, que te dão, em apenas um final de semana, 3 créditos. Geralmente você só precisa fazer um essay para ser "aprovado" e receber o certificado de conclusão dos créditos. Os preços variam, mas não vi, até agora, nenhum curso que ultrapassasse os US$500 da bolsa--mas lembre-se que temos que cumprir 6 créditos, então você provavelmente terá que completar os custos de um segundo curso do seu próprio bolso.

Há quem recorra aos ESL--English as Second Language--em Community Colleges ou até mesmo em associações de bairro ou igrejas, por ser mais em conta (ou até mesmo de graça, em alguns casos). Porém, não é todo lugar que tem essa alternativa, você só vai saber uma vez já estando na cidade, não adianta planejar nada sem ter seu destino definido.

Num mundo ideal, conseguimos fazer o curso que tanto desejamos, por um preço acessível, e num horário em que nosso schedule nos permite. No entanto, nem todas as au pairs têm essa sorte: a maioria tem que abrir mão de algumas coisas pra poder estudar, e colocar a mão no bolso também.
Share:
Maeva

2 comentários:

  1. Totalmente verdade Má... pode ser que fazendo esses cursos ajude a melhorar o inglês e depois de terminar o ano, quem sabe mudando o visto para estudante, dê certo de fazer um curso mais interessante.... cada uma tem que analisar seu objetivo!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. OOoooiii meninas!! Td bem?? Adorei o blog de vcs! Estou começando um tbem, pois pretendo ser au pair nos EUA em janeiro de 2011. Já te adicionei nos blogs q acompanho, espero que vc tbem goste do meu! Abraço, fica bem e se cuida! http://vanessa-aupair2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir