Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

28 janeiro 2011

Flexibilidade?

“Flexibilidade é ser igual ao bambu novo para administrar os ventos da vida.”

Muitas famílias, ao decidirem que querem ter um au pair, a melhor coisa para eles será a flexibilidade. Por este motivo, várias famílias que entrarem em contado com vocês vão vim com a frase “we want someone who is flexible with the schedule”.

Não acho ruim eles procurarem por isso, porque realmente é muito bom você ter alguém na sua casa que você pode colocar para trabalhar quando quiser. Mesmo que você tenha um schedule fixo, coisas vão acontecer, eles vão se atrasar e você vai ficar p***, porque você nunca se atrasou para começar na hora que eles mandaram e nunca faltou.

Durante o inverno, é normal cancelarem a escola e eles só avisam no dia, tipo 5 da manhã as famílias recebem uma mensagem pelo telephone dizendo que as aulas foram canceladas por causa da neve. Realmente não tem nada que as famílias possam fazer.

Mas é aí que eu comecei a ter problemas… Posso ser flexivel, mas não acho certo dar esse tipo de flexibilidade.

O que acontece aqui é: quando neva, não tem aula e a babá que vem de manhã e fica das 7 às 12 também não. A família SABE disso. Nunca me falaram nada, eu que tive que perceber que sempre que neva ela nunca aparece aqui e meu horário aumenta.

Até ai, tudo bem. Fazer o que, né? Estou aqui para dar essa flaxibilidade à eles. Mas o problema é: eles só me avisam que o horário vai mudar, 15 minutos antes ou na hora que eu ia ficar off. Problema que vem se repetindo com frequencia.

Ontem nevou, meu horário era até 9:30, quando eram 9:40 e tive que ir perguntar para o host se o horário tinha mudado, ele foi perguntar para a mulher, proque nunca sabe de nada. E ela estava lá embaixo, me vendo, subiu para o quarto às 9:15 e não me falou nada. Ele desceu de novo e disse que iria ser até as 11:30am, mas que eu podia começar às 5pm ao invés de 3pm. Tudo bem… Quando eu estava subindo para o meu quarto, às 11:45am, ele disse que iria precisar de mim às 3pm mesmo. Ou seja, duas mudanças em um dia só.

Hoje foi a mesma coisa, mas eu decidi falar para ela que era para ela tentar me avisar assim que possível quando fosse mudar. Ela fez a louca, disse que nem ela sabe e etc., mas normalmente ela sabe sim. Falou que era para EU olhar na previsão do tempo e ver quando vai nevar que assim eu saberei que a babá não virá e eu vou trabalhar a mais durante a manhã. Ok, mas qual é o horário, minha filha? Ela fez a louca de novo e disse que ela também não sabe e só resolve pela manhã.

Eu tive que dizer um “ok” e continuar o que eu estava fazendo. Ela veio com o papo que eles cancelam a escola às 5 da manhã e perguntou se eu queria que ela me acordasse essa hora pra falar que não ia ter aula, eu falei que ela podia me mandar uma txt.

Na verdade, não acho ruim que mudem, mas eu quero saber o quanto antes do horário, pode ser na manhã do mesmo dia, mas não 15 minutos antes do horário que era para eu ficar off. Se ela sabe que vai ter chances de nevar, por que ela não se planeja antes, por precaução?

Não concordo com esse tipo de “flexibilidade”, tentei conversar e não teve jeito mesmo...

[edit]Minha host é stay at home[/edit]

E você? É flexivel a esse ponto? Gostaria que seu horário mudasse 15 minutos antes de ficar off? Isso acontece na sua casa? Eles te avisam antes?

- Será que eu só eu sou bambu velho?
Share:
Willian

4 comentários:

  1. hahahaha mt bom esse post...
    na primeira vez que nevou, eu nao sabia que nao ia ter aula, entao levantei normal, comecei a fazer o lunch das kids...aih ouvi um barulho e era o pai lá fora, ele me viu pela porta e disse "nao tem aula hoje, nao precisa fazer o lunch" tá certo...continuei por ali c as crianças e ele disse "pode relaxar, pode voltar a dormir se quiser,vai todo mundo ficar em casa" e eu fui hahaha!
    acordei de 11h e ela me chamou pra trabalhar.
    de noite vi a msg na tv avisando q no dia seguinte n haveria aula novamente, dormi até as 9h, só comecei a trabalhar depois de bucho cheio.
    dia 3, hj, mesma coisa, nada de aula, dormi até as 9 e alguma coisa e só comecei mesmo lá pras 11h... nesses 3 dias eu passei a tarde toda com as kids, qnd normalmente eu tenho todo esse tempo livre.
    eu acho que tenho sorte com minha familia, eles nao ficam me pegando de surpresa. Hoje vou ficar de baby sitter à noite, mas as crianças estao na casa da vizinha...entao eu acho que esta bem equilibrado!
    beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu de o host atrasar/ pegar transito na volta do trabalho e me ligar pra avisar as 5h35. Eu fico off as 5h30. Será mesmo que ele não sabia do atraso antes?

    Como a host trabalha em casa, é difícil ter essas mudanças bruscas de horário - e quando tem é pq ela se perdeu na vida mesmo.

    Ao mesmo tempo em que eu concordo com vc e ODEIO quando isso acontece, o fato é que é exatamente isso o que eles escolhem quando contratam uma au pair. Pq né, se vc fosse uma nanny live out era só abrir a porta e falar: meu bem, eu tenho mais o que fazer do que ficar adivinhando a que horas vc vai querer que eu trabalhe.
    au pair = vida de gado sometimes :P

    ResponderExcluir
  3. ainda bem q moro em minnesota!
    aki neva forte, tempestade de neve quase todo dia desde outubro, e nada para!
    e os guri vao andando pro ponto de onibus e ficam la esperando o onibus pq eu nao vou!

    ResponderExcluir
  4. pois é, como a gente mora na casa fica difícil n ser flexível, principalmente dps de uma nevasca, que nem sair de casa a gente pode né... fohe pro quarto mas tá ali, acabam botando pra trabalhar.

    ninguém gosta de ser avisado minutos antes, até pq eles adoram que a gente faça tudo com antecedência pra eles, que avise e principalmente que esteja no horário, mas eles atrasam, mudam schedule... you are not alone, my friend... todas as famílias dão uma aproveitadinha na pobre da au pair rs mas só vc pra saber onde que o sapato aperta e até onde vc aguenta ser flexível assim ou n...
    bjsss

    ResponderExcluir