Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

15 janeiro 2011

USA não é a única opção

Olá meninas! Como estão?
Esse mês tentarei falar um pouco sobre o programa de au pair em outros países.

Quando fui na agência me informar sobre o programa, fiquei muiito tentada a ir para Europa. Como o período entre início do processo e embarque foi de quase um ano, conheci algumas meninas que estava indo para Europa pela mesma agência. A primeira coisa diferente é o preço do programa - já que você paga sua passagem e outras coisinhas mais. O tempo para encontrar família também é bem maior (Quando comecei o processo, uma au pair França já estava online. Embarquei e ela ainda não tinha família). O período de trabalho também pode ser diferente. Peguei informações em alguns sites sobre países específicos:


Londres


Não existe regra fixa de quantas horas uma nanny deve trabalhar, tudo depende do que for acertado com a família. Geralmente uma au pair tem que trabalhar de cinco a seis horas por dia de segunda a sexta-feira e também deve fazer um ou dois babysittings durante a semana. Mesmo assim ainda sobra tempo para estudar meio-periodo ou arranjar outro emprego para ganhar um extra, já que o salario de au-pair nem sempre é alto. Porém, isso depende das horas de trabalho e do acerto que for feito com a família.

Geralmente o salário de au pair em Londres gira em torno de £60 a £100 por semana. Em contrapartida, a família deve providenciar um quarto separado somente para a estadia da nanny e providenciar toda a alimentação necessaria. Em alguns caso, as famílias podem oferecer facilidades como televisão, telefone e internet no quarto; mas esses ítens não são obrigatórios, fica a critério das condições de cada família.

Entre os serviços de au pair estão obviamente tomar conta das crianças, preparar alimentação e às vezes ajudar com as tarefas da escola (homework). Em algumas famílias, além de cuidar das crianças, estão incluidos também alguns serviços domésticos. Isso é o que se chama mothers help job e indica que a nanny deve fazer serviços como limpeza, lavar e passar roupa e lavar louça, por exemplo.

Existem várias agências especializadas em procurar serviço de au-pair. Em algumas delas é possivel fazer o registro pela internet mesmo, sem necessidade de uma entrevista pessoal. Nesse caso, basta preencher o cadastro com dados pessoais, experiência, perfil e o tipo de família que procura. Depois disso, as famílias que se interessarem fazem o contato diretamente por e-mail com os candidatos.

Alemanha

Quem pode ser au pair na Alemanha?
Para brasileiros:

* Idade ter entre 18 e 24 anos, quando iniciar o programa.
* Pode ser tanto mulher quanto homem, todo mundo pensa que é somente para meninas, mas conheci vários meninos que fizeram o programa também.
* Ter boas condições fisicas, psicológicas e emocionais.
* Ter conhecimento básico de alemão, esse é um pré-requisito para se conseguir o visto, ou seja, na entrevista vai ter um teste, que varia de estado para estado.
* Gosta de crianças é fundamental, algumas familias até pedem experiencia anterior, mas não são todas.
* Está disposto a viver em uma nova cultura, com uma outra familia e ajudar nas tarefas domesticas - au pair não é empregada, geralmente, as tarefas estão mais relacionadas com as crianças, como manter o quarto delas organizado, lavar e passar as roupas delas, preparar lanches...porém pode ser que precise ajudar com a louça, preparar refeições...isso tudo deve ser conversado com a família antes para que não hajam surpresas.
* Quem já foi au pair na Alemanha não pode participar do programa novamente.

Na Alemanha a duração miníma são 3 meses e máxima de 12 meses. O au pair vai viver com a família, ele tem direito ás refeições(a maioria feita com a família); um quarto individual, que pode ter ou não TV, computador, radio, DVD...O banheiro é na maioria das vezes individual, porém não é sempre (algumas pessoas moram o porão da casa, foi o meu caso, então tinha também uma sala bem espaçosa e uma cozinha era uma outra casa dentro da casa, é bom pela privacidade pois tem até uma entrada independente); o seguro saúde (obrigatório para se entrar na Europa), curso de alemão e o transporte para o mesmo deverão ser pago pela família (atente para isso no contrato, pois o transporte público na Europa, em geral, não é barato). A mesada garantida é de 260 euros (sim, dá para viver com isso e ainda viajar, mas tudo depende dos seus hábitos, tem gente que faz uns bicos, faz faxina, babysitter, doa sangue, para ganhar um pouco mais, porém isso é contra o regulamento, se te pegarem em outro trabalho seu visto pode ser cancelado). A carga horária de trabalho do au pair é de 5 a 6 horas diárias, somando no máximo 30 horas por semana e com um dia no mínimo de folga, pode acontecer de se fazer babysitter algumas noites também.

Holanda

A au pair é um par extra de mãos para ajudá-lo a cuidar de seus filhos. Dito isto, um au par não é uma babá profissional. Ela vai ter algumas habilidades básicas e pode cuidar de crianças, mas para qualquer atendimento especializado ou dúvidas, por favor, verifique se você tem a pessoa certa no trabalho. Em geral, uma au pair faz o seguinte:

* Fala a língua, pelo menos o suficiente para entender e falar com a família
* Assegurar que as crianças se levantar a tempo; vestir os filhos
* Leve-os para a escola / berçário / classes de actividade, ...
* Tocar com eles, entretê-los
* Seja responsável por suas refeições,
* Arrumar seus quartos,
* Seja livre para baby-sit-los, se necessário, algumas noites. (Em português de Portugal )

Os países da Europa não mudam muito entre si. A agência no Brasil não é um fator tão importante quanto é nos EUA

Canada

1- Conclusão do equivalente ao Ensino Médio da educação canadense.

2 - Seis meses de estágio em sala de aula ou doze meses de trabalho fixo, incluindo pelo menos seis meses de emprego contínuo com o mesmo empregador. Esse emprego deve ter sido referente a área de Caregiver (cuidar de crianças, idosos etc). O indivíduo precisa ter experiência em áreas como educação infantil, enfermaria infantil e/ou primeiro socorros. Essas experiências devem ter sido obtidas nos últimos três anos antecedentes a data de aplicação para o programa.

3- Falar, ler e entender Inglês em um nível que você seja capaz de viver com independência, principalmente no caso de precisar ligar para serviços de emergência ou ler bulas de remédios.

4 - Contrato de trabalho entre você e o empregador. Para mais detalhes, visite o site do Governo Canadense. Clique Aqui. O procedimento de aplicação para a permissão de trabalho consiste em três fases:

Agência também não é tão importante - até me arriscaria dizer que é um dinheiro que você pode economizar.


Bom, foi apenas para dar uma pequena noção dos requisitos do programa.
Desculpem pelo post bagunçado :)
Share:
dezamendes

2 comentários:

  1. No caso da Alemanha, não se pode prorrogar por mais doze meses como em outros países???

    ResponderExcluir
  2. Tem agencias com trabalhos para Au Pair em Londres?

    ResponderExcluir