Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

29 junho 2011

Perguntas que nao aguentamos mais responder

Depois de 2 meses sem postar(completa falta de memoria), eis que dou o ar da graca. A ideia do post surgiu depois de um surto de falta de paciencia ao ver durante anos, sempre as mesmas perguntas sendo feitas.

A data de expiracao do meu visto eh diferente da data de termino do meu programa. Ta errado? Por que?!?!(cara de desespero)

Ta certo. A validade do visto passa a contar a partir do dia que ele foi emitido, entao como geralmente o visto eh tirado 1 mes antes do embarque, ele vai vencer 1 mes antes do seu ano acabar. Exemplificando: Meu visto vence dia 5 de Julho, mas meu ano acaba em 8 de Agosto. Durante esse periodo eu nao vou ter um visto valido no meu passaporte mais, mas o que me deixa legal no pais eh o meu DS 2019 no qual consta que meu ano acaba dia 8 de Agosto.
E nao, seu visto nao passa a valer a partir da data que vc entrar nos EUA. A data de validade eh a que esta escrita la e pronto.

Posso sair do pais se meu visto estiver perto de expirar?

Poder vc pode, mas nao deve. Ja vi gente sair e voltar perto do visto expirar e deu tudo certo, porem correm boatos de que podem negar a sua reentrada e vc ser obrigada a voltar ao Brasil pra tirar um novo visto. Pelo menos na CC eles recomendam que vc nao saia do pais se seu visto a 2 meses do vencimento. E a agencia nao pode fazer nada caso sua entrada seja negada.

Posso sair do pais no meu segundo ano?

Segundo a Cultural Care, no segundo ano podemos visitar "o que estiver proximo aos EUA", como Canada, Mexico, Bahamas. Existe algo que eles chamam de revalidacao do visto, que permite que vc viaje e volte aos EUA sem problemas. Conheco pessoas que foram e voltaram sem problemas.

O que preciso fazer, que documentos levar numa viagem fora dos EUA?

Primeiro e mais importante eh nao esquecer de mandar seu DS pra agencia assinar. Sem a assinatura vc simplesmente nao vai a lugar nenhum, pois a agencia eh seu sponsor e vc precisa da autorizacao dela pra viajar. Mas eh bem simples e pra mim foi bem rapido(eu falo pela CC, nao sei quanto as outras agencias).
Eh so mandar seu DS para esse endereco:
Cultural Care Au Pair
Attention: Travel Validation
1 Education Street
Cambridge, MA 02141
Nao esqueca de mandar dentro do envelope Com seu DS outro envelope ja com o selo e enderecado a vc. Depois de assinado uma vez, caso vc saia do pais novamente, nao eh necessario uma nova assinatura.

Preciso levar roupa de cama e toalha de banho? Shampoo e sabonete?

Nao. Eles oferecem toalha e roupa de cama no treinamento e quando vc for pra casa da familia eles tambem vao te oferecer essas coisas. No treinamento da CC tem shampoo e sabonete em cada box. Eu nao gostei do shampoo, preferi usar o meu. Se for problema de peso na mala, traga um pequeno so para aquela semana.

Os medicamentos vao na mala de mao ou despachada?

A nao ser que seja algo que vc va tomar durante a viagem, os medicamentos vao na mala despachada, assim como a tesourinha, alicate, etc do seu kit manicure e qualquer outro liquido. Os liquidos na mala despachada nao precisam ser menores que 100ml, podem ser do tamanho que vc quiser(tenhamos bom senso). Liquidos que forem na mala de mao precisam estar dentro de saquinhos ziploc.

Estou conversando com uma familia que eu gostei muito, mas o curfew durante a semana eh 10pm e finais de semana 12pm. O que eu faco?

Se vc gostou mesmo da familia, seria interessante tentar uma negociacao. Mas nao venha na ilusao de tentar mudar esse curfew quando chegar aqui, mostrando que vc eh uma pessoa responsavel e madura. A chance disso funcionar eh pequena e eh muito arriscado vir contando com o ovo no fiofo da galinha. Ai vc pensa que eh uma pessoa caseira e isso nao vai te afetar. Grande erro! A vida aqui muda, vc muda, e o fato de viver completamente sozinha num pais desconhecido faz com que instintivamente vc se torne uma pessoa mais sociavel, alem de que morar e trabalhar no mesmo eh extremamente estressante e vc nao vai ver a hora de chegar o final de semana pra sair e se possivel, sair na sexta e voltar so domingo a noite de volta. Pense bem.

Estou conversando com uma familia que eu tive um feeling, mas eles moram num lugar muito remoto e que quase nao tem au pair. Mas vou ter carro e vou poder fazer amizade quando for estudar em algum College. E o que importa nao eh a localizacao, mas sim a familia.

Certo? Errado! Ter um carro so pra vc ir pra onde quiser, sendo que vc mora longe de tudo nao eh um bom negocio nem aqui nem na China. Pq? O preco da gasolina tem aumentado bastante, apesar de ainda ser mais em conta que no Brasil, mas ter que dirigir para todo e qualquer lugar acaba sim, saindo extremamente caro para o salario de au pair. E se nao tem outras au pairs na area pra dividir com vc, ou que dirijam e vcs possam negociar quem dirige e quando, fica ainda mais complicado. Uma familia boa eh sem duvida fundamental, mas uma boa localizacao que te permita ter uma vida social a um preco que caiba no seu bolso tambem eh fundamental. Ter uma familia boa numa ma localizacao eh ter os dias de semana tranquilos e um verdadeiro pesadelo nos finais de semana, tendo que fazer contas e mais contas e planejando tudo com antecedencia. Eu nao tive chance de fazer amizades no college pq acabei tendo que fazer curso inutil de final de semana pra cumprir os creditos, pq ou os cursos do college eram tremendamente caros ou totalmente fora do horario que eu poderia fazer.

Estou ha 76584645 meses online e nenhuma familia pegou meu app ou faz 976795769 semanas que nao entra uma familia. O que tem de errado?

Essa eh a pergunta de 1 milhao de dolares. Quem souber como realmente funciona o matching process das agencias, baseado no que seu perfil eh mandado pras familias, ficara rico. Por experiencia propria, nao existe muito criterio. E se a agencia nao ajuda, quem deve correr atras eh voce. Va atras de emails de lccs e mande um email educado falando sobre vc, suas experiencias, suas qualidades e claro, seu numero de referencia. Como extension au pair minha experiencia em mandar emails pra lccs foi 100/100. Exatamente todas as lccs responderam, mas nao foi bem assim quando eu ainda estava no Brasil procurando por familia. No entanto, tive sem indicacao de familias atraves das lccs. Alias, meu match pro segundo ano foi atraves de uma lcc. Eu nao recebi um contato sequer pela CC, apesar de ter familias com meu app. E como vc consegue emails das lccs? Google it!

Tinha mais coisas pra falar, mas cansei por hoje. Ate a proxima ;)
Quem perguntou do meu blog pessoal ha trocentos seculos atras: www.suhproject.blogspot.com

Share:
Suellen

3 comentários: