Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

07 setembro 2012

Stress e ansiedade pré-match: COMO LHE DAR????


(Antes que me taquem pedras e pedregulhos a respeito do título já aviso: é só brincadeirinha, galera! Sei bem que o certo é LIDAR.) 

Todas nós, pequenas au pairs Padawan, na espera pelo match perfeito, sofremos em algum (ou em vários) momento com a abençoada ansiedade




Essa vilã acaba com nossas unhas, pele, cabelos, cinturinhas de pilão e faz outras tantas vítimas pelo caminho. 
É um tal de checar e-mail de 5 em 5 minutos; viver, pensar e respirar host family; não querer saber de mais nada; se deprimir, se estressar e se chatear... pra nada. 

Sim, querida au pair bixete, toda essa ansiedade não serve pra coisa nenhuma! (A não ser nos deixar mais nervosas e inquietas!)

Uma coisa digo-lhes com certeza: se reza trouxesse a host family perfeita em 3 dias, teria muita mãe de santo fazendo fortuna por aí!

Eu me divido seriamente entre agradecer/odiar a primeira host family que apareceu no meu perfil. Eles apareceram no meu 5° dia online e me enrolaram por mais de um mês!  (e depois sumiram sem nem dar satisfações.)
Porém, o lado positivo dessa situação, é que nesse mês eu fiquei ''tranquila'', pois tinha uma host family, e aprendi a trabalhar MUITO a minha ansiedade já que cheguei a esperar mais de 2 semanas por resposta de email. 

Vejo MUITAS meninas pelos grupos de au pair no facebook com discursos do tipo: "ESTOU ONLINE FAZ 1 DIA E NÃO TENHO NENHUMA HOST FAMILY AINDA NO MEU PERFIL, O QUE TEM DE ERRADO COMIGO? MINHA VIDA ESTÁ PARADA POR CAUSA DESSE PROCESSO E SE NÃO CONSEGUIR UMA HOST FAMILY LOGO NÃO SEI O QUE VAI SER DE MIM! MIM AJUUUUUUDEEEEM PELAMORDEDEUS!!!!!!"

Dica de ouro da titia:
NÃO parem suas vidas por conta do processo. Tentem dar continuidade na sua rotina na medida do possível. Não terminem com namorados e nem peçam demissão. Esperem ter CERTEZA antes de dar passos grandes demais.

A maioria das meninas nos grupos ou está exatamente na MESMA situação que a sua, ou em uma situação na qual ela não tem como te ajudar, ou não vai querer uma mala sem alça na família perfeita dela como substituta. 
Fora que, esse tipo de desespero pode fazer com que você feche com uma família qualquer, sem pensar muito a respeito e acabe não tendo um ano tão bom. 

Não existe regra no que diz respeito ao que seria a host family perfeita: cada um é cada um e tem prioridades diferentes. Só que apressar decisões pode acabar te colocando numa família que não tem nada a ver com você, com um schedule que você não consegue dar conta e sem conseguir realizar os seus objetivos, sejam eles viajar, estudar, conhecer pessoas novas...
Passar por rematch é complicado, e tem um prazo curto (com certeza bem menor do que o seu aqui na terrinha) e dependendo dos motivos alegados pode tornar mais complicado ainda achar uma nova host family. 

Não vou dizer que eu não sou uma pessoa ansiosa. Sou, e muito! Porém, depois de encontrar o primeiro fio de cabelo branco aos 22 anos percebi que não há NADA que eu possa fazer pra acelerar o processo.
CALMA! Não precisa começar a gritar MELHORE O SEU APP, PREGUIÇOSA!!!!!  O que eu quero dizer com ''nada que eu possa fazer'' é no sentido de posso chorar o quanto for, posso gritar, implorar, espernear... Só irá acontecer quando for a hora CERTA de acontecer. Clichê e desesperador, eu sei!
Sim! Você pode e DEVE refazer a sua carta, acrescentar fotos, refazer o vídeo, aumentar suas horas... Melhorar seu app no geral. Mas isso não é garantia de que no dia seguinte famílias se jogarão no seu colo.

Vá viver a vida! Comece algum curso, pratique algum esporte, se voluntarie em alguma creche (que além de ocupar os seus dias, irá aumentar suas horas!), se distraia. Passar os dias olhando pra caixa de entrada do email como uma creepy stalker não vai te ajudar em nada. Você não vai atrair uma host family com o poder do olhar! Por mais mentira que pareça, eu te JURO que é verdade.

E se você não quiser fazer nada disso (como eu risos) aceite o fato de que SUA HORA NÃO CHEGOU AINDA. Mas ela há de vir, não se preocupe quanto a isso. 

É difícil ter que adiar os planos, pôr a vida em espera e não ter certezas. Been there, done that. Estou com a faculdade concluída, sem emprego e sem perspectiva alguma até a data desconhecida de embarque. Sem ter o que falar pros ''conhecidos'' que perguntam o que ando fazendo da vida e sem ter um puto no bolso pra comprar chiclete na padoca. 
Mas o ser humano é um bicho incrível, ele foi feito pra se adaptar! Se você acha difícil se acostumar a uma mudança ligeira aqui, pense em como será difícil se adaptar a toda uma nova vida depois de embarcar. Jogo de cintura é essencial. Aqui você ainda tem família e amigos por perto, gente pra te consolar, tempo pra esperar... Use isso a seu favor!!!!!! 


Já escrevi demais por aqui. Pensem com carinho em tudo isso que disse... Meu objetivo aqui não é criticar a atitude de ninguém, apenas tentar ajudar outras meninas que, como eu, estão empacadas no Brasil. 
Boa sorte no processo de todas! E que não tenhamos mais sofrimentos por ele.

(OPA! acabei de lembrar que 7/9 é feriado! ÓTIMA oportunidade pra sair pra distrair a cabeça, hein, gatinhas?! ;D )


Share:
isabella k.

10 comentários:

  1. Amei! tow fazendo o video p o APP, em outubro devo tá on line. VIDA DE AU PAIR É COMPLICADA VIU, NÃO QUERO MAIS A ANSIEDADE VIVE CORRENDO ATRÁS DE MIM...KKKKK BJO P TU.

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAAH ansiedade é complicada! e depois que a gente fica online só aumenta!!
    mas o jeito é respirar fundo e segurar as pontas, que o que é nosso tá guardado! hahaah
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Renata Ferreira07 setembro, 2012

    Olá... Amei seu post e posso afirmar que passei por tudo isso. Essa tal da ansiedade me acompanhou desde o primeiro dia em que escolhi a minha agencia ate o dia do tão sonhado match. Eu concordo com voce sobre o tempo CERTO, pois para mim nao demorou para encontrar a Host Perfect mas sim o MATCH oficial(quase um mes), e tudo deu certo.
    Eu desejo muita sorte pra voce e logo logo sua host vai chegar, e vai ser aquela que se encaixa em seu perfil.
    Bjoooo fica com Deus!!!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Isa, você tá perdendo tempo parada aí... VIRA COMEDIANTE STAND-UP ENQUANTO O MATCH DOS SONHOS NÃO CHEGA! Hahahahahahaha... racho de rir com as suas comparações, linhas riscadas e tom de voz. Adorei o post... conseguiu deixar interessante um tema sobre o qual todo mundo discursa por aí. Isso tá em falta nos blogs de au pair. Beijo e seguuuura essa nossa ansiedade que a família dos sonhos já já bate na nossa porta! Hahaha

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Reh!!!
    Sim, a minha hora vai chegar quando tiver de chegar. Pareço bem piegas dizendo isso, mas melhor acreditar e ter fé do que se desesperar e acabar fazendo alguma burrada, não é mesmo? haahahahah
    boa sorte na sua viagem!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. HAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAAH
    OBRIGADA MONROE!!!!
    já que chorar não adianta, a gente tenta fazer piada né...
    é um assunto meio batidão, mas que PEGA de um jeito pra nós que estamos online de um jeito que só nós entendemos! HAHAHAAHAHA
    MAS NOSSA FAMILIA PERFEITA EM NY HÁ DE VIR AMÉM.

    ResponderExcluir
  7. muio Bom , Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Concordo, a maior qualidade do ser humano é ser adaptavel. ^^
    Tens algum grupo no facebook para me indicar?
    Obrigada, beijos beijos.

    ResponderExcluir
  9. Concordo, a maior qualidade do ser humano é ser adaptavel. ^^
    Tens algum grupo no facebook para me indicar?
    Obrigada, beijos beijos.

    ResponderExcluir
  10. Muuuuito bom.
    Parabéns


    http://livinganamericanlife.blogspot.com.br

    ResponderExcluir