Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

21 setembro 2012

Luzes! Câmera! and "I love kids"

Muito boa sexta-feira, caros leitores!

Eis que decidi que esse dia 21 seria sobre algo que tem me atormentado muito nas últimas semanas: o vídeo do application.



Depois de mudá-lo muitas vezes, fazer muito drama, achá-lo uma obra prima ou a maior bosta do mundo, eu finalmente consegui decidir (com muita ajuda!) qual iria colocar no meu app.

Claro que entre decidir e realmente conseguir colocá-lo lá tem uma diferença bem grande, mas eu continuo tentando.

Pra você que está querendo começar o seu e está com dificuldades quanto ao que dizer:

·         Escreva um roteiro e treine. Passe dias ou semanas falando em voz alta pro espelho até que aquilo vire tão natural pra você quanto dar bom dia pra sua mãe.

·         Mande o roteiro pra alguém que saiba inglês para corrigir algum eventual erro. Coisas como “We goes” são inaceitáveis, mas acontecem! Evite ao máximo errar no inglês. O seu objetivo ao viajar é ''to improve your english'' mas não é por isso que precisa mandar um "mai nêime ár carol endi me uána bí au pér".

·         Acredito que haja um consenso geral a respeito do que falar e não é nada muito complicado: esse vídeo de apresentação foi criado como um recurso para as famílias poderem visualizar o rosto, a voz, o nível de inglês da candidata antes de levarem um susto marcando uma entrevista com a menina que tinha o inglês impecável na carta (provavelmente não escrita por ela) e aparece no Skype falando “I have 23 years old”.


Basicamente o arroz com feijão do vídeo é: Falar sobre você e a sua vida atualmente, sobre suas expectativas para o ano como au pair, sobre suas experiências e habilidades. Mas isso tudo bem por cima, de uma maneira completa, mas que não fique cansativo de ouvir.

Lembre-se que o mais importante no vídeo é mostrar um pouco da sua personalidade e quem você é, para que desse modo a família já possa ver se rolaria uma identificação entre vocês. Não adianta nada fingir ser uma pessoa completamente diferente do que é só pra causar uma boa impressão e acabar fazendo um vídeo totalmente falso. Existem famílias de todos os tipos pra todos os gostos. Se fingir de séria ou de super agitada, quando não é isso que você é, só vai atrapalhar a você e a mais ninguém.

Sobre fotos e vídeos:

Dê um jeito de se filmar (ou ser filmada) trocando fralda, dando comida na boca, brincando, pintando ou qualquer maneira que te ponha em contato com a criança em alguma atividade simples cotidiana, ou tocando algum instrumento e algo do gênero. E dirigindo, se for possível.

Esses mini vídeos são a melhor opção pra ter um vídeo dinâmico, legal de assistir e já prova o seu jeito com crianças ali mesmo.

Ok, não dá pra filmar? Ponha fotos. Mas não muitas! Lembre-se que no app já tem a sessão de fotos e não tem nada mais chato do que aquele vídeo enorme com fotos da família inteira, da família do vizinho, dos bichos do Zoológico e etc e tal.

Note: o tempo limite para um vídeo é de 3 minutos e eu já considero muito.  Eu sou da opinião de que “menos é mais”. Sou clichê, me julguem.
Outros fatores importantíssimos:

Boa iluminação.

Parte do seguinte princípio: se você não tá se vendo direito no vídeo, quer dizer que a host Family também não te verá.

Roupa adequada.

Não precisa forçar a barra e usar uma blusa com uma princesa da Disney só pra parecer mais fofa; se aquilo não tiver realmente nada a ver com a sua personalidade, não use. Também não é legal usar uma roupa decotada, barriga de fora, shorts curtos ou algo assim. A não ser que essa seja a intenção, que você queira "vender" e ai, né... Boa sorte pra você.
Apesar de algo aparentemente informal, encare com a mesma seriedade de uma entrevista de emprego.
Maquiagem leve, só pra dar uma cara de saúde e fingir que você não tá a toa na vida esperando o tal do Match. Nada de cara de acabada que não dormiu a noite toda e nem de quem tá pronta pra ir pra balada.


Assim tá ideal. SÓ QUE NÃO.
Background e barulhos externos.

Poucas coisas são piores do que tentar assistir a um vídeo e enquanto a menina tá falando o quanto she LOVES kids, um caminhão passa na rua. (Vide o meu!)

E atenção em dobro caso queira filmar ao ar livre, em algum parque, praça, ou ponto turístico da sua cidade: se estiver ventando no dia será impossível de ouvir o que você diz, o excesso de sol no seu rosto pode atrapalhar e as interrupções acidentais serão muito mais frequentes.
E, por último, mas MUITO importante:

Música.

Eu entendo mesmo o pensamento de colocar uma música da Disney no fundo do slide de fotos mostrando o quanto você se da bem com crianças; entendo tanto que fiz o meu vídeo com a You’ve got a friend in me, do Toy Story (eu sei que é da Pixar, mas vocês entenderam a relação!). Mas agora prestem atenção na minha preocupação:

Eu, com 20 aninhos e cara de 19, falando inglês tenho uma voz meio chata de gente meiga (não que eu seja), num sofá verde com uma almofada de flor pink no colo durante todo o vídeo e a música de desenho animado de fundo. O que mais grita “Sou uma princesa imatura, vou deixar seus filhos sozinhos na piscina pra atender o celular” do que isso?
Foi ai que decidi mudar a música. Queria algo em inglês, um pouco mais maduro, mas que tivesse a ver comigo. Escolhi a música Put your records on, da Corinne Bailey Rae e fiquei satisfeita por enquanto.

Então, por fim, acredito que a música tenha que ter relação com o que você quer passar. Eu achei que tivesse escrito “imaturidade” na minha testa, então preferi uma música que desse um equilíbrio nisso, que eu considero um ponto bem negativo pra qualquer futura au pair.


Crianças são e devem ser imaturas, quem cuida delas não. E, princesa, nem preciso falar que é pra isso que você tá desejando tanto pisar em terras norte americanas, né? Ok, só pra deixar claro.


Depois que terminou o vídeo, acho muitíssimo válido postá-lo em algum grupo de Au Pair (eu duvido que você não esteja em algum!) e pedir opiniões. Mais importante do que isso: ACEITE sugestões e críticas, ninguém ali tá te perseguindo e fazendo macumba pra você nunca achar sua host Family ideal; se te fazem alguma crítica pode ter certeza que é a fim de ajudar.

Para as meninas que, assim como eu, pretendem ser/são veiculadas a APC, saibam que: sem ele, meu bem, nem online e viciada no F5 você fica!

O mesmo acontece com a APIA.

Já na CC você até consegue ficar online, porém suas chances de achar uma família aumentam - E MUITO - se você tem esse item no seu app.

Então, por mais que seja chato, cansativo e “pagação de mico”, vamos caprichar nos vídeos e esperar pra que a sua família reconheça o seu talento e esforço dedicado ali.

Vou deixar o link do meu vídeo pra quem quiser opinar, criticar, rir da minha cara ou ver minha almofada de flor pink, ok? meuvídeo

Não nego que morri de vontade de colocar exemplos claros do que NÃO fazer em um vídeo, mas deixo meu veneno pra um outro espaço...

E, por fim, é com muita tristeza que informo que minha CNH ainda não foi resolvida - malditas setas. Aguardo mais torcida positiva para a minha próxima prova, grata.


Obrigada pra quem leu até aqui e até o próximo dia 21!


Beijos.


Share:
Carol Marques

7 comentários:

  1. Nossa, eu não sei como eu consegui um match. O meu vídeo foi de LONGE a pior coisa no meu app. O site da APIA não aceitava meu vídeo porque ele era muito grande e na hora de converter eu perdi MUITA qualidade.
    Passou um avião no meio da gravação e, depois de um milhão de tentativas, eu desisti e deixei com o barulho mesmo. Não tinha música, muito menos fotos haha
    Pelo menos a minha future HF disse que eu estava com uma cara ótima, super feliz, elogiaram o meu inglês e descobriram minhas cores favoritas por conta da blusa haha

    Amei o seu post, de verdade, concordo com tudo :)
    E o seu vídeo está LINDO!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu video e vou dar uma copiadinha básica no começo por que não sabia o que dizer no comecinho!! Obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Juliana. Poxa, brigada, fiquei feliz que gostou do vídeo e das dicas; quando terminar o teu fica a vontade pra compartilhar! :)) beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olha só, de qualquer forma acabando dando certo?? hahahahaha Brigadão, Ana! :))

    ResponderExcluir
  5. Vão te associar a vampiros!!! hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Najara Crispim06 outubro, 2012

    Carol amei suas dicas, ainda não fiz meu vídeo estou treinando na frente do espelho kkk.. não consegui ver o seu vídeo!! me passa o link do teu vídeo!! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol!
    Estou na parte do vídeo no app, nooossa que difícil! Refiz algumas vezes e minha câmera (fotográfica que grava) o som sai horrível! Não parece nada comigo! E estou no dilema que não sei como editar! Qual programa você usou?
    bjss

    ResponderExcluir