Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

11 setembro 2012

Posto ou não posto?, eis a questão!


Olá, pessoas queridas! Mais um mês, mais um post. Dessa vez não vou ficar falando mil sobre a minha linda pessoa. O assunto do mês é host family.  Tem alguns tópicos que eu queria falar (o desse post e o que a Bruna Totti pediu), mas hoje o assunto será apenas um:


Privacidade da Host Family

Essa é o tópico que eu escolhi, simplesmente porque sempre quis falar sobre isso em algum lugar público sem citar pessoas e casos específicos. Vale dizer que o que eu falo aqui é 100% minha opinião.

Quando eu fui au pair, facebook mal era usado no Brasil, então era tudo na comunidade do Orkut. Existiam alguns tópicos específicos pra colocar fotos das crianças e da casa, alguns blogs das meninas também eram cheios disso. Eu, pessoalmente, nunca postei sobre a minha família no meu blog da época. Achei desnecessário, não ia gostar que fizessem isso comigo.  O máximo que eu fiz, foi falar “família L.”, idades das kids e cidade. Não fiquei muito tempo com o blog, então nunca tive vontade de postar nada lá.

Quando eu fui, fiz o facebook e mal usava o Orkut, e nunca postei nada da família mesmo por lá. O meu facebook tem algumas pouquíssimas fotos com as minhas kids, todas só compartilhadas com amigos. Nunca coloquei fotos da nossa casa, por exemplo.

Por que, Bruna? Pelo simples fato que se eu quiser mostrar ou falar deles, eu posso fazer diretamente com as pessoas. Porque eu não gostaria se alguém ficasse mostrando minhas fotos ou vídeos por aí. Essa sou eu, deixando bem claro.


Tive amigas que, por exemplo, deram apelido pras kids e falavam delas usando os apelidos, tiravam fotos que mostravam a gostosura da criança sem mostrar o rosto. Sempre lembro da Má, que postava fotos super cute da menininha dela, mas eram fotos do pezinho, dela de costas usando chapéu, coisinhas fofas. Mas acho totalmente errado sair por aí postando fotos nos grupos do facebook com milhares de meninas. Até pelo seu próprio bem, sabe?



Eu conversei com as meninas do blog e, pra ser sincera, todas nós pensamos muito parecido. Quem respondeu à minha pergunta (com opiniões válidas, obviamente): Walquiria, Inara, Camila Monroe, Kamyla, Isa, Gabriela, Debora, Carolina Marques, Sara, Bela, Marysila, Ana Celis e (a novata) Bianca. Sim, citei todas aqui porque elas merecem atenção! haha Num geral, 99,9% acha que não, não tem problema postar fotos da casa ou das kids ou da família DESDE QUE a família te dê permissão

só pra dar aqueeela risadinha

Algumas de nós (eu me incluo), achamos que mesmo postar no facebook é um pouco invasão de privacidade. Em que sentido? Nem todos que estão no seu facebook são realmente seus amigos, alguns são meros conhecidos, e nem todo mundo precisa ver sua nova família e crias. Além do ponto já falado pela Wal, no post desse mês, que é a inveja, aquele olhinho gordo, que às vezes nem é por querer, mas existe, num é mia gente?

Eu admito que adoro ler blogs de meninas que postam fotos das crianças ou do parque que tem perto de casa ou qualquer coisa que faça a experiência delas mais real através do computador. É claro que eu adoro, sou curiosa por natureza! Acho que torna o blog mais pessoal ainda e que deixa as leitoras super próximas da sua realidade. 

Mas sou totalmente contra as meninas que postam as fotos em grupos do facebook. Pelo fato que lá não é todo mundo que sabe a sua história, que acompanha seu dia-a-dia, fica meio sem sentido postar (meio que um QUERO APARECER, BEIXOS). Principalmente (não vamos esquecer, e obrigada Isa, SUA LINDA, por me lembrar) as meninas que ao menos match tiveram e já jogam foto das kids nos grupos. GENTE, SÉRIO, não façam isso! Divide a foto com as amigas mais chegadas (porque eu sei que a gente quer dividir), todas nós fazemos mil amizades nesses grupos de au pair (porque nem todos os nossos amigos têm paciência pra nos ouvir falando disso 24h/dia), passem pra elas!

Sem contar que tudo isso é uso indevido de imagem (novamente, Isa, TE AMO) e, caso a família descubra, a coisa fica séria pro lado de quem postou (porque lá eles levam toda essa história a sério).

Enfim, o que vocês acham, meninas? Postariam ou não fotos das suas kids na internet? Concordam, discordam, me odeiam porque fazem exatamente isso? Comentem pra gente trocar opiniões!

xoxo, B.

PS: lembram ali no começo do post, quando eu disse que eu queria escrever sobre outros tópicos? O outro ficou para o mês que vem. Foi um pedido da Bruna Totti e eu achei bem interessante fazer posts separados sobre os assuntos (por mais que ambos envolvam a host family). O post será sobre como ter uma boa convivência com a sua host family. Se vocês tiverem perguntas ou histórias legais pra contar, mandem comentário aqui ou uma inbox lá no Facebook (ou no meu, ou na página do blog), super vou adorar a participação da galerë! 


Share:
Bru Sandrini

5 comentários:

  1. só pela quantidade MONUMENTAL de palpites meus nesse texto preciso nem dizer que eu <3 seu post né!


    acho que esse comportamento na verdade é um reflexo da falta de preparo e de maturidade de muitas meninas. não existe a necessidade de fazer ''propaganda'' da host family (que em muitos casos NEM É SUA AINDA) por aí. não existe necessidade de discutir abertamente sobre pessoas que você mal conhece. não existe a necessidade de falar até o RG e CPF dos hosts pra falar que conseguiu um match...
    MAS ENFIM NÉ, quem sou eu pra querer dar lição de moral em marmanja maior de idade e vacinada. HAHAHAAHAHAH

    ResponderExcluir
  2. super concordo com vc... devemos compartilhar essas coisas com pessoas conhecidas neah que sabem nossa história e com a devida permissão... não acho ético compartilhar em grupos abertos ou q tenham pessoas q eu não sei de quem se trata... adorei seu post!

    ResponderExcluir
  3. Boa, Bru. Às vezes a foto mais cute pode irritar uma família que simplesmente não quer ter seu filho exposto nesses tempos negros de pedofilia e tantos outros crimes da internet. Cabe a nós respeitar isso.

    ResponderExcluir
  4. "(que em muitos casos NEM É SUA AINDA)". Parênteses bem colocados! A menina simplesmente pega a foto do app e posta. Isso é uma violação tão grave aos direitos de alguém que sequer conhece a cidadã!!!

    ResponderExcluir
  5. Lembro do caso da menina que tinha o vlog e a host pediu pra excluir... :S Feliz que minha opinião foi válida ahaha \o/

    ResponderExcluir