Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

13 outubro 2012

Oh no! They are jewish.

Oi para você :)

Estava olhando os blogs de Au Pair por aí (nossa, cê jura?) e me espantei quando me deparei com algo que nunca tinha pensado sobre.

Você está super feliz por que a família é linda, você terá um carro só para você, sem curfew, quarto com banheiro, duas crianças que ficam na escola a maior parte do tempo e você terá todos os finais de semana livres. Mas... Eles são judeus!




Eu sempre vejo as meninas falando do lugar, quantidade e idade das kids, carro, finais de semana... Mas, são raras as meninas que pensam na religião e quando pensam é porque elas já não estão satisfeitas.

O maior tabu de todos são os judeus e sim, você precisa pensar bem antes de aceitar uma família dessa religião. Não por que eles são "perigosos" ou qualquer outra m*da coisa que alguém te disse. É por que eles podem ter alguns costumes que realmente não vão lhe agradar. Eu já convivi com judeus e agora estou indo morar com outra família judia e explico o motivo pelo qual você precisará pensar:

ATENÇÃO, ESSE POST NÃO TEM A MINIMA INTENÇÃO DE OFENDER NINGUÉM E NÃO TEM A MENOR PRETENSÃO DE SER CIENTIFICO. 

- Se eles forem estritos, você poderá ter algum problema. Porque? Por que tudo que é estrito pode trazer problemas. Nesse tipo de intercambio a flexibilidade é a chave do negocio e eu tenho certeza que não será fácil.

Mas calma, não é o fim do mundo, moçada. Respira fundo que eu listarei aqui algumas tradições judaicas para que possamos entender um pouco mais...

- Famílias estritas provavelmente terão uma dieta Kosher. Alimentos Kosher são aqueles que obedecem à lei judaica. Isso significa não misturar carne com leite, não utilizar utensílios de cozinha que foram anteriormente utilizados em produtos não Kosher, entre outras. Ou seja, pode ser bem complicado para nós, mas, tem um significado muito importante para eles.

- O Sabbath é conhecido como o dia em que os judeus são proibidos de trabalhar, o que geralmente acontece no sábado mas, para os judeus é um dia de descanso e celebração.

- Hanukkah é uma comemoração de 8 dias que é conhecido como "Natal judeu" por acontecer em dezembro mas, é importante lembrar que são celebrações que não têm nenhuma ligação.

- Passover é um feriado da primavera em comemoração à libertação dos hebreus. Existe uma dieta especial e é proibido trabalhar em certos dias do mês. E tem uma série de tradições que eu jamais poderia falar sobre pois realmente não sei o significado e ainda não tive a oportunidade de presenciar.

- Rosh Hashanah significa a "cabeça do ano" e é por isso que é conhecido como o "ano novo judeu".

- Yom Kippor é o "dia da reparação". Acredita-se que nesse dia é a sua última chance de mudar o julgamento de Deus. É um dia de reflexão, jejum, adoração e penitencia.

Tendo isso em mente é necessário lembrar que não há a necessidade de dizer não para uma possível HF por eles serem judeus. Você pode conviver bem com uma família judia desde que os dois lados saibam trabalhar as diferenças - como qualquer outro fator.

Mas é importante lembrar que por terem uma religião pouco conhecida por nós, isso gera um pouco mais de  medo, preocupações e nós criamos uma barreira.

Eu não aconselho vocês a terem o match com uma família estrita, seja ela judia ou de qualquer outra religião. Mas, eu não aconselho vocês a se fecharem para alguma experiencia, por mais que pareça estranha.
Como eu disse, eu morei com judeus e estou prestes a morar novamente e nunca tive nenhum problema com isso. Pelo contrario, aprendi valores incríveis e passei a respeita-los mais do que jamais pensei que pudesse. Então, relaxa, converse antes e use o bom senso. Não coloquem a barreira, vá de mente aberta e veja se não é um exagero deixar uma família por isso. Se decidir que não vale a pena, aí sim desista. Certo? :)

Whatcha think, folks?
Conta para a gente lá no twitter e nossa página no facebook.


XOXO

Fontes:
manualdaaupair.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/Judeus
Livro: Religiões de MICHAEL D. COOGAN , ed. PubliFolha Editora, 2007.



Share:
Ana Celis

2 comentários:

  1. Muitooooo bom, acho que o preconceito na hora de escolher HF não ta com nada :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, obrigada por ter lido :)

    ResponderExcluir