Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

01 janeiro 2013

Feliz Ano No.... Blah, Como funciona o ensino superior/faculdades nos EUA.



Pra todas as auperárias Amigas, um feliz 2013! Que seu sonho (de ser aupair, ou de deixar de ser) se realize rapidinho! Mas como eu sei que todo mundo ta ressacado e não vai ler por*a nenhuma mesmo de saco cheio de ler sobre 2013 - eu mesma não aguento mais tanto post no Facebook - vamos falar de algo mais útil: Como funciona o ensino superior nos iu-essei.
Entao, depois de um tempo no tronco, a auperária quer suas melhoras, e se aventura a estudar num college. Só que nao entende bulhufas, e é tanto nome que dá até tontura.
Mas enfim, sempre tem uma Auperária Aspira perguntar no meu email: você acha que dá pra estudar na Harvard? A resposta e não, amica. Ser auperária não é passaporte pra estudar direito em Harvard (Ou Administração em Berkeley, nem mesmo Medicina em Stanford). 

Porque funfa mais ou menos assim: Já na High School, as crianças tão lá, se matando pra fazerem um currículo pra mandar pras Universidades. Como entrevista de trabalho mesmo. A média geral das notas, as atividades extra-curriculares, os esportes, tudo conta. E vencem os que tem os melhores currículos, porque não tem ENEM nem Vestiba pra ninguém aqui.

Mas aí tem outras saídas pra chegar a Faculdade se o seu curriculo não for tão maravilhoso assim. As  famosas "undergraduated", que são divididas em 3 áreas: Saúde, Humanas e Ciências Sociais (que pra mim seria área de Humanas de todo jeito, HAHA). Eles geralmente duram 2 anos (dependendo do aluno) e são uma base teórica pra pedir transferência pra uma Universidade que aceita essas cadeiras (ou disciplinas) cursadas.
(Conhecida tb como o caminho do Estudante pobre, haha). Quando vc se forma nessas intituições, vc recebe um Associates Degree.

A partir daí vc pode entrar numa Universidade por transferência. Os anos de graduação são divididos em Freshman, Sophomore, Junior e Senior.
Esses dois primeiros anos podem ser os anos que vc passou no College de 2 anos e vc pode entrar como Junior (se tiver todos os pre-requisitos) e a partir daí, escolher o que vc quer ser quando crescer. Isso vai se chamar o seu Major, a sua habilitação. Depois disso, vc escolhe o seu Minor, que são as matérias relacionadas ao seu Major. Exemplo: Você se forma em Psicologia (seu Major) e seu Minor é Sociologia. Isto é, pra ser Psicóloga vc estudou o suficiente de Sociologia pra obter um Minor. Espero que não esteja complicado.

E pra formar, tudo é baseado em créditos e pré-requisitos. Outros lugares são baseados em horas por semestre.

Os tipos de Instituições de Ensino Superior são:

1. Community Colleges (como um atalho - mais barato e "fácil" pras Universidades) - geralmente tá cheio de Aupairs neles. Te dá os Associate Degrees. Geralmente é Público (mas paga mesmo assim, só que uma fração do preço das Universidades)


2. State College - todo Estado tem um, que tem vários campus. Tipo a University of California, que tem UCLA, UC Berkeley, UC Davis, UCSC e por aí vai.

3. Private Colleges - conhecidos como os zóio da Cara: Harvard, Yale, MIT, CalTech e essas lindezas. Quer entrar neles? Seu currículo tem de ser perfeito desde o maternalzinho. Ou sua família ser rica.

4. Tech Colleges - que formam técnicos, d'oh! Não, mas eles geralmente ensinam profissões em 2 anos, tipo tec. em enfermagem, Téc. em Odonto, Cosmetologia...Duram entre 1-2 anos. Eu estudo em um desses, me formo em Junho (whohoooo!) :).


Então, meninas e meninos! Bem por aí! Qualquer dúvida, deixa um comentário que eu respondo ;)

Esse mês não ia ter desenho, mas putz. Pra não perder o costume :]
Share:
Taty S.

5 comentários:

  1. Mto esclarecedor. super valeu. :)

    ResponderExcluir
  2. Thais Munhoz03 janeiro, 2013

    Muito bom!!!

    Você sabe como funciona os créditos que nos temos que fazer? Os 500 dolores da p pagar? bjs

    ResponderExcluir
  3. muito bom, parabéns!
    : )

    ResponderExcluir
  4. Eu queria fazer medicina no exterior, não faço questao de que seja laaaaa universidade, eu apenas gostaria pq ta mtu tenso entrar em facul de medicina aqui no BR e tb eu gostaria de morar fora e pelo que eu pesquisei o diploma do br n é valido no USA, procede? e quanto a aqueles testes SAT e não sei o que, td isso n é necessario pela forma q vc falou acima? o.o'

    ResponderExcluir
  5. Ola! estou terminando minhas documentaçoes para ser Au Pair, e quero fazer faculdade de moda, eu nao tenho um histórico escolar muito bom, meu historico escolar só é bom nos meus ultimos dois anos de escola ou seja 2° e 3° colegial. Queria saber se tem alguma possibilidade de eu conseguir fazer faculdade de moda em Nova york, quais sao as dificuldades que vou encontrar pela frente e se tem algum curso que eu posso fazer? E se eu poço tentar entrar na faculdade enquanto for au pair ou quando estiver terminando o meu tempo de au pair, posso tentar entrar em alguma faculdade, queria saber se isso é possível ou se estou sonhando alto demais, se caso possivel, vc pode me dizer por onde começo algumas escola cursos qualquer coisa. obrigada bjuxxxx Melysa.

    ResponderExcluir