Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

10 janeiro 2013

How to do.... anything by yourself - part III: straightening your hair

 Tcha-dá!

Caramba, gente.... como foi complicado achar produto que valesse a pena pra amansar as feras de vocês aí nos zunidos! É muito mais fácil assumir a juba e tocar o $%&#@!, as coisas aí são caras e nem tudo dá pra aplicar sem ajuda de um profissional. Mas vamos lá! Bom, vou começar pelo mais fácil: secadores, escovas, chapinhas, baby-liss.... essas coisas quentes de ligar na tomada.
Você, que é como eu, e não gosta de nada que seja definitivo (afinal, ter cabelo cacheado/crespo é a coisa mais linda do mundo!), não precisa levar o arsenal de escova, secador, chapinha, baby-liss.... nada disso. Nos EUA você achará produtos melhores e mais baratos (ao mesmo tempo!). Aliás, eu quero fazer uma propaganda aqui. Sabem aquela escova rotativa e a chapinha a vapor [vermelha] da Conair, que fica passando no programa Polishop? Então, eu comprei na maior descrença, achando que fosse perder dinheiro, pois são muito caros, mas eis que me surpreendi com a qualidade dos negócios!
Aí eu comecei a pesquisar e descobri que a Conair não tem site no Brasil, mas tem um nos EUA com um monte de coisas legais pro cabelo (pro corpo também, mas vamos focar), uma linha completa de produtos pra fazer o que bem entender com as madeixas. E tudo por um preço BEM mais em conta do que é vendido aqui (como sempre....).
Então, a escova é super fácil de usar, bem mais prática que o secador e a escova, pode usar como secador, alisa, desembaraça, cacheia, faz vários tipos de penteados (essa parte exige prática), deixa o cabelo bem macio e brilhoso, e não estraga o cabelo feito a escova convencional. Pontos negativos: quem tem cabelo longo tem que ter cuidado pra não deixar o cabelo enrolar na escova (dica: use a escova segurando a mexa com a outra mão), e no começo existe muita dificuldade em alisar a raiz. Enfim, o fato é que funciona. Minha dica é: comprem uma dessas nos EUA e sejam felizes!
A prancha.... gente, que item abençoado é esse! O troço alisa na primeira passada, o cabelo fica brilhoso, e use um pente, porque é de deixar o cabelo no ponto de queimar a mão! Bem, independente da marca, uma boa prancha tem que esquentar bem, principalmente se seu cabelo for cacheado/crespo, ter chapas de cerâmica (pra dar brilho e diminuir o frizz), ser de marca confiável, ter um cabo longo, e ter as chapas menores que a largura total, pra evitar queimaduras. Eu gostei muito dos produtos da Conair, recomendo pra todos que conheço, são fáceis de usar, eficientes, cumprem o que dizem na embalagem e, principalmente, tem valores acessíveis para quem mora nos EUA.

Essa sou eu!
Sim... os alisamentos! Mas antes uns avisos muito importantes.
Alisantes/relaxantes à base de guanidina, tioglicolato e hidróxido de sódio (amônia) são destinados a pessoas com fios grossos e resistentes (o famoso cabelo duro), JAMAIS para cabelos cacheados, que são finos, pouco resistentes e maleáveis. Estes produtos também são TERMINANTEMENTE PROIBIDOS para quem tem outras químicas no cabelo, inclusive tinturas, que também NÃO podem usar NENHUMA escova com formol.
Sobre tinturas, NÃO PODE tingir o cabelo ANTES de aplicar o produto (seja ele qual for), pois seu cabelo ficará MUITO manchado (acreditem, experiência própria!) e pode cair. Só pinte seu cabelo 2 semanas (no mínimo), após o procedimento. Se o produto contiver formol, guanidina, tioglicolato, ou hidróxido de sódio, SÓ PODE usar tonalizante, aquelas tintas sem amônia. Cabelos loiros: APENAS as escovas sem formol podem com eles e produtos mais fortes, SÓ NO SALÃO.
NUNCA aplique nenhum tipo de alisante/relaxante sozinha, peça sempre a ajuda de outra pessoa, pois existem produtos que devem ser aplicados muito rapidamente e ser lavados imediatamente. Siga rigorosamente as instruções da embalagem, faça o teste de toque e de mecha antes, tenha tudo que precisará usar sempre à mão e não se esqueça dos itens de segurança, como luvas (as de plástico não servem!) e máscara.

Avisos dados, vamos à parte legal. Pesquisei, perguntei, pesquisei de novo e o que eu achei foi muita matéria (Oprah, NY Times, sites sobre beleza...) qualificando as escovas brasileiras como perigosas, por causa do formol; muito shampoo, condicionador, loção que promete deixar o cabelo mais liso.... Mas poucos alisantes, de fato. No geral, eu percebi que as escovas progressivas perderam muito do seu brilho depois que a FDA as qualificou como perigosas, mas achei alguns tratamentos, mesmo assim, além da Marroquina da Inoar.
No site da Inoar tem vários tratamentos além da Escova Marroquina. Lá não tem loja virtual, mas no site da Amazon, por exemplo, você encontra quase todos os produtos. Eu, pessoalmente, recomendo o Inoar Argan Oil System, pois minha tia (ela é profissional do ramo) trabalha com ela aqui no Brasil e já vi como é o resultado. Também é importante frisar que ela é sem formol, o que significa que até quem está com o cabelo detonado por outras químicas pode usar. Na Amazon o kit completo custa U$ 99,00 (kit individual, 250 ml) e U$ 219,00 (kit profissional, embalagem grande) e, se você tem cabelos muito longos, com muito volume, muito crespo.... muito qualquer coisa, acho interessante que você procure mais uma ou duas amigas para comprar o kit maior, sairá mais barato.
Esse é o tratamento de uva
Além da Inoar, achei o site da Amazon Keratin, que fabrica e vende 3 tipos de escovas progressivas, além dos produtos para manutenção. Os valores são bem menores que os da Inoar, e também tem um sistema de 3 passos. O site diz que também são "brazilians keratin treatmant", mas esta marca não existe aqui, então não posso dizer se é boa ou não. Bem, o kit completo deles custa U$ 150,00 e é composto por um shampoo de limpeza profunda de chá verde, um creme de tratamento (chocolate ou uva) e um creme de hidratação profunda de chá verde. Eles também vendem, à parte, um creme de tratamento de chá verde sem formol por U$ 32,00, mas este produto é novo e eles ainda não têm um kit completo com ele.

Bom, pessoas, é isso. Espero que o post tenha sido bastante útil e que vocês aproveitem bastante. Eu tentei fazer um post completo e com produtos que fossem seguros e de fácil aplicação. Mês que vem eu falarei sobre... não sei, estou sem ideias! Até lá, comentem, escrevam na nossa página no Facebook e mandem suas sugestões.

Beijos pra quem fica!

Share:
Marysila de Oliveira

2 comentários:

  1. Nossa quando minha chapinha quebrou eu fiquei louca por essa Conair, mas desconfiei e acabei não comprando ... devia ter apostado nela!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marysila. Amo as suas dicas, os seus posts, tudo..... Tem como eu falar com vc por msn/skype/facebook? Quero tirar algumas dúvidas. Obrigada, parabéns pelas dicas mais uma vez. Bjos

    ResponderExcluir