Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

18 março 2013

Don't get in trouble! Not in The United States of America.. Ohhhhhh... :O

Entao gente, mais um mes aqui postando e divindo com voces a minha pouca experienca de vida aqui nos Estados Unidos.

Agradeco aos leitores por confiarem no nosso "trabalho" voluntario de compartilhamento de informacoes e nos acompanharem sempre. Brigadu!!

O que eu tenho pra hoje? 

Hoje vou falar um pouco sobre as leis, regras e costumes americanos que sao consideravelmente diferentes dos nossos e que vale a pena ficar ligado pra evitar maiores problemas. Quem leu meu post retrasado viu ai a agonia que passei com minha amiga quando ela pegou uma contramao as 2 da madruga. 

Embora os Estados Unidos seja um pais conhecido pela "plena" liberdade do povo americano, na realidade nao se ve tanta "freedom" assim! 


O primeiro paragrafo da Constituicao estadounidense assim diz, em portugues: 

"Nós, o Povo dos Estados Unidos, a fim de formar uma União mais perfeita (se acham!!!!!), estabelecer a Justiça, assegurar a tranqüilidade interna, prover a defesa comum, promover o bem-estar geral, e garantir para nós e para os nossos descendentes os benefícios da Liberdade, promulgamos e estabelecemos esta Constituição para os Estados Unidos da América."


 A verdade meu caro(a) leitor(a), eh que eles tem muitas restricoes por aqui e se voce sair da linha a aguia vai te pegar e se prepara porque as punicoes sao muuuito severas!


Muaaaha ha ha haaaa.... :O

Aproveitando um poucos dos meus conhecimentos em Direito Internacional (espcialmente sobre os EUA), devo lhes dizer que aqui eles seguem a doutrina da Tolerancia Zero. Mas o que eh isso?

A Tolerancia Zero surgiu do estudo da famosa Broken Windows Theory (Teoria das janelas quebradas) de James Q. Wilson e George L. Kelling. A qual ensinava que a forma de obter exito na prevencao da acoes de vandalismos e crimes era puni-los quando ainda consistissem pequenos delitos, pequenas atitudes com tendencia criminosa ou visando desordem.

E como todo bom professor faz para alcancar o entedimento do aluno, eis um  exemplo:
"Imagine um carro estranho estacionado num bairro qualquer. Passados alguns dias um individuo arremessa uma pedra e nao ocorre. Dias depois uma segunda pessoa ao perceber que nada ocorrera ao outro vai la e arremessa outra pedra, desta vez maior e causando maior estrago. Nada acontece. Dias depois dois individuos se aproximam, olham ao redor e levam um pneu. Um mes depois quase nao existia mais um carro.
Imagine agora o mesmo carro, no mesmo bairro. Uma pessoa vai la e quebra o vidro. A policia vai la e prende ele. As pessoas ficam inibidas. O carro permanece la com a janela quebrada. Ninguem se atreve a fazer nada com o carro mais, pois viram que aquele que arremessou a pedra e quebrou a janela foi levado preso."

Esse exemplo nao eh meu. Ouvi num Congresso de Direito Penal na epoca que estudava.

Entao minha gente, pequenas atitudes aqui sao punidas. Entao devo-lhes dizer, nao entre em apuros nos EUA. Porque nao havera tolerancia alguma! Enquanto no Brasil se voce pega uma contramao e explica que eh de fora, nao conhecia a rua (como foi nosso caso), o agente de transito vai te liberar e nao vai ter multa. Nos EUA, nao ha o que questionar!

A gente se livrou da multa no episodio que contei a voces porque o host da minha amiga trabalhava no FBI, somente por isso!

Entao, vou lhes informar o que sei de regras (leis) da California que voce para e pensa: 



Whaaat????


Se quer beber:
- tem que ser maior de 21;

- nao pode beber em lugares publicos como: praias, parques, ruas, nem mesmo no passeio em frente a sua casa;




- nao pode beber e dirigir, nem mesmo o carona pode beber dentro do carro. Bebida dentro do carro? So lacrada e no porta-malas;

- nao ande bebado ou parecendo meio drunk nas ruas, voce pode ser levado preso e so sair no outro dia.

- bares que vendem bebidas alcoolicas so entram maiores de 21;

- nao se compra bebida alcoolica depois das 2h (os bares devem fechar as 2. So, quando da 1:30 os segurancas ja comecam a gritar: "Last drink guys!!!", e perto das duas: "Let's go people.. the bar is closing!!" - Ehhhhh, eles botam a gente pra fora meeeesmo. Eh muito bizarro.

- quer ser esperto e colocar a cervejinha dentro da lata de coca-cola pra tomar uma na praia? Beleza.. mas fica esperto que a policia aparece do nada e se te pega: JAIL!




Eu tenho assitido um programa aqui que chama JAIL. E eles prendem as pessoas porque estavam andando bebadas nas ruas. E ai amiguinho, voce vai pra uma cela chamada SOBER, pra Calm down e finally go home no outro dia.

Muitas vezes voce pode ser levado preso e liberado no outro dia. Ou pode receber uma multa (que provavelmente vai ser mais que $200). Pode ate receber como punicao frequentar um curso sobre acoolismo, cidadania e aquelas babozeiras..

Se vai dirigir:
- Siga todas as regras. Aqui nao tem isso de jeitinho americano. Violou a regra, a policia parou: ticket! (MULTA, que eh chamada de FINE, mas de FINE nao tem nada!!!)

- Se viu um onibus escolar parado e as luzes vermelhas estao piscando, se nao parar e for pego eh crime!!! Alem da FINE. Da multa.

- Se tem uma faixa FREEWAY ONLY, se voce nao vai pra freeway, nao inventa de dar uma roubadinha e usar a faixa so pra ultrapassar nao que minha amiga tomou uma multa de $231. E aqui nao tem parcela em..




- Se a regra eh que voce pode virar a direita mesmo com o sinal vermelho devendo primeiro parar por 3 segundos e verificar se ta tranquilo; nao avanca sem parar nao que a policia aqui aparece do nada. Minha amiga nao parou totalmente e recebeu uma multinha de $260.

- Uma outra amiga tomou uma multa de $500!!! em San Diego porque nao parou antes de virar a direita no sinal vermelho.

- Nao joga nada pela janela do carro. Se a policia pega, trouble!! Vao mandar voce ir buscar e pagar uma multinha salgada.


Entao minha/meu cara(o) au poor, fica esperta e segue as regras. 
Bota o cinto (todos no carros tem que usar), verifica todas as luzes, quando ver o carro dos bombeiros vindo desesperado pisca pra direita e para o carro totalmente, nao esquece a driver's license em casa (muito menos o registro e seguro do carro).


Fica a dica da amiga aqui: fica esperta porque a policia aparece do NADA!! 



Outras regrinhas chatas:
- Nao pode extender roupa no quintal. Se o vizinho ver pode chamar a policia e a policia pode te dar multa. 

- Segundo minha host, em NY acabaram de proibir as lanchonetes de venderem refrigrante tamanho grande (large) porque nao eh saudavel. hahahaha... O povo ta comprando 2 medios agora. 
Se for assim, fecha tuuuuuudo! 

- Os americanos sao proibidos de ir a Cuba por ser socialista e os EUA nao concorda com isso. Portanto, nenhum dolar americano pode ser gastado la. 

- Nao se pode baixar nenhum arquivo da internet de graca. (Ja violei esta regra aqui vaaaarias vezes e nem sabia!)

- Nao podem vender Kinder Ovo porque tem o brinquedo surpresa dentro e por ser surpresa nao se saber se eh perigoso para as criancas.

- O lixo eh recolhido uma vez por semana e voce so pode colocar o "carrinho" la fora na noite do dia anterior e no dia.

- Tem parques que fecham a noite e que voce nao pode fumar!! Eu tirei foto da placa, olha so:







Aqui a tolerancia eh zero. Em alguns aspectos esse lado radical tem grande vantagem. Em outros, SUCK! 





Esses sao informacoes que obtive durante meus quatro meses. Nunca tomei multa, mas ja presenciei e ouvi casos.


Aproveitem o Brasil! Pra tomar uma cervejinha na praia aqui so se for praia privada.. o que au poor nao tem acesso! hahahahaha..


See ya.. =]

Ivi
Share:
Unknown

10 comentários:

  1. Uau, que post bacana,rs ^^.

    Como minha mãe fala deeeeesde que sou pequena: 'Por causa de uns, todos pagam', logo eu acho que uma série de leis aí são bem das estúpidas e levá-las ao pé da letra a mesma coisa, mããs, 'Leis são leis e foram feitas para serem cumpridas', logo nada a fazer a não ser curtir beber cervejinha, caipirinha, espanhola na praia, na rua e na fazenda, hahahaha, enquanto estamos no Brasil. Muuuito bom o post, parabéns,rs.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!Tem coisa que eu nem imaginava.Realmente é muito diferente do Brasil.Em algumas coisas é bom que seja diferente mas em outras perece exagerado...MAS o importante é que funciona!:)

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei o post, parabéns!!!!! realmente aqui tem essas diferenças! Qualquer hr eu tb escrevo sobre o dia em que a policia parou o meu namorado e eu estava junto.... aquele dia foi horrivel.... daria um belo de um post. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao, conta ai.. hehehe
      A policia aqui eh assustadora.

      E o mal eh que as vezes vem um policial gatinho brigar com a gente e dar multa! hahahaha

      Obrigada!! :D

      Excluir
  4. O difícil é ser au pair com 19 anos!!!
    Alguém quer ir tomar um sorvete comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha.. olha so, aqui na Cali tem uns lugares que n pede ID. Eu e minha galera mesmo fomos acampar em Malibu e la da pra beber de booooaa.. nao tem fiscalizacao nenhuma no camping. So na praia.

      Excluir
  5. Oi, para entrar em bar, pode apresentar a ID brasileira?
    Bjs Amei o blog, muito útil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passaporte ou ID daqui, que pode ser a Driver's license.

      Excluir