Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

10 março 2013

E aí, vai pagar quanto???


 Olá, pessoas....

Essa é a meta.
Cá estamos nós... mais um dia 10... domingão... e lá vamos nós conversar sobre a Carteira Nacional de Habilitação. Bom, pra ser mais exata, eu vim pra falar sobre o mau hábito que algumas pessoas têm de burlar o sistema, mentir pros hosts, pra agência, pro cachorro, papagaio, periquito.... achando que isso vai adiantar de alguma coisa. Mas, gente, vamos esclarecer uma coisa: não estou aqui para julgar ninguém. Pronto, coisa esclarecida, podemos continuar. 
Então.... vocês souberam do famosíssimo caso da menina (sem nomes, por favor) que falou que fazia e acontecia no volante, que dirigia super bem, blá blá blá...??? Pois bem, ela teve o match, embarcou, fez o curso da agência... tudo como manda o figurino. Aí chegou na casa dos hosts... quando eles deram a chave na mão dela, a consciência pesou, ela contou tudo e eles pediram rematch. Pra finalizar, ela não conseguiu outra família e teve que voltar pro Brasil. Lindo. E sem necessidade também.
A grande verdade, pessoinhas, é que tem se tornado cada vez mais frequente meninas (e meninos) que escrevem em seus blogs ou grupos no facebook coisas como "ah, paguei a taxa pra passar no exame prático, pq tava nervosa", "eu só ia na auto escola na hora de colocar o dedo e depois saía", "meu despachante resolveu tudo rapidinho pra mim"... e mais uma infinidade de coisas piores.
Aí depois a pessoa quer reclamar que a host family pediu rematch por ela não saber dirigir! Por que será? Olha, eu já vi menina fazendo fazendo o maior mimimi, falando que era um absurdo os fazerem escândalo SÓ PORQUE ela saiu com o carro sem conferir se as kids estavam com cinto (e ela sem cinto também) ou SÓ PORQUE ela estava saindo o estacionamento do mercado (de ré) sem olhar os retrovisores. Sem comentários.
Agora, voltando pro Brasil, eu já trabalhei no DETRAN e tenho umas verdades para dizer:

1. O despachante não resolve NADA que você mesma(o) não possa resolver SOZINHA(O). De boa, larga de ser burra(o) e use esse dinheiro com outra coisa!
2. A ÚNICA coisa que só a auto escola pode resolver é a marcação dos exames. Todo o resto pode ser resolvido por você, e DE GRAÇA, na maioria das vezes!
3. Todo avaliador desonesto vai adorar embolsar o seu dinheiro. MAS ele só vai te aprovar se você fizer tudo certinho. Ou seja, você está pagando à toa.
4. Sobre esse dinheiro, na maioria das vezes, seu instrutor NÃO repassa o dinheiro pro avaliador. Ou seja, você está pagando à toa. [2]
5. Essa de que o avaliador vai fazer de tudo pra te reprovar só porque seu processo está vencendo É MITO. Ele quer mais é se ver livre da sua cara, acredite. Mas aí querer que ele faça milagre é pedir demais... vide dica 3.

Gente, até ela conseguiu! 
Não é tão difícil assim!
Mas então o que a gente faz, se nada adianta??? Então... assistir à aulas teóricas com afinco, ao invés de ficar dormindo, usando o celular, comendo salgadinho do lado de fora, conversando com o colega do lado... costuma funcionar muito bem. Prestar atenção somente ao que o instrutor fala nas aulas práticas, ao invés de ficar dando ouvidos pro seu pai, namorado, cunhado, irmão, padre, pastor, cachorro, papagaio, periquito... também funciona muito bem. Fazer treinos extras (o CONTRAN estabelece o mínimo de 20  horas de treino prático), mais de 5 é o ideal, mas há quem faça uns 20... é excelente! Gente, é sério, é mais barato você pagar treinos extras do que molhar a mão do avaliador.
Ahhhh, mas eu fico nervosa mesmo assim! Cara, pra isso existem coisas como dormir cedo, fazer algo que não tenha nada a ver com o exame no dia anterior, misturar sua água com chá de camomila, rezar, fazer meditação.... Dinheiro não é a solução. Lá na minha auto escola, por exemplo, a maioria dos instrutores não fazem simulado na véspera do exame do candidato. Eles dizem que isso só serve pra deixar o pobre coitado mais nervoso ainda. Aliás, fazer treinos extras e simulados do exame passam muita confiança e tiram o nervosismo.
Então, meninas (e meninos), é isso. Eu, vou repetir, não estou aqui para julgar ninguém, pois cada um aqui sabe onde o calo aperta e eu não tenho nada com isso. Mas eu senti essa vontade de falar sobre isso, porque vejo que 99% dos problemas de direção que as meninas (e meninos também, por que não?) têm começa com a falta de atenção na auto escola, ou da própria auto escola. E também para dizer que todo esse nervosismo desesperador não tem razão de ser, basta se preparar.
Mas é isso, pessoas!!! Mês que vem, no dia 09, é meu aniversário!!!! Aceito presentes, tá?! Informações sobre como me enviar seu presente, ligue para (011) 1406 e... ops, número errado! Brincadeiras à parte, verei se arranjo um tema bem bacana.

Beijos pra quem fica!

Share:
Marysila de Oliveira

6 comentários:

  1. Ótimo post Marysila...
    Quando fiz 18 anos tentei convencer meus pais a deixarem eu comprar minha CNH pois já sabia dirigir (eles começaram a me ensinar quando eu tinha 14 anos, na praia...)... Não consegui... "Assisti" todas as aulas teóricas, tá admito que realmente não assisti... Ficava ouvindo música no iPod... E quando fui fazer a prova teórica: reprovei... Fiquei bem brava, mas comigo mesma por achar que era baba e que não precisava das aulas para passar... Mas aí vem as perguntas de mecânica, puuuufffff... Enfim, demorou 15 dias para que eu pudesse fazer novamente a prova, fiz e dessa vez passei... Marquei as aulas práticas e sinceramente não fiz todas... Ia na auto escola apenas colocar a digital... Mas as que fiz treinei bastante baliza para poder passar mesmo... Não, não acho isso bonito e não me gabo disso... Mas tenho a consciência tranquila porque como eu já disse comecei a ter aulas 4 anos antes, então eu já sabia bem dirigir...
    Hoje em dia eu agradeço aos meus pais por não terem deixado eu comprar a CNH, pois teria sido um dinheiro jogado no lixo...

    Beeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Eu estou MEGA ansiosa para fica on line e a unica coisa que falta é a carta.
    Fiz exatamente o que voce falou, prestei atenção nas aulas do cfc e a prova foi a coisa mais fácil da minha vida! Sexta feira agora começam as minhas aulas práticas e vou fazer tudo direitinho para ficar confiante e passar de primeira.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tb só estou esperando a CNH pra poder ai ficar on line, mais de boa a aula pode ser chata e tudo mais, mais você pagar e não ir é muita burrice, eu assisti todas as aulas vou fazer a prova teórica super tranquila, bem melhor fazer algo certo evita transtornos futuros.
    Deus da capacidade pra todo mundo, só estudar que passa :)
    adorei o post bjos

    ResponderExcluir
  4. Quanto tempo demora pra tirar a CNH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso varia muito, pois depende dos prazos pra agendar tudo que precisa ser feito antes, durante e depois...
      Depende se você ta tirando só carro, ou carro e moto...
      Depende de você passar de primeira ou reprovar...
      Depende da agilidade do Detran da sua cidade...
      Depende da eficiência da auto escola...
      Enfim... Acredito que de 4 a 6 meses dê pra fazer tudo tranquilamente, mas pode demorar mais em caso de imprevistos.

      Excluir
  5. olha, eu nao tenho orgulho de dizer, mas acho que assisti a umas duas ou tres aulas teoricas, so ia pra bater a digital mesmo... mas eu ia pro colegio logo depois, porque estudava a noite (sim, atrasadinha, reprovei uns dois anos por falta - assiduidade mil ne), e saia no intervalo pra bater digital de novo. MAS, passei de primeira no teste teorico. na hora da pratica, fiz TODAS as aulas, e ainda peguei umas tres extra. MAS, ficava tao nervosa no teste que minhas perninhas tremulas nao conseguiam segurar a embreagem, eu suava picas e quase morria. reprovei tres vezes. honestamente paguei todas as provas, testes e coisas. era motivo suficiente pra eu querer subornar alguem. mas o dia em que eu fui fazer a prova pensando - que se dane, se eu nao passar eu pago e faco de novo, ate cansarem da minha cara aqui... ai eu passei, com UMA penalizacao por nao colocar o cinto antes de comecar a baliza - tsc tsc. mas enfim, quando vim pra ca, minha carteira ja era definitiva a mais de um ano. e agora, assim que der, vou tirar a carteira de motorista daqui de NY. entao, so pra resumir, vai que da, mas nao minta! eu falei pra minha HF que eu nao costumava dirigir frequentemente, e que eles iam ter que me ensinar a dirigir aqui e ser pacientes, e isso nunca foi um problema.
    bjs, e continua metendo a boca na galere ai Mary!

    ResponderExcluir