Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

12 março 2013

Enchantée, eu vim ocupar o 12º lugar no seu coração.

Eu sou Tassia Dias e desde très petite tinha o sonho de conhecer a França. Então, em janeiro de 2012, atravessei um oceano e vim aqui na terra do croissant e do fromage, viver incríveis aventuras que agora compartilharei com você. ;)


Meu perfil: 26 anos (no começo do intercâmbio, agora já 27), formada em Publicidade e Marketing, meio paulista, meio mineira, às vezes nerd, muitas dançarina, com uma pitada de nostalgia e muita determinação. Meu destino: Saint-Germain-en-Laye, uma cidade turística 20 Km a oeste de Paris. Minha missão: cuidar dos queridos Antonin e Júlia, numa casinha toda francesa, nos arredores de belos castelos medievais. Pode mais?


Por que eu quis ser au pair? Bom, pelo mesmo motivo que eu acho que a metade das meninas também escolheu: é rentável. A partir daí, algo que parece meio óbvio, mas que é muitas vezes esquecido no fundo da gaveta: tem que gostar de crianças. Elas são fofas, meigas e divertidas, mas tem que ter bastante paciência e motivação, esse é o meu maior conselho. Em todo esse tempo de vida aupariana, vivi (e vivo!) grandes emoções, aprendo muito e me surpreendo sempre com esses pequenos.

Mas por que a França, menina? Aí já é coisa de sonho que a gente nunca consegue explicar, mas que quando a gente realiza, se sente completa como nunca antes.

E como é esse esquema? Aqui o trabalho é de 30h por semana, não podendo passar de 5h por dia, e recebemos em média 320 euros por mês (que, sabendo economizar, dá para viajar bastante. Aliás, tem vôos para todos os cantos do mundo saindo de Paris: parfait!). Ah,e a maioria das au pairs tem todo o final de semana livre. \o/ 

E eu preciso falar francês? Sim, você tem que provar isso no consulado. Pode ser um nível básico mesmo, mas acredite: você vai querer saber falar francês antes de chegar.

Agência ou não? Eu me senti mais segura vindo por agência. Se fosse hoje, com o conhecimento que tenho, não sei se faria de novo, mas ainda escreverei sobre isso mais para frente.

O processo é demorado? Acho que se você faz tudo certinho, num tempo hábil, o processo não tem porquê demorar. Eu me inscrevi em setembro, entreguei o dossiê no começo de outubro e recebi um e-mail da família no começo de novembro. No fim de janeiro eu já estava aqui. De toda forma, vale ressaltar que a palavra burocracia vem do francês. Sacou? [mãozinha girando]

E você está gostando? Até hoje eu olho para a Torre Eiffel e não acredito que ela está lá diante dos meus olhos; meus olhos enchem de lagriminhas quando meus pequenos pentelhinhos dizem "Je t'aime, Tassiá"; fico empolgada num novo café, quando degusto um novo vinho, champanhe, patisserie ou queijo (e haja quantos a experimentar ainda)... Viver aqui, para mim, é o melhor momento da minha vida.

Por falar em coisa boa, é com muita felicidade que venho contribuir com um pedacinho desse blog tão fofo, que ajuda N meninas corajosas a desbravar o mundo no desafio diário de ser uma au pair. Espero que goste, pois o que escrevo é com muito amor. Até o próximo dia 12, amiguinhos! o/ 
Share:
Tassia Dias

15 comentários:

  1. Que texto mais gostoso de se ler! Bem vinda \o/

    ResponderExcluir
  2. Nossa ameei seu post!!! Abriu meus horizontes!! Agora estou indo pros EUA ser Au pair lá, aprender inglês e tals... Francês é com certeza uma das línguas que quero aprender em um futuro muito próximo.... Se quando terminar o meu nos EUA e ainda estiver com essas sensação de 'não sei onde estou, e o q estou fazendo' certeza q arrumo minhas coisinhas e vou tentar au pair na França!

    ResponderExcluir
  3. Tassia que texto fofo, alem que me motivou bastante! Hoje, especialmente HOJE eu tomei a decisão irrefutável que eu vou fazer o programa de au pair dentro de um ano (META DE VIDA) e também quero fazer na França! Com certeza vou ficar bem atenta aos teus posts.

    Beijo carinhoso,
    Jamile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que FOFA você! Obrigada. Fico muito feliz em ter ajudado. Quando precisar, é só chamar! :D
      Beijo grande e boa sorte, florzinha!

      Excluir
  4. Poxaa, priorizo tanto o inglês como objetivo do Au pair, que realmente não penso em ir para a Europa! Mas ai, quando vejo esses posts sobre a Holanda, Bélgica França e etc, fico com um gostinhooo forte de tbm quero! hahaha
    Tive a oportunidade de com 15 anos fazer uma excursão por alguns países da Europa...e me apaixonei pela França!Quem sabe eu faça um mestrado, por ai, muuuito futuramente e com um devido conhecimento em Francês (e com o devido money também ^^ )? rss.
    Historinhas à parte, muito bacana seu post!!!! uma leitura muito boa! Até dia 12!! E Ah, vc estendeu por mais um ano,certo? Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você deve priorizar o inglês. Eu tenho meu nível médio, mas aí o boyfriend é inglês. :P O francês já está fluente. Logo, eu já tenho 3 línguas na carteira. Morar por aqui é muito bacana. Tenho amigas de várias nacionalidades e acabo arriscando coisas em espanhol e italiano, por exemplo =D
      Eu recomendo uma estadia por aqui sim haha

      Renovei mais 6 meses. =)

      Excluir
  5. Eu fui Au pair nos EUA, por 2 anos, na época (2008) as comunidades do orkut, ajudavam mto!!! Agora estou indo para França, ser au pair (ja entreguei meu application a 1 semana, ansiosissima), e o seu blog me ajudou muito!!!!
    Chego em Lyon no final de junho, para um curso de moda de 3 semanas, e dai ja espero embalar um familia, alias se souber de alguma menina indo embora e familia precisando de au pair, ja me indica rs...enfim, espero conhece-lá!!


    Bizzz

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre quiz conhecer morar ba frança, eu sempre quiz trabalhar, em fim viver na frança, mais tenho medo, ja ouvi dizer tanto mal da frança que tenho medo de chegar ai e ser escorraçado pelos franceses,eu estou estudando frances a um tempo, mais acredito que vou aprender mesmo indo ficar ai um tempo, gostaria de dicas para ir pra ir, morar trabalhar, como vive ai legalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, eu vim como au pair. Daí depende muito do que vc quer trabalhar e estudar. Mas não é verdade que a França não seja acolhedora. O Brasil para estrangeiros não é fácil. Boa sorte =)

      Excluir
  7. Ola Tassia , vc conhece alguma brasileira que foi au pair em outro pais europeu e depois foi para Paris...eu queria saber se esse processo de troca é possível sem voltar ao Brasil ?!?bjuss

    ResponderExcluir