sábado, março 09, 2013

Hoje completo 1 ano de States ...




Consegui! Consegui! Consegui! Hoje comemoro 1 ano na Terra do Tio Sam,  vocês tem noção disso? cara o tempo passou muito rápido... para quem estava morrendo de medo de ficar longe da família, dos amigos, de cair em uma familia terrível, de não gostar da experiência... porque antes de encarar um desafio desses passa tantas coisas pela nossa cabeça, os fantasmas são diversos kkkkkkkkkkk e estou feliz porque até que fiz bonito.... consegui driblar todas as dificuldades!!! Agora é respirar bem fundo e renovar as energias para começar a segunda etapa o meu segundo ano como au pair.

 E para fazer esse post pensei muito no que escrever para vocês e como já havia feito um balanço da maioria das coisas que eu fiz por aqui em um outro post,  achei justo comentar mais sobre o que eu pretendo fazer agora.... mas antes eu vou fazer um pequeno resumo do que rolou nessa primeira etapa....
Bom como ja falei algumas vezes por aqui, a minha host family é maravilhosa, não é perfeita, mas fazem o melhor deles e isso já me deixa bem a vontade, tive muita sorte porque eles me tratam muito bem, durante todo esse ano o nosso relacionamento foi excelente! Tivemos nossos altos e baixos mas é assim mesmo que funcionam as coisas, nem tudo é um mar de rosas.... e pelo fato de eles serem amorosos comigo isso já garantiu uns 70% de que o meu ano de au pair fosse positivo.

Agora o restante vamos analisar....  o que eu não deveria ter feito ou então ter evitado para juntar mais money.... eu acho que gastei dinheiro com muita besteira... eu ia no mercado e enchia o carrinho com chocolate, balas, doces, biscoitos, sorvete, refrigerante e quando eu ia ver metade do meu salario semanal ja tinha ido embora por causa dessas besteiras.... claro que eu não comia tudo sozinha, muitas vezes dividia com as kids, encondido é claro kkkkkkkkk e como aqui não tem shopping nem lojas famosas de marca e tal, para se comprar algo assim eu precisava sair da ilha e ir até outra cidade que se chama Hyannis( e acabava gastando um bom dinheiro, porque da Ilha só pode sair de duas formas de barco ou de avião, a barca lenta que demora 2 horas para chegar em Hyannis saia U$17,50 para ir e U$17,50 para voltar e se fosse na barca rapida  que demora 1 hora para atravessar o gasto é bem maior U$35 para ir e U$35 para voltar e de avião uma faixa de U$68 dolares ida e U$68 volta... as vezes rolava umas promoção mas nem sempre) então como tinha essa dificuldade a diversão aqui era passear no mercado ahahauauhauahauahaha ou então eu passava um bom tempo economizando e quando dava eu ia para Hyannis e quando eu chegava lá eu gastava tudo o que tinha guardado em 2 dias kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cortava cabelo, fazia unha, depilação, massagem, ia no shopping, entrava na Aeropostale, Hollister, Victoria Secret's, Macys, Marshalls, Gap, Kmart que são as minhas favoritas e fazia a festa lá.... ainda tinha sorte porque ficava na casa de amigos em Hyannis e economizava hotel kkkkkkkk, sabe quando parece que você sai da prisão e quer viver intensamente? você quer fazer tudo ao mesmo tempo.... e quando eu fazia esses passeios eu voltava para a ilha renovada, cheia de compras kkkkkkkk....
Gastei muito dinheiro também com taxi, porque onde eu moro o lugar é pequeno, é uma ilha então ônibus só tem no verão e para chegar no ponto de ônibus mais próximo da casa onde eu moro é 20 min andando.... então muitas vezes eu achava mais pratico ligar para um taxi e esperar ele chegar na minha porta, foi um erro, deveria ter usado essa opção para um dia chuvoso coisas assim.... ter feito caminhada.... e as vezes eu andava de bike também.... mas de bike era possivel só se fosse para a praia, para dar uma volta, porque não rolava de ir para a balada de bike (ja pensou? chegar toda suada, e tinha muita gente que fazia isso.... kkkkk)  e nem de fazer compras de bike.... (não tinha como ficar carregando as compras), ahm mas e seus hosts nao te davam carro? não, eles só me deram o carro para ir para a escola no começo e depois não deram mais e nunca me incentivaram para tirar a carteira de habilitação....  mas é porque eu acho que eles não queriam bancar sabe? agora se eu quiser tirar e é o que eu pretendo fazer nos próximos meses tenho certeza de que saindo do meu bolso eles vão me incentivar bastante kkkkkkkk e raramente a minha host se oferecia para me levar no mercado.... as vezes eu me convidava.... mas dai comecei a achar chato da minha parte e preferi me virar.... sem ficar pedindo para eles.... dai um bom tempo depois fiz amizade com pessoas que tinham carro e ai elas sempre me ajudavam, me levavam no mercado e em outros lugares e hoje eu estou namorando e o meu namorado deixa praticamente o carro comigo, então ganhei uma certa independência com isso, hoje consigo ir para o lugar que eu quero.
Uma das dicas que eu dou para vocês é independente de vocês terem acesso ao carro da família ou não, se vão precisar dirigir ou não, dão um jeito de tirarem a habilitação o quanto antes, assim vocês ganham mais independência e no futuro esse documento pode ser muito útil.

O que sugou bastante do meu dinheiro também foram os estudos porque como vocês sabem os nossos hosts dão para gente U$500 para estudarmos e esse valor é para o ano de au pair e não por mês e se a gente for analisar é pouco demais...  porque nesse valor ja está incluso os livros e a condução.... se vocês ainda pegarem uma família muitoooooo boazinha com bastante dinheiro eles ainda podem até pagar mais pelos seus estudos e também pagar sua condução, uma amiga minha teve uma sorte muito grande porque a família pagou a faculdade dela inteira.... ela entrou na familia deles como au pair, antes do visto dela vencer a familia ajudou ela a trocar o visto dela por um visto de estudante e bancaram tudo para ela.... a faculdade, fora isso ela ganhava U$300  a mais por fora e resumindo ela ficou com eles até o final da faculdade e hoje ela está ainda nos Estados Unidos trabalhando em uma empresa Escocesa .... então se vocês tiverem muita mas muita sorte eles podem te ajudar bastante com isso, mas não foi no meu caso.... então minha host Family pagou os U$500 pelos estudos e eu paguei o restante... Meu curso foi bem caro comparado com o valor de outros lugares, outras cidades.

Minha viagem ao Brasil, para visitar a minha família foi bem cara também porque eu levei presente para todos e não foram lembrancinhas não, dei presente muito bom para cada um deles... gastei bastante enquanto estive por lá e também para comprar muitas coisas de eu que eu necessitava... e fora a passagem que também não é tão barata assim....  vale a pena ir ao Brasil? se for ficar 2 anos sim.... é importante a gente respirar um pouco, rever o pessoal, agora se for ficar apenas 1 ano.... viaje por aqui mesmo, pelos Estados Unidos ou então algum outro lugar que vocês tenham muita vontade de ir....
Sobre viagens eu fiz outras pequenas viagens nos Estados Unidos, eu fui para Boston, Cambridge, (onde fica a Universidade de Harvard-  me apaixonei tanto por Boston como Cambridge, aquele lugar tem uma atmosfera deliciosa, um ambiente cheio de universitários, fiquei encantada!) para Hyannis fui algumas vezes, passei por New York, Charlotte na Carolina do Norte, Detroit, Miami mas fiquei só dentro do aeroporto.
Esse ano pretendo ir para New York, mas gostaria de ir até lá para fazer a parte cultural, assistir um show na Brodway, ir ao Central Parque, conhecer a Estatua da Liberdade, Times Square, visitar museus e tal.... se der para fazer compras tudo bem, mas eu preferiria conhecer mais a parte cultural e gostaria muito também de ir para Disney, quero realizar esse sonho que tenho desde criança, quero tirar foto com o mickey, conhecer o castelo do Harry Potter, quero nadar com os golfinhos , me esbaldar ehehehhehehehehehe

O que me atrapalhou em relação de não ter feito mais viagens foi porque os meus hosts sempre me avisavam de última hora se eu teria que trabalhar de final de semana, no começo eles avisam antes e quase nunca me solicitavam de final de semana..... mas depois que pegaram bastante confiança em mim, quase todo sábado eu estava trabalhando, eles me pagavam extra ou então trocavam a minha folga por um dia da semana.... então ficava muito difícil de me programar.... e quando eles resolviam viajar eu ficava sozinha em casa, não me chamavam para ir junto e mesmo assim eu também não podia sair porque eles pediam para que eu abrisse e fechasse o comercio deles, então também não tinha como eu viajar nesse período ...acaba aproveitando por aqui, ia para a praia, caia na balada, mas não podia viajar para outro canto...  mas esse ano vai ser diferente.... ja estou me programando... ja escolhendo lugares que quero conhecer e a época e vou avisá-los com antecedência e se der para o meu namorado ir comigo beleza se não der sorry.... preciso aproveitar bastante meu ano como au pair.....

Sobre shows sempre fico de olho na programação de Boston para ver se encontro algum que eu gosto bastante, no ano passado por exemplo teve um show do Roxette que eu tenho loucura para ir, mas não deu certo porque era distante, porque caia durante a semana, porque era no dia do niver de uma das minhas kids e para ajudar um dia antes perdi um tio muito querido no Brasil, então não era para ter ido mesmo.... não teria clima nenhum.

Agora gostaria de falar sobre como eu me sinto e como eu me sentia:

Antes do Au Pair: Eu era insegura, tinha muitos medos, era muito dependente dos meus pais, me sentia mal porque não sabia inglês direito, era como se eu tivesse um complexo de inferioridade, achava lindo quando via as pessoas falando, e me sentia mal porque eu não sabia e tal... detestava o meu emprego, meu relacionamento amoroso e o relacionamento com a minha mãe estava desgastado, eu precisava de um tempo para mim, precisava viajar, sair de cena mesmo, fazer coisas completamente diferentes e etc.... enfim viver uma nova experiência.
Hoje tenho uma nova visão do Brasil, infelizmente a gente tem a mania de achar que tudo o que vem dos americanos é tudo do bom e do melhor e olha não é bem assim, quando a gente conhece outra cultura a gente valoriza demais o nosso país.... Hoje respeito muito mais o meu país e o meu carinho por ele tem crescido cada vez mais.... Hoje falo com orgulho que "sou brasileira".

Depois do meu primeiro ano de au pair: Hoje me vejo como uma pessoa mais forte, mais solta, mais comunicativa, corajosa, determinada e aventureira.

O que eu espero?
Espero que na segunda etapa, no meu segundo ano de au pair: Eu consiga conhecer todos os lugares que eu quero e ainda não consegui conhecer por falta de oportunidades, que eu aprenda a guardar mais dinheiro, porque no primeiro ano eu gastei muito e com coisas bobas.... Que eu conheça e conviva mais com americanos e comprar algumas coisas que eu ainda não comprei porque afinal de contas ninguém é de ferro né? até agora coisas de valor eu só comprei 1 computador, 1 celular e 1 relógio da Guess, o resto foram coisas necessárias como roupas, maquiagem, presentes e outras coisas banais como guloseimas, cartões postais, souvenirs.... essas coisas como tantas outras.....

Cada um tem os seus motivos para optar em ser au pair, uns porque querem viver uma experiência diferente fora do país, outros porque é a única maneira de fazer um intercâmbio cultural de uma forma mais econômica, outros colocam como metas de vir para cá para economizar, guardar um bom dinheiro para pagar dividas, ou para depois pagar uma faculdade, ou um outro curso, seja lá qual for o seu motivo, faça do seu ano de au pair o mais precioso de todos os seus anos, faça dele o mais delicioso, porque pode ser uma experiência incrível, só depende de você, das suas escolhas, das amizades que você escolhe, dos laços que você cria e dos laços que você desfaz, de como você enxerga a situação, abra seu coração e sua mente e seja sempre você mesmo.

Bom gente é isso....

Esse foi um pequeno resumo do meu primeiro ano de au pair....

Nos vemos no próximo dia 09 ou então no meu blog pessoal: buonastrega.blogspot.com (para eu liberar o acesso me escrevam solicitando: vanise.perli@hotmail.com) passem por lá, todos vocês serão mais do que bem vindos!

Vanise

11 comentários :

  1. Vanise, antes eu lia bastante seu blog e mesmo sem ti conhecer ou comentar nele, me sentia como uma velha amiga... :)
    Depois quando decidisse bloquear o acesso, cheguei a comentar pedindo que liberasse para mim, mas, quando tentei entrar não consegui... :s
    Fico feliz em ver-te feliz e tenho acompanhado feliz seus posts todo dia 09, torcendo para que de tudo certo...
    Fica com Deus!
    :*

    ResponderExcluir
  2. Que post legal Van... ando meio por fora do mundo Au Pair, mas por sermos amigas fora desse mundo tbem, temos nos falado assimq eu possivel, mas tem algumas coisas que não sabia... rsrs depois nos falamos em off.. rsrs
    Fico feliz de te ver bem na terra do Tio Sam, e espero que esse seu segundo ano seja maravilhoso tão como o primeiro...
    QQ coisa sane onde me encontrar... se cuida... Mil Bjos e sdd,,

    ResponderExcluir
  3. Uma boa inspiracao para quem amanha (domingo) complete dois meses! ueuheuehu
    Parabens pela garra! Que Nosso Senhor Jesus Cristo continue te abencoando!
    Forca para o Segundo ano!!

    ResponderExcluir
  4. Carol10/3/13

    Que emoção ler as suas palavras.... havia comentado ctgo a idéia que tive de sair do Brasil e cada vez que leio essa coisas a vontade aumenta, força amiga te desejo tudo de bom e mais um pouco e sei que você tem muita força de vontade e vai conseguir Beijos e saudades

    ResponderExcluir
  5. Oie Vanise
    Adorei o post!
    Vc soube aproveitar bem seu ano e enfrentar as dificuldades =)
    Bjao

    aupairmandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu post.Espero que seu segundo ano seja ainda melhor. :)

    Vanise, eu gostaria de acompanhar o seu blog e te mandei um
    e-mail teria como ?! :)

    ResponderExcluir
  7. Meninas obrigada pelos recadinhos, fico feliz por vocês terem gostado do post... mês que vem tem mais.... e quem quiser continuar me acompanhando me envie um e-mail vanise.perli@hotmail.com que eu libero para vocês.

    E para quem ja enviou o Blog já está liberado, qualquer coisa vocês me avisem!

    Boa sorte para quem está no processo!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  8. AMEI seu post, Van! (ó a intimidade haha)
    Eu lia seu outro blog mas não acho mais ele, será que é esse que vc trancou o acesso?
    Me add lá, meu e-mail é clau08x@gmail.com :D se vc não ler esse comentário eu te mando um e-mail em breve hahha! To aqui cuidando do baby e comentando!

    NAMORANDO? Que legal!!! E vc pensa em voltar pro Brasil depois do segundo ano, ou ficar e casar?
    Sobre os $ 500 do curso, eu não sei qual sua agência, mas na APC o transporte pras aulas não é incluso nos $500, a nossa LCC faz a família pagar $500 integral de curso, e ainda bancar o transporte, viu?
    E quando vc pensa em ir pra Disney? Eu to indo em junho, ai, vou realizar um sonho também!! *-*

    Beijão!! Adorei seu post, mesmo!! E to quase no um ano, vamos que vamos! ;D mas ai eu vou é pra casa hahaha! :**

    ResponderExcluir
  9. Clau olha seu e-mail o convite ja foi enviado para vc acessar o blog.... respondi suas perguntas no seu blog.
    Obrigada pelo recadinho!
    Beijaoooooo

    ResponderExcluir