sábado, março 23, 2013

“I got my visa!” – mas como?


Dia 23 e eu aqui... Peraí! Não sou a Camila Monroe, não! Por conta de um imprevisto, o post dela foi ao ar mais cedo esse mês (btw, ótimo post! Vem ver!). Mas mês que vem ela estará aqui como sempre, ok?
Hoje venho eu aqui pra contar que “EU VOLTE-E-E-EI E AGORA É PRA FICAR, PORQUE A-Q-U-I, AQUI É O MEU LUGA-A-AR!” – Sumemo, galerinha, Carol Marques (ex dia 21, atual dia 14) de volta e com muitas novidades.
Mas vamos ao que interessa: o tão temido e SIMPLES VISTO! É muito legal ver por aí o pessoal postando “I got my Visa!” e quando é a nossa vez de ir atrás disso é quase impossível não ficar se achando uma porta por não saber nem por onde começar. Ok, há muitos blogs por aí com ótimas dicas de entrevista e até tutoriais com preenchimento do DS 160, mas na hora do desespero parece que tá tudo escrito em grego.


Eu sou APC, tive meu match no dia 03/02, e meu “kit visto” da agência chegou por volta do dia 14 (O que foi muito, mas por conta do Carnaval; geralmente chega mais rápido!). Nele vem o DS-2019, o comprovante da taxa SEVIS paga, e informativos sobre o programa em geral e sobre o visto. Mas vamos por partes:
- DS 2019: ao contrário do que muitos pensam (inclusive eu), o DS-2019 já vem preenchido pela agência. Nele contem dados como informações da sua host family, data e razão da sua viagem, assinatura do responsável pela agência e dados da mesma (no meu caso, a APC). É esse documento que será assinado e carimbado pelo cônsul que te entrevistará, no caso do visto aprovado (todas torce pra que sejam). Todo DS-2019 tem um número, e você precisará dele pra agendar a entrevista – MAS, PORÉM, ENTRETANTO, TODAVIA, esse número fica disponível em seu Au Pair Room (e similares, no caso de outra agência) poucos dias depois do seu match oficializado. É um número que começa com “N0” e tem 10 dígitos. Ou seja, galera, nada de se desesperar falando que não pode agendar a entrevista do visto porque não tem o DS-2019 em mãos, só com o número você consegue. Sem esquecer que NO DIA da entrevista esse documento é ESSENCIAL!
- Comprovante da taxa SEVIS paga: Sim, queridos leitores, é taxa, mas NÓS não temos que pagar! Isso não é demais? A própria agência tem que pagar pra poder ser emitido o DS-2019. Então, não se desespere ao se deparar com a palavra taxa e olhar pra sua carteira vazia.
No meu “kit visto” também veio uma carta da APC grampeada com o DS-2019. Ela é para mostrar para o U.S. Immigrantion Officer, OU SEJA: é importante.
Agora vamos à outra parte do processo:
Site de agendamento de entrevista no CASV (Centro de Atendimento e Solicitação de Visto) e no Consulado:
Aqui você fará o pagamento da taxa do visto (160 dolares), que pode ser feito via boleto ou cartão de crédito internacional. De qualquer maneira, o pagamento demora em torno de um dia pra ser reconhecido, e aí você consegue dar continuidade no processo de agendamento.
Pra isso, crie uma conta e o resto é bem auto explicativo.
Site do preenchimento do DS-160:
O DS-160 é um formulário GRANDE e chato pra cacete, disso todo mundo sabe. Se você tá querendo marcar o seu visto mas ta num dia de preguiça, NÃO SE DESEPERE! A titia Bruna Sandrini me deu uma dica que foi muito sensacional: Você, em primeiro momento, só precisa começar o formulário. Assim que você fizer a primeira página, ele vai gerar um APPLICATION ID, que começa com a letra “A” e só com esse número você consegue agendar a entrevista. Obviamente que em algum momento você terá que vencer essa preguiça e completar o formulário. Outra coisa: no dia da entrevista no CASV você deverá levar a PÁGINA DE CONFIRMAÇÃO do preenchimento do DS 160 impressa, e NÃO o formulário todo! (No dia da minha entrevista eu vi uma galera com o formulário todo impresso e isso é altamente recomendado que não seja feito!). As questões são bem auto explicativas e não tem muito erro... No campo em que pedir um contato nos EUA, tem muita gente que coloca a host family ou a LCC; eu fui recomendada pela minha agente na CI a colocar a própria APC, com o nome do responsável que veio no meu DS 2019 e o endereço eu achei no próprio Au Pair Room. Pra mim, isso faz mais sentido pelo fato de que durante o seu tempo lá, você pode mudar de família e, consequentemente, de LCC; já a agência você não vai mudar (presumindo que seu ano vai ser tudo dentro dos conformes e você vai e volta dentro do prazo, sem sair da agência ou afins). Então, NA MINHA OPINIÃO, é melhor colocar a sua agência como contato nos EUA.
Na hora de preencher se seu passaporte deverá ser entregue via DHL ou você irá retirar no CASV, eu tive problemas em colocar o meu endereço e já vi gente com problemas de reconhecimento de CEP. Se você conseguir fazer com que entregue, ÓTIMO; eu honestamente não confio muito em serviço de entrega e prefiro não arriscar; mas o que é a vida sem um pouco de adrenalina da dúvida, né? Hahaha
Agora falando de mim: E daí que ninguém perguntou? Dexô conta... Depois de 29 dias online sem nenhum sinal de família, eis que entra no meu perfil uma linda, que depois de 3 Skypes e alguns emails, virou minha futura host family! Irei pra Merion Station, PA. São 3 meninos, de 6, 3 e 1 ano e meio. Eu to naquela excitação louca de pré embarque, achando tudo lindo e na reza braba pra ter um ano bom. Embarco agora dia 31/03. Me desejem sorte! Ou não... não desejando que o avião caia já tá bão! J
Outra coisita: Hoje seria o dia de postar da Camila Monroe e amanhã é aniversário dela, então quero ver todo mundo mandando um FELIZ ANIVERSÁRIO pra nossa querida que tem nome de artista de cinema! Parabéns, Camis, muitos anos de vida, felicidade e seja sempre LYNDA assim! Hahah <3
Enfim, galera, Esse post já ta muito grande, mas espero que vocês o achem útil. Eu, particularmente, acho um desperdício pagar despachante por um processo que parece complicado, mas é bem simples mesmo. Atenção na hora de preencher os dados do DS 160 e manda ver! Se tiverem alguma dúvida, sugestão ou correção, por favor comentem! 
Bêêjus,
Carol Marques.

3 comentários :

  1. Camila Monroe parabéns, felicidades!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aff até hoje eu me lembro de cada detalhe do dia em que eu fui tirar o meu visto, acredita que meu até piriri.... de tão nervosa e ansiosa que eu fiquei.... mas o segredo é manter a calma e fazer tudo direitinho.... boa sorte para quem está no processo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Carol, concordo muito, é bem simples o agendamento! Como paguei a taxa pela internet, fiz tudo em uma hora e meia!! Pra que despachante? Au pair já tem coisa demais pra pagar! rs.
    Vou ter as entrevistas dia 28/03 e 1/04!! Espero que seja tão fácil qnto o agendamento!! Alguma dica?
    Obrigada!!!
    Beeijos
    E parabéns pra Camila!!! :)

    ResponderExcluir