Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

05 abril 2013

Como está sendo meu programa pela APIA



   Bom dia, boa tarde, boa noite!

   I’m Clau e eu sou from Indaiatuba/SP, and I am 22 years de idade... Sou a escritora of 5th days...

 Gente, pára tudo! Quem está misturando e ficando doida já de tanto inglês-português/português-inglês “put the finger here”!!!
   Sim, quem está no processo do preenchimento de application pra frente vai entender o que quero dizer. Sou applicant pela Au Pair in America, a APIA, representada pela Experimento Cultural aqui no Brasil. 
   Vou contar um pouquinho de como foi a minha experiência (gente, antes de comentar qualquer coisa, leia-se MINHA experiência). Quem estiver em busca de agências, ou já estiver aplicando pela APIA (Au Pair in America) pode tirar algumas dúvidas e ver como foi comigo para aquietar esses coraçõezinhos verdes/amarelos/azuis/vermelhos.
   Resolvi que queria fazer um intercâmbio desde que comecei a estudar inglês e conhecer um pouco sobre culturas diferentes. Sei que viajar é legal, você passeia muito mas, conhecer o local mesmo, só explorando e vivenciando, então resolvi que queria. E ponto.
   Fiz minha faculdade, (fui bixete da Isa dos dias 8) e terminei agora em dezembro, então pensei: “2013, esse é o ano”.
   Falei com minhas primas que já foram au pair e já voltaram e, com um amigo que já foi au pair e ainda está lá, só que agora com visto de estudante e pretende nunca mais voltar. Resolvi que por custo/benefício seria a melhor forma, então fui atrás da agência.
   Pela indicação deles todos, fui direto na Cultural Care, mas meninas e meninos, não rolou química, não gostei (tenho o direito, posso?) e decidi procurar outra agência.
   Fui atrás da STB, CI e Experimento. Fiz contato pelos respectivos e-mails e... NADA, de todas nenhum retorno, exceto da Experimento. Fui até lá, amei tudo e fechei. Assinei meu contrato dia 18/02/13. Após isso começou o preenchimento do application e –pausa para o apoio emocional- é difícil? Não! É tra-ba-lho-so! Não tenha preguiça. Se sua agente diz que faltou algo, corra atrás na mesma hora, não deixei pra depois (bom, isso depende da sua pressa também). Como queria ver a coisa andando e acontecendo, não deixei nada parado às teias de aranha nem um diazinho sequer.
   Preenche os formulários, vai ao médico, faz exames, vai às referências de trabalho, tira fotos se não tiver, edita fotos, traduz os formulários de todo mundo, falta assinatura, volta pegar a assinatura, procura sua carteirinha de vacinação empoeirada, senta, se inspira e escreve a carta pra host family (bom vou esquecer muitas etapas, mas...) aí você entrega tudo pra agência e submete o application online. Comigo foi assim, do dia em que assinei o contrato em 18/02 até o dia 07/03 quando fui fazer meu teste de inglês, psicotécnico e entregar tudo.
   Chegando lá, eu e minha agente checamos que o selinho da minha vacina tríplice tinha caído da carteirinha, then, acreditem, precisei ir até um postinho de saúde pra tomar a bendita... Sim, de novo, mesmo já tendo tomado.
   Corri pra Indaiatuba e tomei no mesmo dia, escaneei a carteirinha com a o selo da atual vacina e enviei no mesmo dia (não podemos deixar esfriar gente, se não dá preguiça aí a gente enrola diaaaas).
   Done, ok. Aí no caso da APIA, depois de entregue tudo vai para Londres corrigir os testes e analisar o application se está nos conformes.
   Durante a espera pelo “aceite” da agência sede de London, minha agente me avisa que, minha CNH vai vencer os cinco anos em maio de 2014, so, eu teria que renovar ela com um ano de antecedência para poder ir, pois tem que ter 18 meses de validade ainda.
   Liguei na autoescola que tirei minha CNH em 2009 e perguntei lá, aí foi que o atendente me jurou que só poderia renovar NO MÁXIMO com um mês de antecedência.
   Chorei largada né? Fui correndo pro papis que trabalha na prefeitura aqui da cidade pedi pra ele ver pra mim se tinha algum “Q.I.” pra me ajudar, foi aí que descobri que era mentira do rapaz da autoescola, que qualquer um pode antecipar o quanto quiser a renovação da CNH! Na verdade ela vai ter cinco anos de validade de novo, não tem problema nenhum para o DETRAN, no caso, quem está “perdendo” um ano livre aí somos nós mesmas... FUI LA como uma cidadã comum no DETRAN da minha cidade, lá mesmo eles preenchem na hora o cadastro online com a requisição, paguei o exame psicotécnico, (+/- 60 pilas) e a taxa do DETRAN (+/- 40 pilas). Fiz o exame, levei no DETRAN e beleza.
   Minha CNH chegou em dois dias. A PID não pedi ainda, e estou thinking about se for ter que fazer o cursinho de novo lá não vou tirar a PID aqui não, so sorry. Mas minha agente da Experimento diz pra eu tirar, só que não sei se ela lê blog, se sim: JAQUE NÃO VOU TIRAR, TA? Sua linda.
   Bom gente, passando a saga CNH prossegui com minha Via Sacra Au Pairista. Dia 14/03 saiu minha nota do teste de inglês, o iTEP, foi 5, acho que de 0 a 6 (quem souber ao certo me corrija). Foi Advanced Low meu level. Fiquei mega feliz.
   No dia 15/03 então a APIA me manda o email mais aguardado (mais do que o MATCH, sério)... "YOU HAVE BEEN ACCEPTED ONTO THE APIA PROGRAM”. Yaaaaaaaay, chorei, sorri, emoções eu vivi nesse momento lindo! Aí a ficha começa a cair de leve e da muito alívio.
   Depois disso, a ansiedade piora um pouco: esperando contato de alguma santa família. Haja tecla F5 hein! Três dias depois, 18/03, surgiu a primeira família, e foi assim depois 20/03 outra, 21/03 outra (a minha), 25/03 outra e 28/03 outra. Tive o prazer de dispensar a primeira, ODIEI meu Skype com ela, só eu e a Isa Kawassaki sabemos o quanto ela tinha cara e jeito de psicopata! Depois conversei com uma família linda de MD que vou amar pra sempre, mas não moraria com eles, pois são muito bagunçados e sem schedule nenhum de vida, e eu quero me programar pras minhas coisinhas, sabe? Não sei trabalhar sem agenda e sem organização. Depois teve outra que eu gostei muito, mas por serem quatro kids fiquei balançada. Continuei falando com a segunda e a terceira. Aí veio a quarta, fizemos um Skype e no dia seguinte ela mandou email que já havia fechado com outra. Não fiquei triste. Aí a última entrou e saiu do perfil.
   Foi quando eu estava já apaixonada nos Skypes com a família das quatro kids, eu falava com as kids, brincava com elas por Skype, os hostos são lindos, jovens e, o schedule é mais lindo ainda, a família é mais organizada e me senti bem aliviada em fechar com eles. Em um dos Skypes a própria kid mais velha, a de sete anos, me fez a question “Claudia, can  you come? Can  you come? Can  you come?”...  Não entendi se aquilo era um pedido de match, ela estava com os dedinhos entrelaçadinhos no Skype com cara de cão sem dono pedindo pra eu ir pra casa dela...
  Aí eu falei “maybe yes if you want so...” aí a mãe dela caiu na risada e ela saiu gritando alguma coisa que não entendi meio que feliz da vida, já me senti a mais amada né? Rsrs
E foi assim, encerramos o Skype e a HM já lançou no chat que no dia seguinte de manhã já informaria à agência que queriam o match comigo! Parecia na hora, que levei uma tijolada na cabeça, você não digere direito na hora, é muita informação+emoção+ansiedade+não sei o que pensar.
   No outro dia já acordei mais sã e totalmente feliz com a  minha escolha. Gente, a HM de Maryland me mandou um email lindo, dizendo que a agência informou que outra família tinha pedido match comigo, e ela estava feliz por mim e pela família e triste porque eu não iria pra casa dela... ME SENTI A MAIS AM ADA² DE NOVO rs.
   Agradeci, recebi a confirmação uns três dias úteis depois da APIA por email.
Meu status agora é: aguardando o KIT Visa chegar... Ainda tem essa, aguenta coração...      Torçam por mim.
   Minha family é de Michigan – Ann Arbor, são dois boys e duas girls e já estou apaixonada nas crianças, casa, cidade, clima.   
   Espero que tenham gostado da minha short/long história.
  Beijos a todas! Qualquer dúvida quanto ao processo da APIA talvez possa ajudar, entre em contato comigo aqui ou aqui.
Bye!




Follow us, join us!

Share:
Publicados da Clau

2 comentários:

  1. Nossa;... voce nao sabe o tanto que me identifiquei hahah
    Nasci em Indaiatuba tbm (Atualmente moro em Ribeirão Preto) To indo pela Experimento e fechei o programa dia 19/02 hahahah mas nao entreguei o app aindaa =( queria ir a mais rapida do mundo, mas infelizmente ta meio atrasada as coisas.. aai mas amei seu post, me achei muuito. Parabens pelo Match.. voce sabe quando vai partir? quero ir em julho/agosto, mas to achando que nao vai dar tempo.. ai ameei mto o post hahaha .. Boa sorte pra vocee *-*

    ResponderExcluir
  2. Oiii Heloá! Que legal que ajudou você! Qualquer dúvida que você tenha pode me mandar email (claufaccioni@gmail.com) te ajudo como puder!
    Obrigada pelos parabéns e sim, eu já tenho a data. Chego lá em 20 de maio para o treinamento em Stamford, só que... tenho que aguardar o visto ainda né... Se Deus quiser tudo vai dar certo! Mas como eu disse Heloá, não deixe pra depois, te ajudo a resolver o que precisar ... BEIJO

    ResponderExcluir