Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

12 abril 2013

Comô serrrr au pairrr na Françá!

Bonjour, novamente! =) Sou a número 12, cheguei há pouco, mas já vou mostrar tudinho de como é ser au pair no país do croissant. Preparado?


Começa do começo?
Claro! Ser au pair aqui não tem nada muito diferente do que você já sabe sobre ser au pair nos EUA, por exemplo. Precisa ter experiência com crianças, precisa fazer uma apresentação para a família (mas não precisa ser obrigatoriamente em vídeo), não é obrigatório saber dirigir e precisa sim falar (ou arranhar) um pouco de francês.



E como eu acho alguém que me queira?
Bom, você pode vir por agência (eu escolhi vir por uma) ou sem. Não tem muitas agências que fazem au pair França, então a escolha fica menos difícil. Caso você escolha vir por conta própria, tome muito cuidado com as famílias encrenca. O site mais utilizado é o Au Pair World.



Gostei, mas como eu brinco disso?
Primeiro passo: inscreva-se no site Campus France. Ele é responsável por metade do processo de obtenção do visto, não tem como escapar. A parte boa é que ele explica tudo bem explicadinho sobre o que você vai precisar fazer e ainda dá dicas sobre o país; a parte ruim é que o site é um pouquinho ultrapassado e muita coisa só funciona no velho (e esse troço ainda existe?!) Internet Explorer.
Aqui é tranquilo, só seguir todos os passos do site até conseguir o visto no consulado.


Será que esse negócio é do bom?
Aí é você que decide. Teoricamente, a gente ganha menos que uma au pair nos EUA; mas estamos no meio da Europa, de onde saem vôos diretos (trens, ônibus, caronas) para quase todos os lugares do mundo. Bom, mas vou ajudar sua decisão esclarecendo mais um pouquinho:

=> Você tem direito a um quarto individual (não precisa dividir!), mas o banheiro nem sempre é só seu. Algumas au pairs têm a sorte de morarem num studio só delas! ;)

=> L'argent de poche é a sua mesada: o mínimo são 75 euros por semana.

=> Benefício extra: em Yvelines e região parisiense, temos direito ao Pass Navigo (é um cartão de transporte ilimitado que te dá o direito de ir e vir de Paris). É claro que vai depender da sua região. 

=> Pensão completa: você tem direito a pelo menos 3 refeições por dia na casa da família, mesmo nos dias de folga e férias.

=> O trabalho é de até 30 horas por semana e não pode ser mais que 5h por dia.

=> A família tem direito a 1 ou 2 baby sittings por semana. Eu mesma, faço bem de vez em quando.

=> Fora os horários de aula, você tem direito a 1 ou 2 dias de folga semanais (não necessariamente o fds, mas pelo menos 1 domingo por mês). No meu caso (e o de quase todas as au pairs daqui), tenho sempre os finais de semana livre! =D

=> Você tem direito a 1 semana de férias pagas a cada 6 meses; mas em 3 meses, eu já tive 3 semanas (e isso acontece com muita gente!). =P

=> Você pode ser solicitado a ajudar em trabalhos ménagers leves: passar a roupas das crianças, arrumar o quarto delas, preparar o lanche da escola, preparar o jantar das crianças às vezes, coisas assim, sabe?

=> A família vai pagar os impostos para você ter um seguro social. Significa que você vai poder ir ao médico e ser reembolsado da consulta depois. É bem prático.


Calma! Eu ainda tenho dúvidaaaaas!
Respire, conte até dez (em francês, para já ir treinando!). Pronto, agora leia esse bate-bola:

- Que idade eu preciso ter? De 18 a 29 anos (mas depende da agência, se você escolher uma).
- Aceitam au pair homem? Siiiimm =)
- Preciso saber falar francês? Bien sûr! Como você acha que vai falar com as criancinhas? Não só por causa delas, mas pensa em como deve ser desesperador não poder se comunicar? Mesmo que você fale inglês, as crianças não falam. 
- Preciso saber dirigir? Não é obrigatório. No meu caso ajudou eu ter a CNH porque a cidade pede o uso do carro, mas em Paris, muita gente não usa porque tem metrô e ônibus em todo lugar.
- Sou obrigado a fazer curso de francês? Sim, até mesmo para conseguir tirar o visto, você tem que estar matriculado (antes mesmo de embarcar) numa escola de francês, com no mínimo 10h semanais de curso. Outra coisa: nos EUA e em outros países, a família paga seu curso e seu transporte para a escola; em outros casos ela pode dividir com você; mas na França, a despesa é sua (mas nada impede de negociar com eles antes).
- Qual o melhor momento para se inscrever no programa? Entre julho e agosto porque o ano escolar começa em setembro e acaba em junho.
- O dinheiro que vou receber dá para me manter? Sim. Você não vai gastar com moradia, nem com alimentação. O "salário" é pouco, é apertado, mas eu consigo viajar, comprar e sair, sem esbanjar, claro.
E o que mais?
Agora é a minha vez de perguntar. Quais as suas outras dúvidas sobre o processo? Fique á vontade nos comentários. Até a próxima! o/
Share:
Tassia Dias

7 comentários:

  1. Olá!

    eu estou no meio do processo para ir para os States, e depois é certeza que eu vou pra França! Mas pq depois? Número um: dinheiro. Número 2: idade, porque pode ir mais velha que pro América. Número 3: nível de idioma. Tenho meus 10 anos de inglês contra meu um ano de francês.

    Que agência você está? Eu estou pela CI, que não inclui passagens aéreas e está custando uns 900 reais.
    Não fica muito caro ter que pagar passagens?

    Adorei vc!


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor! =)
      Eu vim pela World Study. Na verdade não tem muita opção de agências que fazem europa. As passagens são mesmo por sua conta.. =/

      bjo e boa sorte! =)

      Excluir
  2. Ola!!

    Estou num processo pra ir como une jeune fille au pair à Paris! E tenho uma dica pra dar pra quem se interessar: as agencias aqui do Brasil são quase inexistentes para esse tipo de programa pra França, sem contar que cobram um milhão de taxas e o preço é absurdo. Eu estou fazendo com uma agência da Propriá França e vou pagar apenas 50 euros quando eu chegar no pais e for recebida pela familia. Acredito que em outros paises tbm tenha e seja igualmente mais barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela! Estou pensando em ir só pela agência francesa também! Qual vc escolheu? Bjs

      Excluir
  3. Curso de francês que temos que estar matriculadas antes de embarcar , é a família que paga ?

    ResponderExcluir
  4. Ola, o texto e mto explicativo e simples, gostei mesmo!
    Uma duvida: A matricula na escola de frances de ser feita antes ou depois de se inscrever no Campus France? Em q periodo da aplicacao do visto tem que estar feita a matricula na escola?
    Obrigada!! =)

    ResponderExcluir
  5. olá, eu adorei o texto!
    precisar estar necessariamente matriculada em um curso, ou pode ser uma faculdade?

    ResponderExcluir