Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

04 abril 2013

Skype com a familia E AGORA?

Hey vc, aspira de au poor!! Ainda ta no processo de falar com as familias, esperar contato e torcendo pelo tao sonhado MATCH? Nao faz a minima ideia de como se comportar quando chegar a bendita hora de conversar com a futura Host Family no Skype? Nao sabe como eh q pode causar uma boa impressao  e como se destacar das outras candidatas a au pair? Nao entende como pode fazer a familia realmente se interessar pelo que vc tem a oferecer com um simples dialogo? Nao tem “jeito” de perguntar e exigir certas regalias” antes de embarcar nessa jornada?

Bem, se vc se identificou com o paragrafo acima voce provavelmente ta f.. minha amiga, entao vamos ser claras: desista de tudo e se jogue da ponte mais proxima…

Just kidding, ladies and gentlemen... O fato eh que para a sua alegria e sorte aqui estou eu para salvar o seu dia, o seu intercambio e a sua pele! 

Sim! Pois bem… Se vc ate o momento nao sabia como Skypar, ta mais do que na hora de aprender e por isso ai vao 6 dicas para facilitar a sua interacao com a possivel Futura Host Family.
 Take advantage of them and thank me later.

Dica numero 1 - Como agir : 





Vista-se adequadamenta, SEMPRE sorria, seja simpatica e paciente, esconda o nervosismo, fale devagar e peca pra repetir se nao entender. Tente tornar a conversa pelo Skype um dialogo prazeroso para ambas as partes! Trate os Hosts com respeito e faca comentarios adequados. Puxe assuntos em comum para descontrair, tente se familiarizar com os Hosts e com as kids. Nao chegue la e simplesmente solte 3812730201 perguntas sem emitir nenhuma opiniao a respeito de determinados assuntos. Estimule os hosts a te fazerem perguntas e tente mante-los interessados com as respostas que voce der. Tente responder as perguntas de maneira curta e indo direto ao ponto sem enrrolacao e por fim mostre que voce eh qualificada e apta ao trabalho.

Dica numero 2 – Ingles:



Seja CONFIANTE mesmo que seu ingles seja ruim. Se vc demonstrar q vc acredita em si mesma e nas suas abilidade de comunicacao, a familia tbm vai acreditar em vc. Nao menospreze o seu ingles ou mencione q ele “nao eh tao bom”, deixe a familia tirar as proprias conclusoes. Se vc simplesmente nao falar nada, ela vai levar em consideracao o quanto vc se esforcou e tentou fazer a comunicacao da certo MAS se vc citar algo sobre o seu inlges nao ser tao bom, vc vai abrir espaco pra a family pensar q a comunicacao entre vcs pode nao ter sido tao boa pq vc ainda nao tem capacidade linguistica o suficiente pra entender tudo o que eles quiseram dizer. Lembre-se, a entrevista pelo skype EH uma entrevista de emprego e VC esta vendendo a sua mao de obra entao nao faca nenhum comentario negative quanto a vc mesma.



Dica numero 3 - Estabeleca prioridades:



Perguntar sobre o carro, fds off e quarto com banheiro proprio eh importante? Sim, mas essas nao sao as primeiras perguntas q sairao da sua boca qndo vc for falar com a familia. Lembre-se, vc ta indo ser au pair primeiramente para TRABALHAR e nao pra passar ferias em outro pais... As primeiras perguntas que vc deve fzer tem que ser relacionadas ao trabalho e as criancas ja que isso mostrara para os Hosts que vc eh madura, responsavel e interessada em levar o seu trabalho a serio. Entao pergunte TUDO o que vc achar importante em relacao as criancas e suas obrigacoes, peca pra ve-las, pra falar com elas e mostre que vc esta interessada em conhece-las e participar da vida delas. Finalmente quando as perguntas em relacao as kids e seu trabalho se esgotarem, ai sim comece a perguntar sobre a vizinhanca, sobre a casa, sobre o seu quarto, banheiro proprio, transporte publico, fds livre, carro e por ai vai...

Dica numero 4 - Perguntas Gerais que vc deve fazer relacionadas ao trabalho:





Toda Au Pair sabe o que perguntar sobre o q diz respeito ao que lhe interessa “quarto, banheiro, fds e carro” mas nem toda au pair sabe o que perguntar em relacao a familia e trabalho. Agumas acham q desde que se tenha fds off e pais que trabalhem fora, ta otimo, mas a vida au pairiana eh um pouco mais complicada do que isso. Ha certas coisas sobre a familia que eh bom que vc saiba antes de embarcar nessa jornada e para facilitar a sua vida, a lista abaixo pode te dar uma ideia sobre o que perguntar. 

Keep in mind que CLARO que ha muitas outras perguntas a serem feitas e que variam de acordo com a idade das criancas e circunstancias especificas relacionadas a cada familia.


-Em que os pais trabalham.
-Schedule dos pais.
-Qual o seu horario de trabalho.

-Quais sao as suas responsabilidades.
-Eles esperam que vc ajude com tarefas domesticas? Se sim, com o que?
-O que eles esperam de vc no que diz respeito a criacao das kids?
-O que as kids comem regularmente e o que elas gostam de comer.
-O que as kids fazem no tempo livre. 
-Quais as atividades que elas tem durante a semana.
-Que horas as kids vao a escola e que horas voltam da escola.
-Como eh a personalidade de cada crianca.
-Como as criancas interagem entre si.
-Como as criancas interagem com au pairs e outros adultos.
-Se ha algo relacionado as kids que vc deveria saber “alergia, special needs, ADHD”

-Eles tem pets? Quantos?



-Quantas pessoas moram na casa?
-…

Dica numero 5 - Enfatize as suas qualidades e o que vc sabe e gosta de fazer.



Faca essas mesmas qualidades se destacarem na conversa para que fique claro o QUAO especial e unica vc eh e como vc tem qualidades que se destacam e que farao a diferenca quando a familia te escolher como au pair. Marketing minhas queridas, eh a alma do negocio!



Ex1:  Se vc gosta de cozinhar, mencione como vc tem a intencao de preparar comidas saudaveis pras kids, como vc acharia divertido juntar as criancas e fazer um bolo e enfeita-lo, como vc gosta de tentar receitas novas, como vc pretende ensinar as criancas a fazer cookies. Pergunte o que as kids gostam de comer e o que os hosts gostam tbm. “Que pessoa em sa consciencia nao quer que os filhos se alimentem bem e tenham variedade na escolha da alimentacao?”

Ex2:  Se vc gosta de fotografar em seu tempo livre, mencione isso. Fale pra os hosts q vc gostaria de criar scrapbooks com fotos das kids desde o momento q vc chegar la ate o momento q vc for embora, assim vc pode ver o quanto elas cresceram enquanto estavam sob os seus cuidados. Pergunte se eles se incomodam se vc fzer photoshoots com as criancas de vez em quando. Enfatize o quao divertido seria leva-los ao Parque, vesti-los bem e tirar fotos para guarder de lembranca. “Quantos pais nao gostariam de ter fotos lindissimas de suas criancas de recordacao?”

Ex3:  Se vc eh bom em artes e desenho, pergunte se as kids gostam de arts & crafts e fale o quao vc gosta de desenhar e pintar em seu tempo livre e como vc gostaria de poder ensinar as criancas a fazer o mesmo e transmitir o seu conhecimento a elas. “Os pais vao perceber que vc eh criativa e por isso mesmo vc ira incentivar o lado criativo das kids”

Ex4:  Se vc eh otima em esportes. Enfatize que vc gosta de outside activities e que vc curte participar e incentivar as kids a praticarem esportes e que vc adoraria jogar furebol com elas after school. “Os pais verao que vc eh ativa, assim sendo os filhos tbm serao ativos e sempre estarao fazendo uma atividade divertida”

Dica numero 6 – Prepare-se antes da tao temida conversa pelo skype.


O mais importante eh voce esta preparada emocionalmente e intelectualmente pra conversar com os Hosts. Esteja preparada para levar em consideracao que vc NAO vai entender tudo o que eles falarem e esteja preparada pra fazer as perguntas certas e responder adequadamente o que os Hosts tem a te perguntar. Estude possiveis perguntas e respostas, treine no Skype com alguem, fale com o seu ursinho de pelucia em ingles e quando a hora chegar tente nao da a louca e desligar na cara dos Hosts e fingir que a ligacao caiu, soh porque vc achava que nao estaria preparada pra dialogar apropriadamente com eles e acha que por email as suas chances de comunicacao serao maiores. 
Keep in mind que a host family esta interessada em conhecer a pessoa que tomara conta das criancas da casa e nenhuma troca de emails substitui uma conversa pelo skype. Eles querem ver como vc se comporta, como vc se comunica, querem ter a seguranca de que vc eh confiavel. Ficou nervosa? Simplesmente respire fundo, sorria, de o seu melhor e torca que de tudo va de acordo com os conformes.  
Share:
Unknown

7 comentários:

  1. ADORO seus posts! você é muito engraçada e suas dicas são muito válidas, vou guardar esse post no coração hahaha

    ResponderExcluir
  2. Brigada Clara!! =D

    Espero que as dicas ajudem mesmo e boooa sorte no processo!

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Eu estou em contato com uma família, mas fiz perguntas apenas pra sex-aupairs deles, porque no dia que falei coma host não tivemos muito tempo e só deu tempo dela me fez perguntas... será que na próxima eu espero um tempo ou digo que gostaria de saber algumas coisaa??hehehe
    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Andrezza,

      Entao... Eh importante os host parentes perceberem que vc ta interessada no trabalho e neles... Na proxima vez se acontecer o mesmo, pq vc n manda um email com certas perguntas a respeito do trabalho de au pair? Assim a host vai ver q vc ta tentando se comunicar e manter contato com eles o q vai ser ponto pra vc. Keep in mind q eh importante q a Host perceba que acima de tudo vc esta interessada em saber sobre as kids, entao vc poderia mandar perguntas por email a respeito do trabalho e qndo eles marcarem outro skype, vc pode perguntar sobre as regalias "mas antes faca mais perguntas sobre as kids e regras de trabalho a casa..." =D

      Excluir
  4. Que dicas maravilhosas!! Estou muito feliz de ter encontrado esse site! Está me ajudando muuitíssimo durante todo o preparo para ser uma Au Pair! Já já entrarei nessa fase de contato com as famílias, então seu post veio na hora certa!! Rsrs valeeu! e parabéns!!
    Xo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Tami!

      Espero meeesmo que as dicas te ajudem qndo vc comecar a falar com familias!


      Boa soorte.. =D

      Excluir
  5. Tô adorando ler os posts desse blog. Tô na fase do application. Saí da agência querendo fazer tudo em 1 semana. Boa parte consegui. Tá faltando o video, to enrolando pq tô com preguicinha e sei que faltando só isso já tô no mundo das au pairs! haha
    Pensei em fazer um video simples. No quintal de casa, com flores.. haha pode ser também né?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir