Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

05 junho 2013

Aprender inglês na Holanda? Dá certo?

Não muito sweetheart, não muito! 

Vim aqui especialmente cobrir pra Clau que tá na correria pós-chegada na host family e venho falar sobre um assunto que eu já escrevi um pouco sobre no meu blog pessoal, aqui: mas todo mundo fala inglês... 
Mas foi numa abordagem mais "sobrevivendo" na Holanda e não tanto "aprendendo inglês". Então por isso hoje resolvi escrever mais pra vocês. 


imagem repetida por motivos de: não existe outra que seja mais apropriada que essa! hahaha

Acontece que eu vejo muita menina vindo pra cá com um inglês básico-intermediário e que fala que pretende APRENDER inglês aqui. É claro, você vai usar bastante o seu inglês, é uma experiência válida... Porém, se o seu objetivo é APRENDER, eu não recomendo a Holanda.
Por que? 
Simplesmente porque aqui você consegue aprimorar e polir o inglês, mas não aprender corretamente. 
Pra quem já tem um inglês bom, é uma experiência excelente. Você vai praticar aquilo que você já sabe, usar no dia-a-dia, melhorar alguns pontos (como conversação, por exemplo), talvez consiga fazer um curso preparatório pro exame de Cambridge... Enfim, é mais do que válido!!!! 
Só que se você tá no básico, aí as coisas complicam... E vou listar abaixo por que:

  • - Apesar de fluentes, a host family não tem inglês como língua nativa. Assim sendo, eles também cometem erros. Quem já entende bem, consegue perceber e ignorar. Quem ainda está aprendendo vai assimilar esses erros como uso correto da língua. Ou seja... 
  • - Apesar de todo mundo saber falar inglês, a língua oficial do país é o holandês. Querendo ou não, você vai ter que aprender um pouco do holandês. Se já é difícil se dedicar ao aprendizado de uma língua, tente imaginar aprender duas ao mesmo tempo. 
  • - Todas as au pairs que eu conheço que não tem inglês como  língua nativa dizem que sentem que o inglês piorou desde que chegaram aqui. Acabam misturando muita coisa com dutch e cometendo erros que não cometiam antes.
  • - Existem muitos sotaques diferentes, o que dificulta o entendimento até pra quem tem um inglês avançado. Além do sotaque dos dutch, tem dos imigrantes de diversos lugares que vivem aqui e com os quais se entra em contato inevitavelmente. 
  • - Além dos imigrantes, suas amizades au pair também serão de outros países que não tem inglês como língua nativa (a não ser que tu dê sorte de conhecer canadenses, americanas, australianas e inglesas!) e também estarão aprendendo o inglês, o que significa que também irão cometer erros e muitas vezes nem você e nem elas saberão que está errado. 
  • - Não existem muitas opções de curso de inglês. É claro que se você quiser estudar inglês vai encontrar... Porém, se compararmos a quantidade de opções de cursos de inglês com a de cursos de dutch (por motivos óbvios né) se percebe que é bem limitado. 
O meu objetivo aqui não é desencorajar ninguém. É só alertar!! Você quer vir pra Holanda com inglês básico pra aprender? Ótimo! Venha! Porém venha consciente de que será muito mais difícil pra você aprender aqui do que em lugares que tem o inglês como língua oficial! E que você vai ter que aprender dutch ao mesmo tempo
Caso exista a possibilidade de elevar o seu nível de inglês antes de vir pra cá, se joga! Um inglês razoável é imprescindível na hora de ter uma adaptação fácil ou não! 
E por mais que aqui todo mundo realmente fale inglês se compararmos com a França, por exemplo, você ainda vai encontrar uma pessoa ou outra as vezes que não falam quase nada de inglês e vai ter que rebolar pra desenrolar a conversa! 
Ser au pair na Holanda é maravilhoso em vários aspectos, não me arrependo em nada de ter vindo pra cá, porém eu já desisti de "improve my english". Não tenho dúvidas de que ele vai melhorar por conta própria por ter de usar sempre, isso é óbvio... E ainda vou fazer meu curso de inglês aqui, por que eu, particularmente, acho que não faz sentido eu ter um diploma de dutch pendurado na parede e nenhum de inglês (por que não fiz nenhum tipo de curso antes!). Mas já tenho certeza de que, se eu quiser realmente melhorar meu inglês a um nível de quase fluência, eliminar sotaque e entender 100% de todas as conversas que eu tenho, eu terei que ir estudar em um país que tenha o inglês como língua nativa. Isso é fato! 
Novamente pequena au pair padawan... Se tu pretende vir pra Holanda, venha! Mas tenha a consciência de que se teu objetivo é aprender a língua inglesa, tu vai ter um longo caminho pra trilhar! 

Com isso me despeço de vocês nesse mês! Curtam nossa página no facebook e sigam o nosso twitter

Caso queira dar o seu pitaco nesse assunto, só deixar um comentário que ficarei mais que feliz em responder! ;) 


Tot straks! 
Share:
isabella k.

5 comentários:

  1. Super concordo!
    Eu no meus quases 2 meses que suportei ficar na Holanda, sofri muito com a comunicação uma por não ter um nivel de ingles bom na época e outra que os holandeses pelo menos os que eu conheci não tem paciencia com iniciantes =S
    Muitas meninas me perguntam pq eu nao indico ser au pair na Holanda esse é um dos motivos principais, alem de pagarem uma miséria e o povo ser bem difícil de convivência, mas eu sempre falo para todas cada experiência é unica e individual!
    Bjs
    Mandy

    http://aupairmandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não tive problemas com as pessoas por aqui não... Pelo contrário, acho todo mundo bem solícito quando se trata de 'falar em inglês'. Pelo menos comigo toda vez que falei "I'm sorry, I don't speak dutch" tive como resposta "Oh, I'm sorry, how can I help you?" ou coisas do tipo, variando de acordo com a situação. Claro, que, novamente, sotaques podem ser um problema, e nem sempre as pessoas são fluentes, mas nunca ninguém foi grosso comigo nem nada do tipo... Mas como falei, meu inglês até que é razoável e eu sou bem cara de pau, então não sei como eles são com outras pessoas.
      E cara, eu adoro a galera dutch, pq vc achar eles difíceis de conviver? Eu acho muito fácil, dutch não fica com meia hora, se tem alguma coisa errada já fala na lata, sem enrolação... E esperam que as pessoas falem diretamente com eles, isso facilita. Eu curto isso pra caramba!
      O dinheiro pode ser meio complicado mesmo, e meu próximo post vai ser exatamente sobre isso!!!! hahahahahahahahah

      Beijos

      Excluir
  2. To me organizando para ir daqui a ums dois anos. Tô no inter de Inglês e to querendo começar Alemão em Janeiro para depois puxar para o Holandes, o que acha? Começo logo com o Holandes? Obrigada pelas dicas, tô amando! Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Gente, quais o(s) curso(s) que as aupairs costumam fazer na Holanda?

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Estou pensando em ser Au Pair na Holanda. Pesquisando, encontrei seu blog.
    A moça da agência de intercâmbio me disse que vai ser bem difícil eu conseguir uma família por não falar holandês ou alemão...Tenho inglês avançado.
    Isso me deixou chateada pois gostaria de participar do programa na Europa e não nos EUA.
    Você sabia falar alguma dessas línguas ou deu para se virar com o inglês até aprender?
    Você demorou a conseguir uma família?
    Obrigada!
    Nicole.

    ResponderExcluir