Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

21 agosto 2013

Fake family: como pegar uma no pulo!


É só colocar “fake family” no Google e já aparecem milhares de avisos sobre cuidados que devemos ter para não cairmos na armadilha de uma delas! 

Mas o que é uma fake family, Fernanda? É uma pessoa, um grupo de pessoas que cria um perfil falso de família, coloca duas fotinhas de kids sorridentes e distribui mensagem que está precisando de Au Pair nas redes sociais, para tirar nosso dinheiro e jogar no lixo nosso sonho de morar no exterior. Só isso.

Essas pessoas possuem alguns truques para fisgar as mais desesperadas (todas nós), e algumas características acompanham o perfil dessas pessoas. Preste atenção, pois elas geralmente apresentam os mesmos meios de te enrolar:

-- Geralmente moram em uma cidade de sonho de au pair: LA, NY...
-- Salário mais alto que de costume (não muito, para não levantar suspeitas)
-- Geralmente duas kids que ficam na escola ou um baby, para facilitar o trabalho da au pair
-- Quarto da au pair parece um palácio: ar-condicionado ou aquecedor, guarda-roupa, frigobar, cama de casal, TV, internet livre, celular, e o que mais vier na imaginação... vejam um exemplo: You will be staying with us when you get here, You will have your Private Room which will have Bathroom/Toilet, Television, Air-Conditional and Internet Computer. You will have access to the Internet and a Telephone at home to get in touch with your friends and love ones”.
-- Não precisa trabalhar de finais de semana
-- Não perguntam muito sobre a au pair, o que pra mim é um ótimo indicativo de fake, pois que mãe #loca não estaria interessada em saber como é a pessoa que vai cuidar de seus tesourinhos?
-- Não se incomodam em contar muito das kids: geralmente tem um texto pré-produzido sobre o que elas gostam de fazer, mas quando são perguntadas sobre as kids, dizem coisas vagas, como: they are just fine!
-- Geralmente são mulheres, para aumentar a confiança da au pair.
-- Ela pode te enviar contratos falsos, de uma agência falsa, com um endereço que existe, mas não tem nada lá (fui no Google street view pra ter certeza).
-- Evitam muuuuito falar por Skype.

 Vou mostrar pra vocês alguns trechos de conversa que eu tive com uma fake family que apareceu no Facebook. Ela colocou o anúncio em várias páginas de au pair, com um link bem chamativo, do tipo:

“Família amável e divertida procura au pair dedicada e responsável para cuidar de duas kids. Os dois vão a escola e são muito sociáveis! Eles querem uma big sister, pra ser parte da família e serem verdadeiros amigos. K*** e K*** tem 3 e 6 anos, respectivamente. Eles adoram aventura, artes, viajar, futebol, literatura, eles são muito ativos querendo um parceiro para brincar com eles! Os interesses da família incluem o jardim zoológico, yoga, futebol, esqui aquático, esqui na neve, passeios no parque..."

Assim que eu percebi que eram fake, mandei uma mensagem pra todas as meninas que tinham respondido á postagem, alertando, mas sei que muitas a adicionaram e não deu pra avisar... As pistas que me mostraram que poderia se tratar de uma fake:

1. Me respondiam quase na hora, como se não tivessem o trabalho que disseram ter.
2. A pessoa tinha um perfil, em dois dias ele sumiu, e ela criou outro.
3. A pessoa tinha umas 40 páginas diferentes de au pair do mundo todo.
4. A pessoa tinha só 3 fotos da família e uns 5 amigos.
5. Não tinha nenhuma postagem no perfil.
6. Disseram que era obrigado a mudar pra agência deles.
7. Eles precisavam de alguém para setembro, e eu disse que poderia ir em novembro e eles disseram: nós te esperamos!
8. A família veio falar das “fees”, mesmo tendo agência.
9. Diziam o tempo todo que viajavam muito e que levavam sempre a au pair, mas disseram outras vezes que eu seria a primeira au pair. Preste atenção com as contradições!
10. Eu vi uma outra garota que a família tinha add e comecei a fazer perguntas pra ela. Juntas, percebemos que ela era realmente um p**a de uma fake family!

Eles usaram o nome de uma agência que existia, mas era um site falso dessa agência.    Quando eu achei o verdadeiro site, mandei um email pra eles, que logo me responderam:

THIS IS A SCAM. THEY ARE NOT ASSOCIATED WITH US. DO NOT SEND MONEY.

Depois eu entrei em contato com a mesma agência, só que pelo email que a família me 
mandou, e eles responderam com um email gigaaaante sobre o programa. E de repente, quando você está pulando de alegria, a fake host fala: você já pode largar sua agência e 
transferir o dinheiro para nós! Seja bem vinda à família!!! #sqn.

Meninas, tomem muuuito cuidado! 
Por falta de prestar atenção aos sinais, ou por ingenuidade mesmo, vocês podem jogar o sonho de vocês no lixo! Todos os seus planos, todas as viagens, e os obamas que iriam  ganhar, e um "eu te avisei" de todos aqueles que agouraram sua viagem!
Tem um site que ajuda muito as pessoas que querem ser Au pair e se livrar de um Scam, se chama "Scam Warners". Consultem também as meninas mais experientes, não faça nada sem consultar sua agência, nunca depositem altas quantias de dinheiro sem investigar muuito...

Boa sorte e até mês que vem! 
Share:
Fernanda Galera

13 comentários:

  1. Ótimo postagem Fernanda ! Supoer curti !
    Vou anotar todas essas dicas e fica atenta quando eu ficar online.
    Infelizmente, pela ansiedade e euforia deixamos que estes pequenos e IMPORTANTES detalhes passem desapercebidos.

    Um beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!!! :)
      Eu nunca fui medrosa com essas coisas, até que quase fui pega! Mandei mensagem pra Au pair care perguntando como deveria proceder, mas até agora não me responderam... temos que tomar cuidado sempre!


      Beijo e boa sorte!

      Excluir
  2. Oi Fernanda, muito boas as suas dicas. Espero nunca nem ter contato com uma fake family.

    Bjos. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Eu tbm espero que não!
      Um detalhe que a gente perde e acaba pobrinha!!!


      Obrigada pelo comentário!

      Beijo!!!

      Excluir
  3. Muito interessante a postagem : ) Temos que tomar cuidado mesmo! Anotei tds as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaah, tudo bem?
      Nenhum cuidado é pouco quando se trata desse assunto, porque além de podermos perder dinheiro aqui, ainda corre o risco de chegarmos lá e não ter ninguém!


      Abraços!!!

      Excluir
  4. você sabe se acontece de ter familias fakes em agencias conhecidas Fernanda ? Sou muito medrosa com essas coisas haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriella, tudo bem?
      Infelizmente essas pragas dessas "famílias" estão por toda parte!
      Pra me prevenir disso eu preferi ficar com uma agência, pras chances disso acontecer diminuírem!

      Vamos torcer e tomar cuidado!


      Beijos!

      Excluir
  5. Hello Fernanda!

    Está de parabéns, esse post foi muito útil, ainda bem
    que você descobriu antes... Essa família ainda deixou
    pistas que não estava tão normal, mas tem muitas pessoas mal
    intencionadas que podem nem sequer deixar pistas e destruir com o sonho de muita au pair...

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Eliangela! How are you?

      É a mais pura verdade! Muitas pessoas são mais espertas do que essas foram, e muitas meninas podem não ter consciência de que esse tipo de gente possa ser tão malandra!
      Pra mim eu coloquei uma regra: nunca confiar em famílias de facebook!

      As agências fazem uma grande triagem de famílias, e ainda há aquelas que dão errado, imagine a gente procurar por conta?


      Muito obrigada pelo comentário! Volte sempre!!!

      Excluir
  6. I'm fine! thank you.

    Pois é menina, tem que estar muito atenta.
    Mais uma vez, obrigada pela dica...

    Beijos tudo de bom...

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde!

    A empresa Grey Point Travel Agency entrou em contato comigo para trabalhar como Au Pair.
    Sou brasileira, formada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia. Tenho muito interesse em trabalhar como Au Pair, mas quando coloquei o endereço que eles me passaram, no google, o site que abriu foi o de outra empresa.

    Vocês poderiam me informar algo sobre a Grey Point Travel Agency?

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  8. Acabai de receber contato pelo whats. O fato é que sou irmão da pessoa que se cadastrou no site de au pair. Ele venho perguntando se eu ainda estava procurando família. perguntei do porque ele não entrou em contato pelo site como normalmente é feito. ele disse que viu meu contato lá ( em momento nenhum falei que era o irmão) e perguntou quando é que eu poderia viajar, assim de cara. detalhe, apesar do prefixo ser dos EUA ele venho falando comigo em português desde o primeiro contato. Perguntei quantos filhos ele tem ele respondeu 1. perguntei a idade e ele 17 meses... sem detalhes sem nada. pedi foto e ele falou para olhar no perfil dele. marquei então uma chamada de video passando um horário, mas ele nem fez questão de saber se eu estava falando horário de Brasília ou não. só disse que estava marcado. Estou muito desconfiado. minha irmã é inocente rss e está tão desesperada para conseguir uma família... ela tem 26 anos e é a última chance dela. O que a torna mais suscetívela golpe.

    ResponderExcluir