Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

21 setembro 2013

Crianças com deficiência: já pensou em trabalhar?


Lindas e lindos: meu post vai falar um pouco sobre o trabalho com crianças que possuem algum tipo de deficiência, que é minha área de interesse no momento. Eu raramente vejo falarem disso pelos blogs de Au Pairs, então resolvi colocar um pouco da minha experiência aqui.

Primeiramente, me desculpem pelo graaande atraso, mas eu sei que vocês vão me entender!!!

Dia 20 foi a pior noite da minha vida! 
No dia seguinte, sábado, eu teria que apresentar meu TCC (pra quem não sabe, é o Trabalho de Conclusão de Curso, que permite que eu me forme, ou não), então eu estava preparando minha apresentação, com meus pais em casa (os lindos vieram me visitar #muitoamor), minha orientadora me esperando mandar os slides, um calor de 33 graus em plena meia noite, minha gastrite atacou!

imaginem: meu corpo tava pifando e eu teria que acordar no outro dia bem cedo, entrar numa sala com pessoas me julgando na frente de meus pais e decidindo minha formatura. OK. Um pouco de drama nisso tudo, mas foi a pura verdade. 

E é claro que eu não queria vir aqui antes de saber se eu teria passado. 
EU PASSEI!!! Uhuu.... Que alívio!!! Melhor notícia do mundo, pois vou poder dormir em paz depois de semanas mal dormidas! 



Mas o que é que isso tem a ver com sua vida de Au Pair, Fer??? Você me pergunta.  



Tem tuuudo a ver, minha gente!

Number one: só estava esperando me formar para poder dar continuidade ao processo. Para quem não sabe, só falta eu terminar de tirar carta pra ficar online, e como eu estou fazendo isso na cidade dos meus pais, não na que eu estudava, demorava bemm mais! Agora estou free!!! Minha formatura será dia 24 de outubro, mas já terminei tudo da facul!

Number two: você sabe o tema do meu TCC? Of course not, mas eu vou te contar! Eu escrevi sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), você conhece? É a segunda língua oficial do nosso país, usada pela comunidade surda. Eu sempre tive muuuito interesse em trabalhar com crianças surdas, mas nunca soube como encontrar um meio chegar até elas. Na faculdade eu comecei a ter aula de LIBRAS, e minha professora surda me ajudou a chegar até uma escola bilingue (Libras/Português). 

Aí eu me A-PAI-XO-NEI gente! Comecei a aprender a língua de sinais, a me comunicar, a pensar diferente sobre o modo como aquelas crianças enxergam o mundo e sobre a vida delas! Passei horas muito lindas lá, e para relacionar o tema com meu curso, Letras, eu comecei a estudar a linguística da LIBRAS. 

Eu queria poder trabalhar com crianças surdas nos EUA, onde pretendo ser Au Pair, mas aí eu teria que aprender a ASL (American Sign Language), que é a Língua de Sinais Americana, pois cada país tem uma sinalização diferente. Talvez eu até embarque nessa, porque creio que muitos pais procuram Au Pairs qualificadas, ou pelo menos com experiência, para cuidar de seu filho surdo.

Você já pensou nisso?
Encararia essa empreitada?

Eu amo crianças! Sempre fui aquela que está conversando com os baixinhos, a que tem paciência, a que ensina, que cai, que corre, que brinca e realmente se diverte com elas. Ainda estou pensando se nesse período (terei uns 3 meses até ficar online), eu arrisco isso, já que vou fazer de tudo para melhorar meu currículo Au Pairiano. 

O que vocês acham? Conhecem alguma criança com algum tipo de deficiência? Já pensaram em trabalhar com isso? Acham que eu estou louca? 


Abraços sinalizados pra vocês! 







Share:
Fernanda Galera

8 comentários:

  1. Poxa Fernanda, primeiro parabéns pela aprovação no TCC e segundo pela coragem em embarcar para aprender e ensinar ASL, mas concordo contigo que será um desafio a mais para ti, mas ao mesmo tempo irá lhe dar uma qualificação a mais e que, provavelmente existem raríssimos profissionais no Brasil com essa qualificação (uma opinião leiga minha) e as pessoas com deficiência também tem direito a aprender uma segunda língua.

    Sinceramente pensar em lidar com crianças com deficiência é complicado para mim, eu as admiro demais mas não acho que saberia lidar corretamente, mas eu admiro e tenho muita vontade de auxiliar pessoas com deficiência de algum modo, pois certa vez trabalhei em uma central de atendimento com deficientes visuais e ficava impressionada com eles, com a forma que trabalhavam, pois era desafiador: de um lado o sistema falando, do outro o cliente e eles tinham que passar o que o cliente falava através do teclado para o sistema, enfim,rs.

    Ahh, não, você não está louca,rs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa, tudo bem?
      Muito obrigada pelos parabéns! Estou muito feliz!
      Você tem toda razão: tem pouquíssimos profissionais aqui no Brasil, que sejam realmente qualificados para trabalhar com crianças surdas.
      E olha: tudo é questão de conhecimento, sabe? a gente pensa que não vai dar conta, e de repente tá sinalizando... é uma delícia! tenho certeza que se você tentar, vai se dar muito bem!
      É um trabalho realmente desafiador, como você disse, e muito gratificante!


      Obrigada por não me achar louca! kkkk


      Abraços!!!

      Excluir
  2. Olá Fernanda, parabéns pelo TCC, é bem complicado, eu sei como é estou fazendo o meu... ele dura 2 anos e é em grupo, o que eu acho bem complicado também....

    Parabéns pela iniciativa de aprender a Libras para ser Au pair, vai fundo, você vai se dar muito bem....

    Eu não tenho experiência com crianças com deficiência, mas confesso que quero ter sim, estou no momento preenchendo meu application, se tudo der certo meu teste será dia 15/10/13.

    Boa sorte!!!!

    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty! Obrigada! Foi uma luta e uma correria, mas nada paga o momento em que seu orientador lê a ata de aprovação da pesquisa! é o melhor sentimento que se pode ter na vida acadêmica!
      Eu aconselho super você a ter contato com crianças com deficiência, você se tornará uma pessoa melhor e entenderá uma realidade que ás vezes está distante da nossa.
      Boa sorte com seu teste!
      Nos mantenha informada, ok???


      Beijos!!!

      Excluir
  3. Oláa Ferr, que legal que você passou no seu tcc, em dezembro é o meu hehehe, estou mega nervosa, mass tenho certeza que vai dar certo. Minha amiga está fazendo o tcc dela sobre libras tbm, ela até fez curso de libras. Tenho aulas de Libras na facul esse semestre mas confesso que é pra quem tem o dom... hehehehe
    Boa sorte no seu processo e Parabénsss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, foi um sufoco! kkk mas graças a Deus deu tudo certo! e olha que eu fiz o meu em menos de dois meses: é só se concentrar que tudo dá certo! o nervosismo é a coisa mais normal que tem; eu quase tive uma gastrite! kkkk

      depois me passa o contato da sua amiga, pra gente trocar uma ideia!

      meu email é fernandagalera@hotmail.com


      Abraços e bos sorte pra nós!

      Excluir
  4. Olá, conheci o blog ha poucos dias e estou adorando!!
    Então,parabéns pelo TCC,rs!
    Minha mãe é voluntária em dois hospitais na cidade aonde ela mora (Taubaté) e agora esta fazendo aulas de Libras,ela esta amando!
    Achei linda sua intenção de ajudar crianças com deficiencia!
    Com certeza vai dar SUPER CERTO! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!
      Seja sempre bem-vinda ao Blog! e obrigada pelos parabéns! estou muito feliz! :)

      Por que você não embarca nessa tbm?
      Aproveite que vai ter sua mãe para conversar em sinais, você vai se surpreender! Eu amo aprender, e sou apaixonada pela língua!

      Muito obrigada pelos votos de boa sorte, e eu te desejo o mesmo!

      Mantenha contato!
      Meu email: fernandagalera@hotmail.com

      Beijos!

      Excluir