Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

17 outubro 2013

O guia da au pair mochileira européia!

Bom dia amiga au pair, estamos aqui em mais um dia 17 pra escrever um post bacanésimo pra vocês! 

Esse mês eu resolvi escrever sobre um tema que todo mundo curte e adora: VIAGENS

Eu considero que viajei razoavelmente bem... Óbvio que tem meninas que viajaram muito mais que eu, mas também tem meninas que viajaram bem menos... Como eu só tenho única e exclusivamente o meu pobre dinheirinho de au pair e nada mais que isso pra bolar minhas viagens, acredito que  consegui fazer mais que o esperado. 
E por isso mesmo vim aqui compartilhar minhas dicas com vocês... Vamo lá! 



A primeira dica, e a que eu considero a mais importante é: PLANEJAMENTO ANTECIPADO
Eu sempre programo minhas viagens com pelo menos 2 meses de antecedência, assim consigo pagar menos nos tickets, consigo vaga em hostel tranquilamente, tenho tempo de pesquisar bastante sobre a cidade e o país e double check tudo antes de partir! 
É legal e divertido pensar em viajar de último minuto, fazendo uma grande aventura e etc? Sim, com certeza! O problema é que vai ser tudo muito mais caro! E a gente sabe muito bem que au pair que é au pair não pode se dar ao luxo de pagar mais caro, não é mesmo? Se você compra os tickets com pelo menos 45 dias de antecedência, é CERTEZA que vai pegar algum nível de desconto! 
E planejando tudo antecipadamente você também consegue escolher direitinho qual a melhor opção pra você, comparar preços, calcular e recalcular quanto economizar até o dia da viagem... enfim... Parece boring e nada "adventurous", mas é o que temos pra hoje! 

Depois de saber direitinho pra onde ir e quantos dias que ficar, a segunda coisa mais importante é: HOSPEDAGEM
Aqui assumo que deixo o au pair lifestyle de lado um pouquinho pois sou cagona... A principal hospedagem recomendada pra quem é au pair e tem budget limitado é: couchsurfing! Conheço várias meninas que já fizeram em várias cidades e nunca tiveram problemas! 
Mas como na maioria das vezes eu viajo sozinha, prefiro ficar em hostel, pois além de ser mais "seguro", a chance de conhecer alguém pra me "acompanhar" é maior! 
Pra quem viaja em grupos, uma boa dica é o AirBnb, um site estilo couchsurfing, só que você paga pra ficar na casa da pessoa... Se você está em 3 ou 4, o preço pode ficar mais em conta que em hostel, afinal você paga por quarto e não por pessoa! 
Eu sou defensora ferrenha de hostels... Amo a atmosfera e a vibe desses lugares, e sempre acabou conhecendo pessoas extremamente fascinantes e com histórias muito bacanas!

Outra coisa que eu sempre faço é: Estudar a cidade pra onde estou indo com calma antes. 
Isso é: dar uma olhada no mapa de transporte público antes, pesquisar os preços e bilhetes, ver quais atrações são free e quais são pagas, dar uma olhada em onde fica cada coisa no mapa da cidade, enfim... Ter uma noção geográfica e econômica de tudo antes de sair de casa. 
Eu sou muito boa em me perder, então fazer isso é quase que essencial pra que eu me perca só um pouquinho e não chegue a me atrapalhar por isso. Fora que as vezes acabou descobrindo coisas interessantes que não aparecem num primeiro google da cidade... Preços especiais de bilhetes de transporte, atrações temporárias e outras gratuidades... 
Se não quiser perder muito tempo com isso, a única coisa que eu realmente acho essencial é estudar o transporte público! Saber como você chega da estação/aeroporto até onde vai se hospedar e quanto custa! Já passei apertos por não checar horário por exemplo, ou alternativas caso alguma coisa tivesse em reforma (o que convenhamos, aqui nessa Europa SEMPRE TEM REFORMA!) ... Então é sempre bom ter alguma noção do que fazer nesses casos! 

Budget: Eu sempre tento manter um budget que varia entre 25 e 40 euros por dia pra viagem, tirando passagens e hostel. Na verdade o meu menor budget foi 28 euros por dia e o maior 38. É uma média razoável e que pode ser tranquila pra países mais baratos ou mais apertadinha pra lugares mais carinhos... Tudo depende de você também. 

Agora vamos a listinha esperta de links amigos da au pair: 

Rome2Rio - Site que dá todas as opções possíveis de trajetos entre todos os lugares do mundo. Uma mão na roda pra quando você ainda tá começando a montar itinerário, ou não sabe qual empresa faz aquele trajeto.
Skyscanner - Site que procura passagens de avião. Eu uso pra descobrir quais companhias fazem o trajeto que eu quero e depois vou direto nos sites pra confirmar os preços. 
HostelWorld - Site para bookar hostels, sempre válido conferir as notas e reviews. Eu sempre procuro bookas lugares com nota maior que 70 e que custem 15 euros ou menos. 
CouchSurfing - Dispensa explicações e/ou apresentações. 
AirBnb - Site de aluguel de quartos para temporadas ou viagens. 
Eurolines - Empresa de ônibus que tem cobertura quase que completa da Europa. 
Megabus - Empresa de ônibus extremamente barata e que faz as principais cidades. 
Raildude - Site para procurar tickets de trem. 
Tripomatic - Site que te ajuda a montar o seu roteiro turístico, lista todas as atrações, você inclui as que quer visitar e ele cria um mapinha pra você seguir depois. 

Acho que consegui incluir a maioria. Caso alguém conheça algum outro link diferente, ou se lembre de algo que eu esqueci,fique a vontade pra deixar dicas nos comentários!
Por enquanto é isso galera, vejo vocês no mês que vem! 
Share:
isabella k.

4 comentários:

  1. ÓTIMO post e concordo em todos os itens! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! I'll keep all that in mind in my next adventure traveling around.. ;p;

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!! Vou anotar tudinho haha, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post gata, ficou ótimo! Segue uma dica valiosa tbm: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3868953/guia-criativo-para-o-viajante-independente-na-europa-9-edicao #recomendo :o*

    ResponderExcluir