Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

06 dezembro 2013

Dicas para não chegar boiando no inglês

Para a maioria da galera que embarca no programa de au pair, será a primeira vez que terá contato direto com nativos da língua inglesa (ou outra língua que fale no país), mas nesse post falarei especialmente do inglês. No meu caso foi assim, eu estudei inglês por anos no Brasil, mas a primeira vez que pratiquei de verdade foi quando me meti a ser au pair.

Já até escrevi um post aqui no blog comentando como é difícil o começo e como a gente paga muitos micos até se acostumar. Clique aqui para ler.


Dessa vez darei algumas dicas pra vc que terá seu primeiro contato direto com a língua  e diminuir suas chances de pagar um micão quando chegar na terrinha prometida.

1-) Leia em inglês: tá a fim de começar a ler a saga do Jogos Vorazes? Não compre o livro em português. Leia-o em inglês. Leia revistas e jornais internacionais também, acesse o site deles e leia onde for: no metrô, no ônibus, no dentista, no veterinário. Não se preocupe com pequenas palavras que vc não sabe o significado, leia tudo, entender o contexto é o que importa. Anote as palavras que vc nao conhece e as procure depois no dicionário.

2-) Faça cadastro em sites de relacionamento: é solteira (o)? Então faça já seu cadastro pelos sites de relaciomento por ai. Arrumar um gatinho (a) é lucro, o que importa é conversar muito, adicionar no Facebook, e até conversar pelo skype pra treinar speaking e listening. 

3-) Assistir filmes e programas de tv: tenho certeza que todo mundo aqui adora filmes e seriados em inglês. Então vamos parar de colocar legenda em português e colocar-las em inglês. Depois de um tempo fazendo isso, que tal arriscar assistir sem legenda nenhuma?

4-) Procurar a letra das músicas: escutar música também é uma coisa que a maioria das pessoas gostam. Tem até aplicativos para smartphones que toca as músicas do seu celular e mostra a letra. Além de parar de cantar o "embromation" é muito melhor quando vc sabe o que tá cantando.

5-) Vocabulário au pair: o mundo au pair tem o seu vocabulário. E envolve comidas, crianças, brinquedos, diversão, doenças etc e tal. Pegue um domingo que vc estiver sem fazer nada e procure no google sites dessas revistas dedicadas a pais - em inglês é claro. Além de aprender mais sobre crianças, vc vai ficar mais familiarizada com o vocabulário que envolve esse mundo. 

Mesmo que vc estiver fazendo o processo do programa  através de uma agência. Faça cadastro nos sites independentes também, conversar com várias familias e ler seus perfis ajuda a enriquecer seu vocabulário nessa área. De repente vc até ache uma familia bem bacana, que se cadastre na sua agência para te ter como au pair. Não é impossível, aconteceu comigo!

6-) Não ter vergonha de falar: Alguém que vc conhece fala inglês? Pegue essa pessoa pra te ajudar então, peça pra ela conversar em inglês com vc, nem que seja pelo menos 1 hora por dia.

7-) Tem smartphone? Perfeito: vc sabia que o smartphone é uma ferramenta poderosa para aprender outra língua? Já que vc pagou 20 mil reais nesse Iphone ai, vamos usar o que ele oferece. Existem aplicativos adoidado de graça, como o que mostra a letra das músicas que comentei antes. Tem também dicionários, jogos, apps de revistas, de jornais, app para baixar livros em áudio. Os dicionários até falam, ou seja, se vc estiver com dúvida na pronúncia de alguma palavra, pronto, seu smartphone pode te ajudar.

8-) Internet: a internet é outra ferramenta a favor do aprendizado do inglês. No youtube, por exemplo, tem diversos canais voltados ao ensino de língua inglesa, e eles publicam vídeos interessantíssimos. Existem varios blogs e sites com conteúdos como exercícios, vídeos, explicação da gramática, dicas, vocabulários específicos e por ai vai.

9-) Parar de preguiça: sei que muita gente tem preguiça de aprender/melhorar o inglês. Mas ninguém nasce sabendo, já dizia sei lá quem, portanto, faça bom aproveito do tempo que vc passa esperando o embarque. 

10) Agora é hora de acessar os links abaixo porque uma vez que vc pisa em solo estrangeiro a qualquer momento vc vai ter que usar o inglês, dai vai de vc, pagar mico ou não.

Revista Speak up: disponível no Brasil


New York Times: O jornal mais famoso dos Estados Unidos

Washington Post: O jornal da capital dos Estados Unidos

PS: sigam eles no Twitter: @washingtonpost , @nytimes

Plenty of fish: site de relacionamento

Hot or not: esse app para smartphone é para conhecer pessoas ao redor e está super em alta nos Estados Unidos, mas só funcionará quando vocês chegarem na terrinha gringa. 

TuneWiki: app de letras de música 

GAP: a maioria de vcs já conhecem esse site de host families

Care.com: muito bom esse site para encontrar host families

Parenting.com: site sobre crianças

App de dicionários que eu uso para Iphone (procurem saber se tem para outros smartphones): Phrasal Verbs, Google Translate, WorldWeb, The Free Dictionary, DictBox.


Beijo até o próximo mês. 











Share:
Entre na Mente de Mari

7 comentários:

  1. Giselle Ferraz:
    Nossa, seu post me deu uma levantada, uma coragem para arregaçar as mangas e correr atras´do lucro srsr, pois realmente tenho muitas dificuldades e ainda estou esperando aprender por "osmose" kkkkkkkkkkkkkk, valeu pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que bom, isso ai! Arregasse a maga e mao na massa :)

    ResponderExcluir
  3. Eu costumo passar horas no livemocha e tbm assistindo minhas séries favoritas sem legenda. É algo bem mais natural!

    ResponderExcluir
  4. Outro app pra smartphone excelente e que eu uso bastante é o Duolingo e o LinguaLeo (o segundo eu não tenho certeza se tem pra Android) mas são super bons pra aprender palavras novas e aprender a pronúncia.

    No duolingo eles ensinam por nível, você começa no basicão e vai aumentando, é bem interessante, porque você aprende aos poucos. Nesse app eles te dão frases pra traduzir do português pro inglês, do inglês pro português, te dão exercício apenas de áudio, onde você escuta e tem que escrever corretamente o que está sendo falado e além de ter também os exercícios pra você falar em inglês, e se você não acertar, perde coraçãozinho. É muito interessante.

    Já no LinguaLeo ele é como um dicionário, ele te passa palavras soltas, pra você ver tradução e colocar "Eu entendi/Eu não entendi", e ai depois eles te dão exercícios pra soletrar as palavras, é bem interessante também, e ajuda bastante!

    Espero ter ajudado!

    Beijosss

    ResponderExcluir