Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

08 dezembro 2013

Troca-troca, você sabe fazer isso?





Já que estamos em dezembro, mês do Natal mês que eu fico mais introspectiva, resolvi escrever algo referente a isto.

O assunto desse post vai ser sobre uma troca, essa troca pode ser uma troca de presentes, troca de cultura, troca de carinho, de amor entre nós au pairs e a nossa host family.

Muitas Au Pairs se preocupam se vão ganhar presentes, ou se deve comprar presentes ou não etc....

Tudo depende da família em que você está, se você chegou no início do ano, você ja passou algumas datas com a sua host family, como aniversário, Valentine's Day, entre outras datas e convivendo com eles você ja deve ter notado se eles realmente te tratam como se você fosse realmente da família ou se eles são mais frios e tal...

Eu cheguei em Março de 2012, no dia em que eu fui recebida, não ganhei nada deles, já algumas meninas tem mais sorte, ja chegam ganhando um monte de coisas...outras não... mas voltando ao assunto... logo no mês seguinte ja seria o meu aniversário, páscoa e o niver do meu host.
No meu aniversário eles superaram as minhas expectativas, porque eu imaginei que eu fosse ter um simples bolo de aniversário, mas não, eles fizeram uma festa surpresa e me deram uma sacola cheia de presentes.... claro que além de eu ter ficado sem palavras eu amei né?Me senti muito querida! Abraçada! Esse gesto que eles tiveram comigo foi muito importante para mim, ainda mais que eu estava no início dos meus longos 2 anos de au pair que eu teria pela frente com eles.

Depois desse gesto eu fiz questão de comprar presentes para todos eles, em data de aniversário, dia dos pais, dia das mães, natal e assim foi a nossa troca, reciproca!

Eu sempre demonstrei ser gentil e flexivel, com isso ganhei confiança deles e um grande carinho.
Uma dica que eu dou para vocês é que não esperem nada das pessoas para vocês não se decepcionarem, mas tentam fazer o melhor de vocês para criar um ambiente harmonioso, se eles derem abertura, seja amavel tanto com eles quanto com as kids, mas infelizmente tem famílias que não dão abertura e são realmente frias, mas mesmo assim e por que não tentar mostrar através de gestos o quanto é gostoso ser gentil com as pessoas? E tudo gente  pode ser conversado, tudo pode ser trocado, tudo pode ser menos complicado quando existe a comunicação.
As vezes a gente pode ser atacada injustamente, mas e por que não conversar com a nossa host family e dizer ,hey? não é bem assim.... e expor também os nossos medos, os nossos desejos, o que achamos certo, oque achamos errado? Quando nos comunicamos tudo fica mais fácil.
Quis tocar nesse assunto porque eu vejo tantos rematch por ai por besteira, por falta de comunicação, ou meninas depressivas porque esperam demais.... ahm estou mal , porque a minha host family vai viajar e vou ficar em casa sozinha no natal....  Nossa! Isso é uma oportunidade maravilhosa, porque você também não aproveita esses dias para fazer uma viagem? ou para reunir as au pairs que estão ai do seu lado para vocês organizarem coisas juntas? ou então tirar esse tempo só para você? Ahm não vou ganhar presente, uê se você não vai ganhar presente dos hosts então presenteie você mesma, dê a você mesma aquele presente que você tanto queria.... algumas reclamam da host family, mas precisam olhar para dentro de si mesmas e se questionar, se analisar se você tem dado o seu melhor para eles também?
Eu pensando desse jeito e me esforçando, consegui consquistar muitas coisas....
E sobre presentes, a gente não precisa comprar coisas caras não, presente significa um gesto de carinho... você pode fazer algo simples, como desde escrever um e-mail carinhoso, mandar uma mensagem de texto para seus hosts, fazer um video, ou um trabalhinho com fotos das kids, tente descobrir o que eles gostam e o que eles valorizam...
A minha host por exemplo ela não tem o habito de revelar fotos, ela sempre deixa tudo armazenado em pen drive, cds, no computador e tal.... e quando percebi isso, eu comecei a explorar esse lado, por exemplo no aniversário dela, eu comprei um porta retrato de mdf, sabe aquela madeira crua, que você pode fazer várias coisas de artesanato nela? então eu comprei um porta retrato desse para cada kid minha, eu cuido de 4 para quem não sabe... e comprei uma baú pequeno de mdf também, que eu poderia colocar na tampa dele uma foto, dai ou seja cada kid decorou o seu porta retrato como eles queriam, e como eu ja tinha um album com um monte de fotos deles guardado, que eu fui revelando aos poucos, eu abri o album e pedi que cada um deles escolhessem uma foto, dai cada um escolheu uma foto deles mesmo e colocamos no porta retrato e o baú eu pedi para que cada um deles pintasse um pouquinho, fizemos uma colagem com mais outras fotos e decoramos o bau, eles também fizeram desenhos para a mãe, desejando um feliz Aniversário, envelopei tudo e coloquei o nome deles no envelope e enquanto eles faziam todas essas atividades eu fui filmando , no video eu contava para a minha host o que eles estavam fazendo, pedia no final do video para cada criança deixar uma mensagem e eu finalizava o video dizendo uma mensagem para ela e agradecendo ela por tudo.
Gente isso vale muito mais do que um presente qualquer, uma bolsa ou um relogio de marca, um perfume etc.... 
É só utilizarmos a criatividade.

Para finalizar, o que eu quis dizer com esse post é que podemos criar o nosso mundo, se o seu mundo estiver azedo, passa um açucar nele, com o seu jeitinho que só você sabe adoçar, se está de cabeça para baixo, desvire..... conhecem estratégias? então... Crie a sua, para tornar o seu natal delicioso, e a sua vida  au pairiana também! Pensem nisso!

Aproveitando a oportunidade, gostaria de desejar a todos vocês um Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

Para quem está começando o processo: Desejo de coração muita sorte discernimento, paciência, sabedoria na hora de escolherem as famílias e que o papai Noel  capriche trazendo uma família bem especial para cada uma de vocês!É isso ai, sucesso para todos nós em 2014! 

Um abraço a todos e nos vemos no próximo post, no dia 09 de janeiro de 2014.

Ps: Se quiserem acompanhar o meu blog pessoa, me enviem um e-mail: vanise.perli@hotmail.com


Share:
Nise

Um comentário:

  1. concordo muito contigo!!
    e amei o presente das fotos.com certeza, até pras pessoas do brasil, vale muito mais algo simples e feito carinho, do que algo de R$100 comprado pronto e na pressa de escolher. (o dificil é ser criativa todos os anos com as mesmas pessoas hehe)

    adorei! :)

    ResponderExcluir