Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

26 janeiro 2014

Embarque - Inverno ou Verão?

Este mês, ter idéia sobre o que escrever me pareceu bem mais difícil! Este blog já abordou tudo que posso imaginar. Então pensei que talvez, mesmo que os mesmos assuntos sejam abordados mais de uma vez... o interessante é que aqui vocês podem ter mais de um ponto de vista sobre a mesma coisa!

A grande maoioria das meninas que me procura já tem uma data aproximada em que desejam viajar. Todo mundo leva em conta quando quer sair do trabalho, quando vai terminar a faculdade ou quando vai ter dinheiro disponível para realizar o programa. Mas quase ninguém pensa mais que duas vezes sobre como será lá para você quando você finalmente chegar. E acredite, o clima pode influenciar BASTANTE!

Aqui no Brasil não estamos acostumados às mudanças radicais no clima. Não da maneira como ela existe nos EUA ou na Europa. Também não temos noção de como nossos corpos e mentes (especialmente) irão reagir a esta mudança. E é um assunto delicado, que deveríamos dar mais atenção.


Eu embarquei no verão, cheguei na semana com o dia mais longo do ano. Passei dias sem ver anoitecer (ainda estava me adaptando ao fuso-horário). Os dias eram lindos, todos gostavam de ficar no quintal, varanda e fazendo atividades fora de casa (parques, praias, piscinas...). Mas eu, que havia acabado de chegar não consegui aproveitar muito. Logicamente, saí, curti o sol e a praia com as crianças. Mas eu não tinha muitos amigos com quem dividir o verão. E em menos de um mês meus hosts entraram de férias e foram viajar com seus filhos... e eu nem tinha companhia para as minhas férias. Fui viajar sozinha (também foi ótimo e conheci muita gente legal). Mas obviamente eu tinha menos conhecimento de Europa e também bem menos dinheiro para gastar viajando, já que eu havia acabado de chegar.


Embarque Verão 
Prós : Os dias duram mais, você é bem recebida em todo lugar e conhece pessoas diferentes com muito
mais facilidade. Tem muito mais festas e locais para viajar e conhecer, mais tempo para curtir o dia e muito mais fácil de acostumar com a vida holandesa.

Contras: Tendo acabado de chegar, você quase não conhece ninguém (faça amizades online antes de ir!) para poder curtir o verão. Você tem pouco dinheiro guardado para gastar com viagens e saídas e corre o risco de passar o verão meio "em branco".

Embarque Inverno
Prós: Tempo suficiente para juntar dinheiro para aproveitar o verão; tempo para fazer amizades até suas férias; comerça seu intercâmbio na época mais difícil e aproveitar o sentimento de "novidade e deslumbramento" da chegada para não sentir a época. Bom para curtir os hosts e as kids, as atividades são mais caseiras e você tem mais tempo para conhecê-los. Como você acabou de chegar, não fica tão triste passar o Natal e Ano Novo fora de casa e com estranhos (pois tudo é novidade no começo).

Contras: Chegar na época mais fria do ano e normalmente mais díficil de suportar (frio, dias mais curtos); não conhecer ninguém para aproveitar o tempo de lazer em casa (ou na casa de alguém); se o Natal e a virada do ano são importantes para vocês, ter acabado de chegar nesta data pode fazer com que você passe essas datas especiais meio sozinha, apenas com os novos conhecidos.


Também são nessas duas estações que acontecem a maioria dos embarques de au pairs. São as viradas de ano, seja o ano em si ou o ano escolar. E muitas famílias acabam entrando no programa de au pair também nesta época, por causa do número de atividades em que se envolvem. Claro que embarques durante a primavera e outono também acontecem (e bastante), mas muitas vezes tanto família quanto au pair precisam concluir um "semestre" em algum lugar para poder iniciar a aventura do programa.

Mesmo que muitas sintam que o ideal é embarcar em uma estação mediana, como o outono, o normal é querer terminar um semestre da faculdade, ou completar um curso. Atividades que normalmente se encerram com a mudança de semestres. 

Conversando com as meninas, o outono aparece como a melhor época para o embarque. A época ideal.

Embarque Outono
Prós : A melhor época para você chegar com tempo suficiente de juntar dinheiro para aproveitar o verão. As temperaturas são mais amenas e agradáveis, e isso te ajuda a se acostumar e se preparar para o inverno. Você aproveita a época em que as pessoas estão retornando às atividades normais após o verão, mas ainda não se recolheram totalmente para enfrentar o inverno.

Contras: Normalmente não são muitas pessoas que embarcam nesta época, então você chega meio sozinho. As amizades e grupos já foram feitos e você é o novato ou então você é a pessoa que chegou antes e todo mundo depois ainda no começo da experiência.

E a estação das flores? De acordo com as conversas que tive na internet sobre o assunto, essa é a época que as pessoas menos desejam embarcar. Não sei o motivo ao certo, mas imagino que aqui você tenha os contras de embarcar no outono somado aos contras de embarcar no verão...

Embarque Primavera
Prós: Época muito gostosa para passear, tirar fotos e as pessoas estão cada vez mais nas ruas e curtindo o dia. Mais fácil de acostumar com as temperaturas.

Contras: Assim como no outono, você chega meio "sozinho" enquanto grupos e amizades já estão mais consolidadas. Planos para o verão podem já ter sido marcados e você não tem muito tempo para juntar dinheiro para viajar e aproveitar o verão ao máximo.

Mas qualquer data, qualquer época, você precisa sempre se adaptar e concentrar as energias em como aproveitar ao máximo a estação. Todas tem seus lados bons e ruins e todas são interessantes para curtir. Como? Aí é com você ^.^


Share:
Nadja Kari

4 comentários:

  1. Eu cheguei um pouco antes do início da primavera, e apesar de ter adorado e aproveitado bastante, acredito que a PIOR PARTE é que no final do seu ano, quando nada mais é novidade, suas amigas começaram a ir embora, você já não ta mais com todo aquele ânimo do começo e ou ta desesperada pra chegar em casa logo, ou super triste de ta deixando a Holanda, pra ajudar, vai ser inverno. que por si só já é uma época mais "triste". Meus últimos meses estão sendo bem mais introspectivos do que os outros, e acredito que se ao menos soubesse que teria o verão lindo pela frente antes de ir, conseguiria me animar mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima perspectiva. Gostei muito da idéia!

      Excluir
  2. achei demais esse post!! cheguei aqui ha 20 dias e tava justamente pensando em postar sobre isso no blog, pq as pessoas precisam ter consciencia do que vao encontrar quando chegar aqui. logo no blogger e aparece esse post ai hahaha muita coincidencia!

    ResponderExcluir
  3. Que legal :)))) Pode linkar se desejar :)

    ResponderExcluir