domingo, janeiro 12, 2014

Situações que te preparam para Au Pair

Você já parou para pensar em situações que você vive/viveu no Brasil que te preparam para enfrentar a jornada de ser Au Pair?

Pois bem, vou compartilhar as minhas experiencias e em como elas vão me ajudar e mesmo que vocês não tenham as mesmas experiencias vão poder identificar algo nas suas próprias.

Let's go

Em casa

Problema: Eu tive muitos problemas com minha mãe, do tipo que me faziam não querer estar em casa, já tive casos dela esconder comida de mim entre outras coisas.

Como lidei: Na época que eu passava por isso, eu simplesmente ficava o menos possível em casa, me trancava no quarto quando possível, comprava minhas próprias coisas quando precisava.

Em que vai me ajudar: Quantos casos de famílias que colocam nomes nas comidas vemos no grupão? Pois é... Sei que se isso acontecer comigo, não vai ser lá um grande problema, claro que vai ser chato, mas já passei por isso aqui e com minha mãe ainda, não vou achar que vai ser grande coisa la.

Problema (2): Sai de casa para morar com uma amiga. Morar com estranhos, não se sentir em casa, ter gente de cara virada para você sem motivo, não ter um espaço só "seu".

Como lidei: Me acostumei. Não tem jeito. Morar com estranhos (mesmo no meu caso, com uma amiga de infância) é completamente diferente de morar com família (mesmo com uma péssima mãe), basicamente é um saco. Mas você cresce, aprende que não vale a pena bater de frente, que é mais fácil deixar o calor do momento passar e esquecer. E claro, tornar o ditado "Os incomodados que se mudem" seu lema. Ninguém vai ligar para o que você quer, para o que prefere ou o jeito que você mais gosta, você é que tem que se adaptar, mudar, esperar, se ajeitar... E se você não estiver gostando, você que mude seus hábitos.

Em que vai me ajudar: Se tem sido assim pra mim, morando com uma amiga, posso imaginar como será quando for completos estranhos. Eu me adaptei a essas mudanças em poucos meses, as coisas continuam a incomodar, mas eu não dou mais tanta importância, eu respiro, espero passar e bola pra frente.

Problema (3): Eles podem tudo e você nada. Eles podem trazer amigos, namorados, parentes enfiar todo mundo la e fazer suruba. Você não. E mais, você ainda tem que aceitar a quem quer que eles tragam, você goste das pessoas ou não.

Como lidei: O velho mantra: "Os incomodados que se mudem!". Se as pessoas estão em casa, eu saio. Passo apenas para um banho e pegar umas coisas, durmo nas amigas ou saio. Isso porque não tenho um quarto, caso contrário, me trancaria.

Em que vai me ajudar: A saber que por mais legal que a família possa ser, sempre vai ser a casa deles. Eles podem fazer coisas que nós não. Essa é a vida.

Problema (4): Você pode se deparar com moradores usando seus cosméticos, mexendo em suas gavetas (onde eventualmente você também guarda dinheiro), mexendo no seu celular.

Como lidei: Ainda estou lidando. É um saco. Mas se você pode trancar tudo em algum lugar, ótimo, seria uma saída.

Em que vai me ajudar: A me acostumar com esse tipo de coisa, apesar de ser errado, acontece. Eu não vou surtar e quebrar o barraco (a menos que tenha sido algo furtado). Acredito que vou lidar com maturidade.

No trabalho

Problema: Trabalho como bartender em uma balada e suporto: gente bêbada chata, gente que se acha o centro do mundo, assedio moral, chefes ignorantes e ríspidos, sistema arcaico e machista de trabalho,

Como lidei: As vezes ainda bate o desespero e a vontade de mandar tudo pra ... Mas como não é simples assim, eu repito a sequencia: 1- Sorrir, 2- Mandar tomar no ... (ou todo e qualquer xingamento em que você pensar), 3- Fazer seu trabalho.

Em que vai me ajudar: Em tudo. Em manter a calma por maior que seja a mancada da família, ou o problema em que me meter, ou o tamanho da birra da kid.

Basicamente é o velho "Engolir sapo" e sim... é um saco!

Não se sentir em casa, não ter nada como queremos, ter a casa com pessoas que nao conhecemos (ou nao gostamos), mas tudo para um "bem maior", um dia vai valer a pena..

Quais são as histórias de vocês?

2 comentários :

  1. Muito bom o post. Verdade, muitas situações nos preparam um pouco para o que iremos enfrentar. é bom ir se acostumando haha :D

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/2/14

    como assim vc não tem um quarto? rsrsrs

    ResponderExcluir