Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

17 fevereiro 2014

Como se preparar para ser au pair na Holanda.

Oficialmente falando, esse será o meu último post ainda como au pair na Holanda. Dia 8 de março estou retornando para terra brasilis e seja o que deus quiser! 
Mas enquanto isso, resolvi aproveitar meus 11 meses de flatlands pra listar as principais coisas que você deve estar preparada para lidar, sendo au pair aqui. 

1. Bike
Será seu meio de transporte oficial em toda e qualquer situação. Se você não gosta de andar de bicicleta, melhor começar a repensar isso pois transporte público é relativamente caro (pra uma au pair!) e holandeses não tem hábito de usar carro. Só quando é realmente necessário e indispensável. Fora isso, tome-lhe bicicletagem! Faça chuva, faça sol, chovendo granizo ou com sol escaldante.

Bestie, my best friend here <3

2. Chuva
Aqui chove a maior parte do ano. Inverno é época de chuva, primavera é época de chuva, verão é época de chuva e outono é época de chuva. O verão dura 3 meses do seu tímido início ao seu deprimente final, ou seja, você vai ter apenas 1 mês de clima realmente bom. E mesmo nesse mês existe grande possibilidade de muita chuva. Fora do verão, espera-se que chova o tempo todo. E como holandês já ta acostumado com isso, pra eles chuva é só mais uma parte da vida... Como o trânsito é pra paulistas. A vida não para por causa da chuva aqui. Se você ta na sua bike, você continua na sua bike. Se você ta andando na rua, você continua andando na rua. Todo mundo ta sempre preparado pra isso.

amazing dutch weather

3. Idioma
Todo mundo fala inglês na Holanda. Sim, mas o idioma oficial do país AINDA é o holandês. O país funciona em holandês. O transporte público é em holandês, os jornais, revistas, propagandas, anúncios, produtos no supermercado... Tudo em holandês! As pessoas vão se dirigir a você primeiramente em holandês. Então você TEM SIM que aprender um pouco de holandês. Até mesmo por que, vamo combina né galera... Não faz sentido você querer ir morar num país e não querer se inteirar pelo menos um pouquinho na cultura local. Se é pra isso, melhor nem sair de casa! 


3. Comida
A comida holandesa pode até ser considerada muito saudável por muitos. E eu não tiro o crédito deles não... Porém, comida saudável não é sinônimo de comida gostosa. Tudo aqui é meio sem tempero, e a única refeição verdadeira que se faz, é no jantar. No resto do dia o hábito é que se coma pão. Pão com os mais diversos tipos de mistura... Incluindo até mesmo chocolate granulado, uma especialidade holandesa! A dieta deles é MUITO diferente da brasileira, raramente se come junk food nas casas tradicionais, e a quantidade de vegetais consumidos é muito maior que no Brasil. Além disso é muito raro comerem carne vermelha, e mesmo frango ou peixe, geralmente só rola umas duas ou três vezes na semana. Muita menina engorda muito e algumas também emagrecem muito. A dieta da host family e o funcionamento do seu organismo vão influenciar muito nisso. Mas de um jeito ou de outro, esteja preparado pra grandes mudanças alimentares. 

huummm lekker eten! só que não.

4. Dutch Lifestyle 
O estilo de vida holandês é bem daqueles AME OU ODEIE-O. É muito difícil encontrar pessoas que ficam no meio termo. Holandeses no geral são bem práticos e diretos. Não ficam de rodeio nos assuntos e não tem aquele medo que brasileiro geralmente tem de ofender com a própria opinião. Muita gente se sente magoada ao conversar com holandeses, pois eles não veem problema algum em te dizer que acham estúpido o que você está dizendo e que não concordam. No geral eles são muito saudáveis, loucos por esportes e por atividades outside. Coisa mais normal da vida é você ver a galera correndo em dias de chuva e frio, como se fosse um dia de verão. Eles, no geral, consideram os brasileiros um povo preguiçoso, pois geralmente não nos engajamos em muitas atividades ou esportes ou clubes ou whatever. Pelo menos não no mesmo nível de comprometimento em que eles se engajam. Holandeses também são muito apegados as suas rotinas e agendas. Tudo é agendado na agenda e quase nunca sobra espaço pra planos de última hora ou idéias impulsivas e espontâneas. E isso é um dos motivos pelos quais eles correm na chuva... Se eles tem que correr toda terça-feira as 10h da manhã, é isso que eles irão fazer. O que, cá entre nós, gera várias piadinhas sobre como as dutch women provavelmente agendam o dia de sexo com dutch men na agenda também. Outro ponto: geralmente quem manda na casa aqui são as mulheres. Na verdade elas mandam em muita coisa... Não fique esperando muita atitude dos homens holandeses, eles estão acostumados a dançar de acordo com a música delas. Apesar de ser uma sociedade de consumo como todo país considerado desenvolvido, aqui não existe muito da cultura shopaholic que se tem em muitos outros lugares, Brasil incluído. Ou seja, geralmente eles compram o que precisam, com um exagerozinho aqui e ali, mas quase não se vê aquela disputa de "quem pode mais" no quesito financeiro. A maioria só quer viver bem. E eles também não são muito ligados em moda. Em parte por conta da vida sobre bikes, que não permite muita frescura na hora de arrumar, e das chuvas constantes que acabam com qualquer tentativa de maquiagem... No geral até mesmo os mais ricos vão sempre estar vestindo algo que seja confortável, apropriado e um pouquinho brega. E claro, o motivo pelo qual holandeses são mundialmente conhecidos: eles são muito mente aberta. Mesmo que não sejam mente aberta em concordar com todas as políticas, eles não veem problema nenhum em discutir assuntos polêmicos. Aqui política, religião e futebol se discutem sim. E sexo, drogas, experiências de vida, e quaisquer outras coisas que você queira discutir são sempre bem vindas! 

you know you're dutch when... 

5. Mão de vaquice 
Esse tópico do dutch lifestyle merece destaque próprio. Citei acima que holandeses não são muito consumistas e grande parte se deve a isso: ELES SÃO MÃO DE VACA PRA CARALHO. Pelo menos aos nossos olhos brasileiros acostumados ao desperdício e exagero. Não se espante ao receber pagamento em moedas. Não se espante quando disserem que a comida foi contada e cada um só tem direito a um prato. Aqui se compra a marca do mercado, se reutiliza toda e qualquer coisa que possa ser reutilizada, tudo vem em porções reduzidas pra evitar desperdício e eles sabem que tem fama de mão de vaca e não ligam. Na verdade é até meio que um orgulho. Como o fato de serem diretos e falarem tudo. Ou seja, se você vem esperando presentinhos, dinheirinho extra na conta como agradinho e etc... Esqueça. Aqui tudo é contado e recontado. 


Bonus tip: Se a sua futura host mom está grávida, a chance do bebê nascer em casa é de 90%! Holandesas geralmente dão a luz em casa, na própria cama, com uma parteira. Só se vai pro hospital em casos de algum problema previamente detectado, ou algo que não aparente estar indo bem, mas os casos em que isso acontece são raríssimos. 

É isso pessoal, são apenas algumas coisinhas que vale a pena estar aware quando se embarca nessa louca aventura de vir ser au pair na Holanda e que com o tempo você vai se acostumar. Ou não. 
Mês que vem já estarei postando from Brazil e espero poder fazer um resumão do que esse ano (ano? ai meu deus parece que foi só um mês!) me trouxe! 

Tot ziens! See you all in Brasil-sil-sil! 

#PartiuBR
Share:
isabella k.

4 comentários:

  1. Adorei seu post. Foi muito difícil ir para a Holanda? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa , quantos fatos interessantes. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do que vc postou,agora estou com mais vontade de conhecer a Holanda,mais me tira uma dúvida isabella,vc foi por agencia qual foi,pois agora para trabalhar como au pair tem que ir por agencia,um grande abraço e muita sorte para vc.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, me surpreendi com suas dicas! Ótimas dicas, aliás! Me fez repensar em au pair na Holanda hahaha. De qualquer forma, primeiro os EUA, depois eu vejo!

    Beeijo

    ResponderExcluir