sábado, março 01, 2014

E na hora da entrevista com as famílias?


A entrevista com as famílias é uma das partes mais importantes do processo. É onde você vai "vender o seu peixe"e a família vai vender o dela. E da mesma maneira que a gente sempre se pinta muito melhor do que realmente somos, as famílias também fazem o mesmo. Nunca nenhuma familia vai dizer "Estou procurando alguém pra lavar, passar, cozinhar e cuidar dos meus filhos pestes" apesar de muitas vezes ser a verdade. Minha host family, por exemplo, mascarou muitas coisas no application, e eu, com toda empolgação achando que eles eram a "familía perfeita"deixei passar em branco. Fiz então uma lista de pontos que eu acho importante saber para as entrevistas. 

- Leia todas as informações no application da família com muita, muita calma e atenção, no mínimo, umas 3 vezes. Parece loucura, mas com a ansiedade que a gente fica na hora que recebe aquele emailzinho dizendo que uma família esta com nosso perfil que as vezes deixamos passar detalhes importantes. Eu costumava imprimir o application das famiías para ler com mais calma, grifar as partes mais importantes pra até ajudar na hora de formular perguntas. Tenha um rascunho com possíveis perguntas para a host family, e ande com essas perguntas para todos os lados. Tenha cópias espalhadas pela casa, perto dos telefones, dentro da sua bolsa, enfim, em qualquer lugar que você pode acha-las com facilidade caso uma família entre em contado de surpresa. Isso normalmente não acontece, as famílias são instruídas pelas agências a mandar um email antes de fazer qualquer outro tipo de contato, mas nunca se sabe. Outra coisa importante é: existem perguntas que devem ser feitas no primeiro contato, outras que devem ser feitas nos próximos contatos. O primeiro contato é mais pra família conhecer a Au Pair, falar um pouco sobre a família, as crianças, o que eles procuram, a Au Pair fala das suas experiências, conta um pouco da sua vida e tals (mas isso varia né gente, estou falando no geral). Então as perguntas para serem feitas no primeiro contato são aquelas sobre as crianças, horários, schedule, local onde moram, a vida da família e etc. Se houver segundo contato significa que a família se interessou por você, ai é a hora de começar a fazer perguntas sobre colleges, carro, curfew, tempo off, etc. Eu não recomendo perguntar esse tipo de coisa logo no primeiro Skype, mas vai de cada um.
- Entrevista: Gente, a entrevista com a host family é a mesma coisa que uma entrevista pra qualquer outro emprego. Então se vista com algo mais serio (de preferencia sem decote, sem muita maquiagem, sem nada escandaloso). Algo muito, muito importante: seja pontual! Isso é algo que os americanos dão muito valor, e caso aconteça um imprevisto, mande um email contado o que aconteceu. O nervosismo vai rolar, e você pode se enrolar (até rimou), principalmente por causa do inglês, mas gente, as familías tem noção que nosso inglês é limitado, então não tenha medo de falar algo errado, mas eles vão adorar ver que você, mesmo falando errado, esta tentando se comunicar, e isso é bem importante! Todas as famílias sabem que estamos participando desse intercâmbio com o intuito, na maioria dos casos, de melhorar o inglês, então eles sabem que nossa pronuncia não é perfeita, pelo contrário, mas mostrem que independente do seu nível de inglês você não tem medo de falar, se expressar, mesmo que seja com alguns erros. Eles não vão te julgar e nem pensar mal de você caso você fale algo errado, porque além de tudo, americanos já estão mais do que acostumados com estrangeiros falando (ou tentando falar) inglês. 
- E depois da entrevista, devo fazer algum contato? Bom, eu quando estava sendo entrevistada pelas famílias achava que não, mas eu fiz um curso de Business English durante meu programa e a professora me disse que aqui isso é comum, e é muito educado da parte de quem esta sendo entrevistado. Minha dica é, depois do skype, se você gostou muito da família, mande um email mais ou menos assim "Dear. (sobrenome). Thank you for your time you took to interview me. If you have any questions, please feel free to ask. King Regards.". Isso vai mostrar pra família que você esta interessada. Mas jamais faça o primeiro contato, se a família esta com o seu perfil, espere eles terem o primeiro contato. Esse e-mail é o maximo que eu recomendo que vocês enviem depois do Skype. Se a família sumir, não vá atras deles, esperem que eles façam todos os contatos seguintes. As famílias normalmente entrevistam mais de uma menina ao mesmo tempo e depois precisam de um tempo pra pensar em qual se encaixa melhor na família. Um tempo que eu acho normal de espera entre o próximo contato depois do primeiro Skype são até 3 dias. Quando a família se interessa eles sempre enviam um email ou entram em contato pra deixar isso claro. Então não se desespere. Caso a família te ligue novamente, ou mande outro email, significa que eles gostaram de você e querem saber mais sobre você e sua experiência, então tente tirar todas as suas dúvidas em relação a família/schedule/crianças e qualquer outra coisa que você considere importante, antes que seja tarde demais. Depois que fechamos o match, não podemos mais mudar de família, e nem sempre surpresas são agradáveis. Caso você não tenha interesse pela família, busque uma razão plausível para isso e informe a família o mais rápido possível. Jamais diga que você não esta interessada pela família porque eles não vão disponibilizar um carro só pra você ou que você não terá seu próprio banheiro (mesmo que seja verdade, e se for, sugiro que reveja seus conceitos…), mas diga que você acha que não será o melhor match para a família (e as razões) ou que você já esta prestes a ter o match com outra família. 
- Depois do match: É aquela fase que estamos a mil, ansiosas, organizando as coisas, nos despedindo das pessoas, indo atrás dos presentes… Mas e a host family? Eu acho que é importante que você mande um email de vez em quando contando como estão as coisas pré-embarque, ou até mesmo sobre o seu dia, isso vai ajudar a criar um vinculo com a família, e eles adoram quando a gente mostra interesse. Pergunte sobre as crianças, o clima, a família, etc. Mostre que você esta realmente interessada em saber como eles vivem e sobre a família deles.
Uma outra coisa important é: não tenham pressa! Se a primeira família que aparecer não for bem aquilo que você procura, não tenha medo de dizer isso a eles, isso será bom pra ambas as partes, afinal, nenhuma au pair merece uma host family ruim, e nenhuma host family merece uma au pair ruim. Mas toda experiência é válida, então converse com todas as famílias que entrarem em contato com você, mesmo aquelas que não te interessarem, é bom pra treinar as entrevistas para as próximas famílias que vão aparecer.
É isso, espero que tenham gostado! E se eu esqueci de citar algo aqui, é só perguntar! E se alguém quiser saber como foram as minhas entrevistas com as famílias, é só entrar no meu blog Living as an Au Pair que tem tudo lá e algumas outras coisas!
Bom carnaval gente, aproveitem muito! Beijinhos

Um comentário:

  1. Anônimo3/4/15

    Estou prestes a ficar online e na verdade estou bem tranquila, acredito que no momento certo as coisas vão acontecer... Mas as dicas ajudaram muito. Obg, bjs.

    ResponderExcluir