Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

26 abril 2014

Diminuindo as saudades

Olá, neste mês, algumas dicas para diminuir a saudades da chegada! Muitas vezes, quando você acaba de chegar, tudo é novo e você não conhece ninguém e mal conhece a rotina... as coisas podem ser estranhas. A adaptação pode ser difícil! Então... aqui vão umas diquinhas!

1. Faça amigos desde antes de embarcar. Procure conhecer pessoas da sua que moram próximas aos seus hosts através de grupos e comunidades para expats na internet. É fácil procurar, no google ou facebook digite apenas "Expats in (nome da cidade ou região)" e você começa a se aventurar. O Couchsurfing é uma ótima maneira de fazer amigos internacionais, e na Holanda é bastante conhecido.
 
2. Procure o site oficial da sua cidade. Toda cidade tem, por menor que seja. Lá há listas de atividades, grupos e locais a serem visitados e você pode se programar para suas primeiras semanas, quando tudo ainda for novidade.
 
3. Socialize-se com os Hosts. Sim, você quer ter seu tempo livre e privado, mas especialmente no início é legal se socializar bastante com os hosts. Puxar assunto, perguntar sobre a vida deles, falar da sua, sua animação e preparação para ir, descobrir o que eles gostam de fazer (ler, ver filmes, etc) para vocês encontrarem algo em comum e que talvez possam fazer juntos ou conversar sobre.
 
4. Se você chega na Holanda em uma época fria, é mais difícil a adaptação. Pois o inverno na Europa é uma época tradicional de reclusão, onde as famílias tomam chá quente, não saem tanto e se refugiam no quentinho das casas. Pode ser mais difícil de sair e fazer amigos, ou dos seus hosts desejarem te levar pra sair. Planeje atividades de inverno para aproveitar a estação: ice skating, fazer bonecos de neve, sair com as amigas para tomar chocolate quente encapuzadas e ver filmes. Também é propício passar tempo com os hosts, puxar papo e pedir a eles dicas do que fazer.
 
5. Bateu a saudade? Skype!!! Procure ter um celular legal que você possa durante seu tempo livre bem no meio da tarde quando não tem como fazer nada, ligar a um amigo ou familiar no Brasil e bater um papinho. Não espere um horário fixo para falar com sua família (toda noite, depois das 21hs por exemplo). Isso terá o efeito oposto, se as coisas estiverem mais ou menos na sua adaptação, você passará o dia todo ansiando pelo skype às 21hs e a saudade aumentará ao invés de ficar mais fácil. Por isso, se sobrou um tempinho de dia, passe alguns minutinhos no skype que já vai ser de grande ajuda. Se você tiver vídeo melhor, vai poder mostrar os arredores e você vai ver como a animação de seus amigos vai dar um "up" em você!!!
 
6. Não tenha preconceito com outras au pairs. Você quer conhecer a cultura, cisma em ter amigos locais e foge de brasileiros e au pairs. A tendência é você se afastar. É importante ao menos as vezes estar próximo de pessoas que te entendem e que passam pelas mesmas coisas que você. Eu, durante meu ano, só queria fazer amigos holandeses, e realmente fiz muitos, mas eles já tinham há turma deles há anos... e eu era uma pessoa de fora e que ía embora. Por mais que eu fosse convidada a ser parte deles, eu era a novidade de fora, temporária... além de que viajar e conhecer locais turísticos se tornou muito mais difícil... Au pairs tem o mesmo objetivo que você, conhecer tudo. Por isso, unam-se!
 
7. Xô preguiça! Deixe a preguiça no Brasil. ter tempo livre também traz reflexões... saudades... e tristeza! ocupe-se. Se está com sono, aguente mais um pouco (não passe o intercâmbio dormindo), se está cansada, tome uma banho e se produza. Sinta-se bonita para ter ânimo. E no começo force o ânimo a aparecer. Saia para caminhadas pela vizinhança, ande de bike sozinha só para conhecer os arredores, faça jogging. Movimente-se. Ocupe sua cabeça e seu corpo! Sempre!
 

8. Mantenha um blog. Poucas arrumam tempo, mas quando você estiver sem fazer nada, escreva em um diário, blog ou qualquer lugar sobre sua experiência. Relatar sobre como foi seu dia, como você está se sentindo lhe fará valorizar mais a experiência, além de também propiciar que você faça novos amigos blogueiros (brasileiros no exterior e na Holanda) e mantém sua família e amigos felizes. Saia para tirar fotos específicas para por no blog, procure por aventuras e assuntos para escrever e você vai aproveitar cada minuto só para ter o que falar. Também serve como desabafo, quando não esta bem, poste, você vai ver como outras pessoas se relacionarão com sua dor e você se sentirá menos solitária.

E quais outras dicas vocês adicionariam a estas?
Share:
Nadja Kari

4 comentários:

  1. Adorei todas as dicas, são super válidas! =)

    ResponderExcluir
  2. Só tenho dificuldades com a 3 e a 6 mas do resto faço tudo e realmente ajuda.. ótimo post =] bjoka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo exatamente também! Eu me recusei a conhecer outras au pairs ou outros brasileiros. Conclusão, só fiz amigos mesmo no final do intercâmbio. Eu era sempre a convidada... pois meus amigos dutch já se conheciam desde pequenos e tudo...

      Excluir