terça-feira, abril 15, 2014

Time to say: I have a match!

Hey guys!! Como vcs estão??

Mês passado eu escrevi sobre ser Au pair na Suíça, as dificuldades, o preço das coisas, como é o país a moeda e tudo mais. Aí algumas pessoas me mandaram e-mail perguntando como eu consegui ser Au pari lá. Bem, eu não sou =D. Como meu namorado é de lá e eu vou para lá visitá-lo, a gente correu atrás disso só por curiosidade mesmo

Bom, mas o post de hoje é realmente sobre o meu programa de Au pair! Eu tava nessa luta de correr atrás de família, as dúvidas de quando ir, pra onde, que língua estudar e, há três semanas tudo se resolveu e eu consegui meu match. Vou pra uma pequena cidade no sul da Alemanha que chama Schwäbisch Hall (se lê chivébichi ral), cuidar de três kids: um boy de 5 anos, um de 2 e meio e um que vai nascer em outubro. Eu chego em janeiro do ano que vem.

 
Essa é a cidade onde vou ficar


Felicidades a parte, eu queria contar para vocês como funciona o processo para ser au pair lá, mais ou menos como eu fiz com o da Suíça. Daí, se vocês tiverem dúvidas podem me escrever no e-mail do post anterior.




Bom, para ser au pair na Alemanha vc precisa:
1. Ter entre 18-27 anos
2. Ter conhecimentos na língua Alemã
3. Não ser casada e nem possuir filhos
4. Ter experiência em cuidar de crianças


Características do trabalho:
1. Acomodação e comida  na casa da Host Family
2. Um quarto só seu com janelas grandes e de preferência banheiro exclusivo
3. Jornada de trabalho de 30 horas por semana, com máximo de 6 horas por dia
4. Domingo off e um final de semana off por mês, pelo menos


Benefícios:
1. Seguro saúde pago pela HF
2. Salário de 260,00 euro mensais
3. Ajuda de custo de 50 euros mensais se você for fazer cursos (não é obrigatório)
4. A passagem de ida e volta é paga por você.


Bem simples né, muito mais do que as exigências loucas da Suíça. O que pega é esse a parte do conhecimento na língua Alemã. Para conseguir o visto você precisa saber o correspondente ao nível A1 do quadro europeu de línguas. Esse quadro explica o que se deve saber em cada nível de uma língua para ser considerado: iniciante, básico, intermediário, avançado ou fluente.


O nível A1 é o mais baixo de todos e corresponde a saber responder perguntas simples e saber falar de si, se localizar, atender ao telefone, entender textos curtos, escrever coisas do seu dia-a-dia.  No consulado vc pode escolher entre levar um certificado do Goethe Institut (a maior escola de alemão do mundo) ou fazer uma entrevista na hora. A prova do Goethe custa 200 dilmas.
Esse é o quadro comum Europeu, pra quem se interessar


Só para aliviar vocês, quando eu comecei o processo eu não sabia nada de alemão. Agora, tenho estudado em casa e com uma professora particular, que tá me cobrando bemmmmm menos do que uma escola de alemão e me ensinando muito mais, outro dia fui fazer um simulado online da prova do Goethe e dá pra arriscar, não é tão difícil, não. Eu vou me submeter ao visto em Agosto ou Setembro, daí trago mais informações para vocês.


Bom, gente, por hoje é só, espero que tenham gostado.

Beijinhos

5 comentários :

  1. Aiii que felicidade em saber que tem mais uma futura au pair aqui e que vai na mesma época que eu, mesmo morando meio distante.
    Parabééns pela escolha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thais!!
      Espero que possamos nos encontrar na Alemanha!

      Excluir
  2. Parabéns!

    Sucesso em sua jornada!

    Beijos

    Nath,
    www.brazucaupair.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou morando perto de onde você vai morar... queria te dar uma sugestão... aproveita que você está começando a estudar alemão agora e também já vai dando uma olhada em Schwäbisch, aqui onde moro todos falam Schwäbisch entre eles, sabem o alemão e comigo falam em alemão... mas será bem comum você não entender uma conversa entre duas pessoas na fila do mercado ou num bar/restaurante por eles estarem falando dialeto :)
    Pena que vou embora em Janeiro, se não sugeriria de nos encontrarmos
    Beijos, boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Hallo!
    Sou au pair aqui na Bavária você vai amar o sul da Alemanha, incrível aqui!!!
    Só uma observação: temos direito a UM DIA de folga semanal e não necessariamente vai cair no DOMINGO. Pode ser qualquer dia útil, fica a critério da família. Porém, esse dia semanal tem que ser uma vez por mês no domingo e a cada mês, dois dias de folga. Achei relevante colocar isso porque já vi casos de gente folgar em plena quarta feira e ficar puto porque achava que seria no fds :/
    Bom, quanto ao consulado, dou a seguinte dica no meu blog com uma lista de perguntas que o consulado tem feito para as candidatas a Au Pair na Alemanha http://aupairdaletra.wordpress.com/2013/11/15/visum-possiveis-perguntas-no-consulado/ estudá-las me ajudou bastante e pode ser que ajude vocês também!

    ResponderExcluir