Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

26 maio 2014

Fazendo aniversário

Fazer aniversário no exterior...

Outra data delicada para passar longe da sua família. Principalmente quando a cultura sobre a data é tão diferente da que você está acostumada. Aqui no Brasil é muito comum festas grandes, comemorar em pizzaria ou em bares, muito falatório e presentes. Bolo e guaraná (muitos doces pra vocêê!!! ).

E não apenas cada país e cultura celebra diferente, como cada família vê o "fazer aniversário" de forma bem diferente da outra.

Festinha de criança no Brasil :)

Passei meu aniversário de 24 anos na Holanda, em 2010. Lembro que antes de ir eu sonhava com esse dia. Comno me sentiria morando fora, que tipo de festa faria, como seriam meus amigos. E até mesmo sonhava com uma festa surpresa. Imagine!!! E então finalmente aconteceu. Eu era au pair e morava fora do Brasil, com uma host family na Holanda. E já estava com eles há quase um ano quando meu dia chegou. E chegou e foi, diga-se de passagem. Nada aconteceu, nada mudou.

Eu havia combinado com a minha mãe e ela viria do Brasil passar um mês comigo na Holanda (na casa dos meus hosts). Ela chegaria dois dias antes do meu aniversário! E no fim de semana após meu dia, teríamos uma festinha em família com meus hosts para comemorar o meu e o aniversário do meu menino mais novo (dois dias antes do meu). Era 2010, abril. E para os que não lembram... havia um vulcão ativo na Islândia que parou TODOS os vôos na Europa, por dias.

Veja notícias da época: G1 , Wikipédia, DW.

A Holanda foi um dos países prejudicados e teve todos seus vôos cancelados, inclusive aquele que minha mãe pegaria para me visitar. Enquanto eu aguardava sua chegada, ela estava presa no Brasil, em um hotel que a KLM providenciou para todos os passageiros.

No dia mesmo, que era uma quarta-feira, eu andei de bicicleta pela cidade. Estranhamente me sentindo a rainha do dia. Minha host family esqueceu do Parabéns (no dia anterior não paravam de falar nisso e no dia mesmo... esqueceram). Tomei cafézinho no meu lugar preferido no centro de Wassenaar, li um livro e tirei fotos sozinha. O dia realmente foi meu e acho que eu o comemorei sozinha, comigo mesma. À noite, eu já estava mais normal, menos "dona de  mim" e logo antes de dormir, dei um beijo de boa noite na minha host. Algo que NUNCA havia feito, em 10 meses vivendo com ela!!!

Meus aniversários no Brasil, após meu retorno, já não passaram em branco para eles. Recebo vídeos das crianças cantando Parabéns (berrando seria mais correto). E também foto-montagens. Tento fazer o mesmo. Mandar vídeos e presentinhos fofos.

 Minha mãe só chegou ao final da semana, no sábado. E fizemos uma reuniãozinha familiar como comemorar nosso aniversário, meu e do meu menino. Estava a família (Hosts, as três kids, a minha mãe, a avó das kids, um tio e seu filho e uma amiga minha.)

Tudo bem simples. Corremos pela garagem brincando com os presentes que meu menino ganhou, andamos de bicicleta. Provei para minha mãe que eu conseguia levar 3 kids na minha bike.

Foi um dia simples. Nada como eu imaginava. E nada como eu costumava fazer aqui. Acabei não fazendo festinha e nem saindo com os amigos. Não queria gastar comprando coisas para fazer reunião em casa (e não ía pedir permissão para isso aos meus hosts, eles já estavam com mais uma hóspede, né? - a minha mãe). Sabe que eu nem acho que cantaram parabéns para mim. Acho que foi esquecido, também para meu menino. Acho que o dia passou e esqueceram do detalhe. 

Ah! Eu ganhei presentes! Dos meus hosts ganhei um "vale livro", pois eles sabiam que eu adorava ler. Troquei por dois livros. Um em inglês ( que era horrível e chato) e um em holandês, que ainda não li.

Perguntando às minhas Au Pairs também recebi relatos assim. Coisas simples, um "Gefeliciteerd" dos hosts e das kids. Nem todas as Au Pairs ganharam presentes. A maioria tentou viajar na sua data com alguma amiga, ou ver as amigas fora da casa dos hosts para celebrar um pouco.

Algumas das respostas das minhas meninas sobre fazer aniversário como au pair:

T.R - au pair na Alemanha
Bem bem, foi estranho também. Não fiz festa nem nada, apesar da minha Host Family ter sugerido e oferecido a casa para a festa. Acabei optando por não fazer porque não tinha dinheiro e sempre odiei festas de aniversários. Bem, a noite o kind e a host me parabenizaram (nada de abraços, apenas um "Alles gute zum Geburtstag".)O host ligou mais tarde e me parabenizou também. Mais a noite saí com umas amigas, fomos numa disco, mas naquela época eu não gostava muito de sair nem de beber, logo fiquei entediada e voltei. Foi super simples, não ganhei nada dos hosts. 
I.K - au pair na Holanda
 Eu pedi o dia off e fui pra Paris com  uma amiga comemorar bebendo aos pés da torre!!!
 Eu nunca curti festa tradicional de aniversário, mas sempre gostei de fazer algo diferente pra comemorar, então pra mim foi perfeito!!! Pra não dizer que passou em branco a host mandou fotos das kids fazendo "hoera" pra mim no whatsapp, o que eu achei bem melhor que uma sessão de parabéns em pessoa q eu nunca soube lidar direito nem aqui hhahaahhahhahhha acho importante a família mostrar que lembrou, mesmo que não faça nada de especial ou de presentes, mas acho que ninguém curte ser "esquecida " por completo... depois de uns 15 dias do meu aniversário meus hosts me deram metade das minhas passagens das férias de verão como presente e eu quase chorei e agarrei eles de emoção, mas soube me comportar hahahahahahhaha foi "atrasado" mas foi melhor que qualquer outra coisa que eles poderiam ter feito no dia mesmo!!!
R.P. - au pair na Holandameu aniversario foi num domingo! no sábado fui pra Eindhoven sair com uma amiga, cheguei em casa domingo 11hr da manhã, entrei e a casa tava enfeitada com as bandeirinhas, ai eles cantaram parabens e tinham feito um bolo pra mim.. me entregaram cartao e presentes, ai depois fui almoçar na casa de uma amiga brasileira, aiiii siiim foi comemoração! hehe
 T.P. - au pair na Holanda
O meu foi legal! Almocei com umas amigas (ganhei o day off e era uma segunda) depois os hosts fizeram um jantar simples mas tinha um bolo pra mim. Todos me abraçaram e me desejaram felicidades. (Inclusive meu host, que é suuuper fechado e quase nunca abraço ele) depois do jantar saí com as meninas em um pub aqui perto de casa. Só nao foi melhor pq estava longe da minha família, mas foi massa!
Para que o SEU dia seja especial, o importante é que você tenha consciência de que será diferente, de que estará longe da sua família, de que pode não sair como planejado e principalmente ... tenha consciência de que o dia é SEU. Torne-o especial.

Nas semanas antes do seu aniversário (ou do aniversário de uma das kids)
* Conte como comemora seus aniversários no Brasil
* Decore seu quarto, um mural ou faça algo especial para a data
* Tente planejar algo com os amigos
* Se for níver das kids ou dos hosts, NÃO esqueça e faça alguma coisa legal. Simples, mas de coração. Um cartão, cantar parabéns em português, fazer um bolo ou um presentinho.

Beijinhos e até a próxima!
Share:
Nadja Kari

7 comentários:

  1. Pois é. Nosso aniversário depende exclusivamente de nós. Temos que fazer dele um dia diferente.. nada de ficar em casa. Vamos ver como vou sair no meu semana que vem. Coincidentemente vai ter uma block party na minha rua.. entao acho que será legal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa!!! Você tem TODA razão! Agora to cuirosa para saber o que seria uma block party!!!!

      Excluir
    2. No meu aniversário eu nem avisei para ninguém, as kids sabiam porque viviam me enchendo o saco perguntando quando seria. Aí a host chegou a noite e trouxe um bolinho, aqueles do mercado mesmo, e me deu um cartão com 50 dólares dentro haha, a avó me deu um gift card pra gastar em um mercado que tinha perto de casa também. No geral, nao posso reclamar. A host disse "desculpe, eu nao sabia que era seu aniversário, tive que fazer tudo depressa" hahaha

      Excluir
    3. Mas que fofa Vanessa. Ela tentou fazer tudo rapidinho para não passar em branco!!!!

      Excluir
  2. Os vizinhos pedem permissão para fechar a rua e fazem uma festa.. cada um trazendo uma coisa de comer acho. =)

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que acabei de fazer aniversário, então quando chegar meu aniversário lá nos States já estrei familiarizada!rs

    Criei um blog com uma amiga, deem uma passada por lá! Está meio cru ainda, mas está ficando bem legal!!! Estou seguindo vcs.... Beijos

    www.aventurasauperianas.blogspot.com

    ResponderExcluir