Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

03 maio 2014

Holanda pós Estados Unidos.


Oi gente, tudo bem? Meu primeiro post aqui!
Meu nome é Susan, sou de Bauru-SP e faz três meses que estou vivendo na Holanda como Au Pair, claro Moro em uma cidade pequena chamada Nootdorp, mas perto de uma cidade grande: Den Haag. Os nomes parecem estranhos (e são mesmo, a pronúncia é horrível, parece que vc tem um catarrão na garganta).
Bom, para começar estar aqui não está sendo nada fácil... quer dizer, tem aqueles dias que tudo são flores mas outros que a minha vontade é de largar tudo e ir simplesmente embora.




Aí algumas pessoas devem perguntar: "Sério?"
Aaah, sim e não, mas tudo tem uma razão... Eu fui Au Pair nos Estados Unidos por 1 ano e 9 meses e foi um período de crescimento (lógico que nada contribuiu na minha altura já que ainda estou com aqueles 1m50 cravadíssimos né?), e estou com uma mania de comparar. Comparar tudo o que eu vejo, sinto, como, cheiro, ouço, penso... tudo mesmo.
Mas aí a pergunta vem... Então por que Holanda?
Na verdade, eu queria ter vindo para cá antes dos USA, mas uma mãozinha divina me guiou e achou melhor não. E como eu acredito que tudo tem a sua hora certa, acho que foi melhor ter acontecido dessa forma.

Tive uma experiência ótima nos States o que me influenciou a querer ser au pair mais uma vez (já me chamaram de doida) agora na Holanda. Sentia que se não fizesse o Au Pair na Holanda eu não ficaria sossegada, sabe aqueles pensamentos de que daqui 10 anos eu ficaria imaginando "e se"? Além disso, sempre ouvi dizer que era um país ótimo, com um desenvolvimento legal e apesar da língua ser o holandês, a maioria das pessoas tem uma noção boa da língua inglesa. E por que não estudar holandês? Cheguei com muitas expectativas, e por isso quebrei muito a cara quando percebi que estava em um país frio do caramba, com uma ventania e chuva de te tirar dos eixos, onde as pessoas apesar de serem educadas eram muito reservadas também, sem contar a comida que para mim era bleeeh. E eu que sempre achei que fosse uma pessoa adaptável...
Pois é. Estados Unidos ou Holanda? Holanda ou Estados Unidos?


Complicado. Tudo tem seus prós e contras.
Mas isso acredito que seja um assunto para um próximo post! Tantas coisas para comentar ou contar para todo mundo! Bom, a minha saga começou há mais de três meses, espero que vocês acompanhem esse capítulo (profundo escrever isso heim?)
See you, ou Tot ziens!

Share:
Susan

21 comentários:

  1. catarrão na garganta? meu deus, deve ser realmente difícil falar holandês! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha é horrível! Tentei aprender... Mas tenso pronunciar o R, o CH e o G desse pessoal lol

      Excluir
  2. Sua história é parecida com a minha. Fiquei 1 ano e 9 meses nos EUA e agora estou na Holanda. Também fico comparando tudo! Por enquanto os EUA estão ganhando haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ne Manu? Mais complicado ainda pq não faz nem um ano que voltamos dos States... Mas fique firme por ai heim!

      Excluir
    2. Ola, por favor me deixe saber. E preciso voltar ao Brasil para obter o visto de a pair na holanda?

      Excluir
  3. EU estou doida pra saber, RS, porque estou no EUA Como Au Pair e quero saber os prox capitulos, tenho muita vontade de ir pra Europa e acho que Au Pair seria otimo, so fico na duvida de qual pais, Rs. Chega logo mes que vem, RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Que bom que vc curtiu! Vc quer saber algo específico? Seria uma dica para os próximos posts :D

      Excluir
  4. Nossa, devia ter ido ser au pair nos EUA, quantas pessoas que foram lá e foram na europa também e dizem que aqui na Europa é muito pior ser au pair... pra começar que o salario é muito menor... e os europeus, com a fama de valorizarem trabalhos como limpar a casa e coisas do tipo, não valorizam não as au pairs... que problemas voce tem tido? e por que é tao diferente da experiência nos EUA??
    também estou esperando pelo próximo mês, pra ouvir suas novidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katarina tudo bem? Realmente, as duas experiências estão sendo diferentes para mim, chocantes ate certo ponto. O meu ponto ainda é a adaptação por aqui, mesmo depois de três meses. E a cultura, o modo de pensar e a criação deles é o q pega tb. Hoje, eu consigo entender, mas aceitar já é outra história. Beijo :)

      Excluir
  5. Uau, quero muito saber como é ser au pair na Holanda, saber os costumes, se realmente ir apenas com o inglês e aprender holandês ai, é boa coisa. Estou querendo ser au pair, mas eu nao queria Eua, queria a Holanda hahaha por isso aguardo ansiosamente pelos próximos post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais! O que eu digo é que vc precisa ter metas e tentar saber o que esperar no final das contas. USA é um país onde a primeira língua é o ingles, então placas nas ruas, informações vc consegue entender. Já na Holanda (so dando um exemplo, ok?) a maioria das cidades oferecem informações somente em Holandês o que dificulta na hora da compreensão de um simples aviso na rua. Mas claro, tudo depende das suas metas e objetivos como falei :) beijo e obrigada :)

      Excluir
  6. Uau, quero muito saber como é ser au pair na Holanda, saber os costumes, se realmente ir apenas com o inglês e aprender holandês ai, é boa coisa. Estou querendo ser au pair, mas eu nao queria Eua, queria a Holanda hahaha por isso aguardo ansiosamente pelos próximos post.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Mirella, sempre legal ter um incentivo desses :)

    ResponderExcluir
  8. Susan!! Estou querendo muito, muito, MUITO ser au pair na Holanda, mas ainda não sei por qual agência que devo seguir. Por qual você foi? Ou qual você indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu estou aqui pela Travel Active, a representante é a CI aí no Brasil. A CI é uma ótima agencia, mas eu indicaria as agencias onlines se vc quer vir para a Holanda, se fosse EUA seria outra história. Procure informações sobre a HBN e a House of Orange ;)

      Excluir
  9. Naty Cardoso08 maio, 2014

    Mas me contem, qual costuma ser o salário em R$ aí na Holanda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em reais? Mínima idéia. Mas normalmente uma au pair recebe por mês de 300 a 340 euros por mês, dependendo do contrato de cada uma.

      Excluir
  10. Ei Susan, estou querendo ser au pair na holanda, me fala um pouquinho mais do pq estar sendo tão mais dificil a sua adaptação em relação aos EUA, falo ingles fluentemente, inclusive ja fiz outro intercambio nos EUA e por isso pensei em ir para a Europa dessa vez, e acabei gostando ad Holanda, mas fico muito insegura de ir para um país aonde a primeira lingua nao seja o ingles. Se puder, gostaria muito que falasse as diferenças!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, td bem?
      Desde que eu cheguei, tenho conhecido muitas meninas de todos os lugares por aqui, umas já foram au Pairs em outros lugares e outras estão sendo pela primeira vez. Quem já foi antes, sabe mais ou menos o que esperar, o que pode acontecer, enfim. Qdo cheguei aqui, a cultura em um primeiro momento foi um choque. Logo dps as pessoas e o modo de viver. Dps veio a comida, e por fim o tempo já que cheguei em pleno inverno e por mais q não tenha nevado, já foi complicado. Quando fui para Amsterdam pela primeira vez, que fica 50min de trem de onde moro, pela primeira vez me senti confortável desde a chegada. Pq lá por ser um lugar turístico, as placas e sinalizações são em inglês... Imagina vc morar em um lugar onde tudo esta em holandês? E dps vc precisa decifrar o que eles estão querendo dizer :( chato tb ne? Mas olha, a Holanda é um lugar ótimo para viver, onde nao vemos tantas diferenças sociais. Existe? Sim, mas não é tão chocante qto vemos em outros lugares do Brasil e do mundo. Se vc estiver aberta para o que quer seja, venha com a cara e coragem que da certo no final das contas :) beijo

      Excluir
  11. Toda vez que uma menina aparece na minha agência tendo já sido au pair noa EUA, eu tomo MUITO cuidado, pois é MUITO diferente. Para mim, o que as meninas mais sentem são as regras (que são mais maleáveis ´para os hosts na Holanda), o povo holandês é mais rude (eles se dizem diretos, né?) e os costumes no geral também. Os EUA tem aquela cultura abertona, capitalista, flexível onde quase qualquer um se adapta bem. Tem grupo para quaçquer estranheza.
    A Holanda é aberta, sim, mas é diferente, é o estilo europeu de ser aberto. Eu passo muito tempo com essas meninas falando sobre essas diferentes e especialmente sobre o lado negativo de ir para a Europa após o encanto com os EUA. :/ Como você falou, todos os lados tem seu pró e contra. E tudo tem seus encantos, o negócio é tentar não comparar, viver essa aventura separadamente, por mais dificil (impossível) que seja, né?).

    Adorei seu post :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Nadja! Concordo completamente com tudo o que vc escreveu ;)
    O direcionamento que vc da para as meninas ajuda muito, eu sei pq varias meninas já me contaram!
    Beijoooo

    ResponderExcluir