Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

17 maio 2014

Quero ser Au Pair na Holanda, e agora?

Eu sei que esse tema é meio recorrente aqui no blog. Sim! Nós já fizemos vários e vários posts sobre isso, alguns inclusive listados AQUI
Mas como a frequência de emails com dúvidas a respeito do tema é grande, e como as perguntas são sempre mais ou menos no mesmo departamento, resolvi fazer esse resumão aqui com as dúvidas básicas.



Será que eu posso ser au pair na Holanda? 

Se você ainda está em dúvida se pode ou não ser au pair na Holanda (ou em qualquer outro país) ESSE LINK contem todas as informações que você precisa a respeito de requisitos básicos e procedimentos pra todos os países em que o programa existe de alguma forma. Não são em todos os países listados que brasileiras podem ser au pairs, mas no geral ele é um ótimo lugar pra começar. Nesse post AQUI eu já havia dado detalhes sobre a mudança de lei que ocorreu no ano passado e como passou a ser desde então.

OBA! Eu posso ser au pair! O que que eu faço agora? 

Primeiramente? GOOGLE. Leia, leia e leia o máximo que puder sobre o assunto. Procure blogs, entre no site do consulado, das agências. Reúna o máximo de informação que puder. Leu, releu e engoliu tudo? Agora é a hora de fazer um cadastro no Au Pair World, carinhosamente chamado de APW. 
Por que? Porque o APW ainda é uma das melhores maneiras de entrar em contato com as famílias. Mesmo com a obrigatoriedade de contratação de uma agência, muitas famílias ainda preferem procurar a au pair por conta própria e só entrar com a agência na hora de dar entrada na documentação. Além disso é uma ótima maneira de se preparar pro que vai te esperar e treinar a conversa com as famílias. Por lá já da pra ter uma idéia boa de como são as famílias holandesas e o que elas esperam de você. 
E essa dica vale não só pra Holanda, mas pra grande maioria dos países da Europa também! 

Que agências fazem o au pair pra Holanda? Qual a melhor? Como escolho uma? 

Que eu saiba, as agências que fazem o au pair pra Holanda são: HBN, House of Orange, CI e World Study. É difícil dizer qual a melhor, cada uma tem seus prós e contras e vai do que cada pessoa espera da agência. Eu geralmente indico a HBN ou a House Of Orange. HBN por ser a agência com a qual eu fui e nunca tive nenhum problema, e House Of Orange por ter conhecido outras meninas lá que foram e que foi ok também. Conheço meninas que foram pela CI e foi tudo ok, mas também já ouvi bastante reclamação do atendimento de lá. Da World Study referente a Holanda eu só ouvi reclamação até hoje... Aí fica a critério de cada uma ir visitar a agência ou conversar com as agentes e ver com qual processo se adequa mais. Como entrar em contato com as agências?? Google e facebook! 

Qual o salário na Holanda? Dá pra sobreviver com isso? Quantas horas precisa trabalhar?

Esse tipo de informação você JÁ DEVERIA ter encontrado nas suas pesquisas no google, no site do consulado, mas já que estamos aqui...... Na Holanda são 30h de trabalho por semana por 340 euros/mês. Dentro dessas 30h podem ser feitos dois babysittings a noite, e você tem direito a dois dias livres por semana, sendo que uma vez por mês você deve ter o final de semana completo livre. 
O salário de 340 euros é suficiente pra viver razoavelmente lá. Não da pra esbanjar e comprar kilos de eletrônicos como as meninas que são au pairs nos Estados Unidos fazem, mas ainda assim dá pra conseguir fazer bastante coisa legal. 

É muito difícil achar uma família pra Holanda? Precisa falar holandês? Consigo pegar fluência no inglês sendo au pair na Holanda? 

Pra encontrar uma família na Holanda é a mesma coisa que pra qualquer outro país... Vai depender do seu application, do que a família está procurando, do período de embarque... Enfim, de várias coisas diferentes. 
Pra conseguir o visto de au pair lá, não precisa falar holandes, PORÉM, como eu já escrevi NESSE POST AQUI no meu blog pessoal, viver única e exclusivamente com o inglês is not as easy as it sounds. Se o seu objetivo principal é pegar fluência no inglês e o seu inglês ainda não é lá essas coisas, eu pessoalmente não recomendo. Holandês aprende inglês desde criança, mas isso não é, e nunca vai ser a mesma coisa que ser native speaker. Pra quem já tem inglês bom e só quer pegar prática de conversação e vivência ir pra Holanda é perfeito... Você vai conseguir praticar e aprimorar muito bem lá. 

Dá pra estudar? Dá pra viajar? 

Estudar na Holanda não é tão simples. Mesmo as famílias geralmente pagando um curso, ele acaba sendo um módulo de inglês ou holandês... É muito difícil encontrar outros tipos de cursos que não sejam ministrados em holandês, e geralmente custam um pedacinho da sua alma. 
Já viajar é outra história. Viajar na Europa é MUITO barato e fácil, eu já havia escrito um pouco sobre isso AQUI Ó e se você se organizar bem e não tiver muitas frescuras da pra viajar muito no seu ano de au pair na Holanda! E sim, sem a ajuda dos pais! 


Nesse outro post AQUI eu já havia escrito sobre a cultura holandesa e o que esperar de diferença cultural quando chegar lá. E além desse, eu já havia escrito vários outros posts a respeito de vidinha holandesa e temos outras meninas que também já escreveram pra caramba sobre a Holandinha e Europa no geral aqui! É só usar a ferramenta de busca!!! 
Por enquanto é isso pessoal, espero que esse post tenha sido útil e até o mês que vem! 
Share:
isabella k.

4 comentários:

  1. amei o seu pais, é um pais muito interessante pra se explorar com belezas raras de se ver.é um pais com ricas belezas naturais fiquei facinada pelo seu pais.espero um dia conhece-lo pessoalmente.bjs day!

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabella, eu sou Au pair na Alemanha mas recebi uma proposta de uma família na Hoalanda para o ano que vem, será que consigo fazer o pedido do visto por aqui (Alemanha) ? ou tenho que voltar pro brasil e fazer tudo por lá ?
    Amei seu post

    Obrigada,

    Ariane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane, eu estou na mesma situacao que voce. Sou Au Pair nos EUA e gostaria ir para Holanda sem precisar voltar ao Brasil. O que voce fez? Precisou voltar ao BR para obter o novo visto?

      Excluir
  3. Oi Isabella, poderia indicar o nome da escola de ingles que cursou? Conforme mencionado no post, as aulas são ministradas em ingles? Se sim, qual o custo médio?

    ResponderExcluir