sexta-feira, maio 09, 2014

Você tem foco?

O assunto de hoje é mais um reflexão do que uma opinião pessoal.  Meu objetivo é fazê-los pensar sobre a questão do quanto é importante ter o foco sempre intacto com você enquanto morando fora.

Em primeiro lugar, temos que ter nosso objetivo claro. Seja ele estudar, viajar, conhecer ect..., uma vez com o objetivo esclarecido dificilmente você sairá da meta que traçou e com isso terá mais chances de conseguir alcançar com êxodo.
Vou exemplificar, no meu caso, meu objetivo foi estudar o inglês, pois na minha carreira ( Internacionalista), o idioma é indispensável. Fui para o EUA e conheci mais daquele novo ‘’mundinho’’ - Trabalhar com as kids (45 horas semanais) é extremante cansativo, o final de semana é como se fosse carta de alforria - Você não pensa em mais nada a não ser viajes, sair com os amigos, ir ao shopping, pegar um cineminha, ir a igreja, dormir ect..
Contudo, se pararmos para pensar, meu objetivo era aprender o idioma e eu sei que quando saímos praticamos muito, pois estamos em contato direto com americanos e, portanto falamos muito, certo? Mas e a gramatica?
A querida gramatica requer um livro na mão e algumas horinhas do seu tempo! Infelizmente $500 da bolsa oferecida pela agencia não são muita coisa, não dá para cobrir os gastos de um bom curso e em alguns casos mal paga o material do curso, logo só ‘’estudar’’ o que o curso oferece é pouco.  – Lógico, há exceções e pode existir um curso aqui ou alí com longa duração e que não seja somente duas vezes na semana com uma horinha cada aula, mas isso não é uma regra.
Por algumas várias vezes rs eu não quis abrir mão de sair com as amigas para ir a biblioteca do meu bairro para estudar um pouco mais inglês onde tinha aulas de graça ( onde eu morava era aos sábados as 09:00) devido estar muito cansada por causa da semana intensa de trabalho. Não estou dizendo que você deve ser um nerd e viver para o estudo, claro que não, eu sou do tipo que prezo o equilíbrio nas coisas, porém devemos sempre nos atentar ao objetivo e dai voltamos lá no inicio quando eu falei sobre o foco e o programa.
 O inglês foi só um exemplo vivido por mim, onde eu percebi que se eu não sacrificasse alguns sábados mesmo que cansada para estudar e não agregaria mais conhecimento e vocabulário no meu inglês.
Outro exemplo clássico é a au pair que tem o objetivo de viajar, a pessoa antes de sair do Brasil faz uma listinha de estados que querem visitar e algumas vão mais longe e desejam conhecer a Europa, mas quando chegam ao EUA ficam doidas com os preços relativamente baixos e/ou não conseguem resistir ao convite das amigas para uma balada/passeio no shopping/ comer fora, logo, todo planejamento do pre au pair foi pelo ralo por falta de grana, pois gastou o pagamento semanal com outras coisas, dai se você poderia com planejamento visitar 20 estados, com a falta de planejamento visita 5.

Devemos nos atentar a isso e nos perguntar sempre qual é o nosso objetivo e volta e meia refletir se estamos de fato fazendo todo o possível para alcançá-lo. Infelizmente/felizmente há sempre mil e uma coisas que nos tiram o foco o importante e nos manter firme e realmente correr atrás.

Bom é isso. =)
Essas e outras também podem ser encontradas no meu blog:

Beijos até a próxima.

5 comentários:

  1. Oi Paloma,
    Adorei o post e confesso que penso muito nesse problema da gramatica.
    Ainda não me tornei au pair mais pretendo começar com a agencia até o final do ano, pra viajar no ano que vem, e ja me preocupo muito com isso. Com a ajuda do meu professor, eu estudo sozinha (pelo menos tento) um livro que ele me passou que é só o essencial, mais já ta complicado pra mim rs.
    Estou seguindo esse post e já li diversos textos, gosto muito dos assuntos que vcs abordam. Até mais.

    O livro é esse aqui, caso alguém queira ;)

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2624339/macmillan-english-grammar-in-context-essential-with-cd/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deu alguma caca no link que eu mandei, :/
      mais ele vai aparecer na pesquisa rsrs

      Excluir
    2. Olá Letícia, fico feliz que você esteja se esforçando! Está certíssima!!! Parabéns! ;)

      Excluir
  2. Anônimo16/5/14

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline2/6/14

    Oi Palloma tudo bem? sempre quis viajar pra fora e faz pouco tempo que decobri sobre Aur Pair, gostaria de saber qual agencia vc entrou para trabalhar como aur pair? Obrigada

    ResponderExcluir