Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

07 julho 2014

Sou verde e amarelo de coração

Aproveitando o clima de Copa e que tem muita gente revoltada enquanto outros estão curtindo, vim falar de uma coisa que refleti na época que morei nos Estados Unidos e que tem a ver com a famosa frase do Tom Jobim "Viver no exterior é bom, mas é uma merda. Viver no Brasil é uma merda, mas é bom". Eu nunca fui patriota, pelo contrário, sempre fui revoltada com o Brasil e ficava revoltada e achava que ter nascido aqui foi um castigo.

Mas depois de um tempo morando fora, a gente vê como as coisas funcionam na realidade, percebi como o povo brasileiro idolatra tudo que é dos outros, sem saber que nenhum lugar do mundo é perfeito. Morar nos Estados Unidos me deu a oportunidade de ver de perto os defeitos deles:

Muitos americanos são amigáveis, mas falsos. Conheci vários que tratam as pessoas super bem mas se eles não precisam de você, te tratam tão mal que até parece que tem duas personalidades. Essa queixa não é só minha, eu já li que 1 a cada 4 americanos tem problemas mentais.

Muitos deles, contratam estrangeiros para trabalhar pra eles e aproveitam para explorar. Não dão férias, pagam salário de fome e fazem os funcionários trabalharem jornadas duplas. Isso porque muitos são ilegais e não tem direito de reclamar.

Eles são muito repressores também, tem regras pra tudo, não se pode fazer nada que a polícia já tá na sua cola. Mas, por baixo dos panos é a uma Babilônia. Os jovens usam drogas adoidados e as meninas são mega precoce, com 12 anos já pensam em sexo.

A ignorância em geografia nem se fala. Eles recebem uma ótima educação mesmo em escolas públicas, mas mesmo assim, a grande maioria não sabe nada a respeito de outros países e outras culturas. Ao falar que você é do Brasil eles já pensam que você fala espanhol.  Outro dia sai com um cara que pensava que no Brasil só existia duas cidades: São Paulo e Rio.

Uma professora americana que eu tinha tirou sarro das próprias raízes e contou a seguinte piada: como se chama uma pessoa que fala 3 línguas? … Trilíngue, como se chama uma pessoa que fala 2 línguas?... Bilíngue... e como se chama uma pessoa que só fala uma língua? … Americano. É realmente impressionante como muitos deles nunca visitaram outro país e nem tem vontade.

Muita gente não tem nem idéia de como as coisas são de verdade, e olha que tem muitas outras coisas que eu nem vou entrar no mérito. A saúde, por exemplo, que é carissíma e não existe hospitais públicos.

Claro que tem a parte boa dos hábitos americanos, como: reciclar lixo, incentivo à leitura desde criança, o governo reserva boa verba para a educação etc. (fiz um vlog falando a respeito disso, clique aqui para assistir).

Lembrando que o que eu relato aqui é relacionado à uma maioria, sempre existem exceções, já conheci americanos que falam outra língua, que já moraram fora, que sabem até mais coisas sobre o Brasil do que eu, que não é aquele típico American Idiot da música do Green Day.

Uma das coisas que eu aprendi morando fora foi valorizar a minha própria cultura, e absorver o que as demais culturas tem de bom pra oferecer, e não ficar idolatrando outros países sem nem saber nada sobre eles.
Share:
Entre na Mente de Mari

5 comentários:

  1. ótimo... muitas vezes eu tendia à isso, idolatrar outras culturas. mas sei que por aqui também existe coisa boa.

    ResponderExcluir
  2. Adorei , e verdade , muita vezes me vejo comparando o Brasil ainda mais com o E.U.A porem não existe lugar melhor que o brasil , pelo menos pra mim as pessoas são super simpáticas e alegres, não somos o povo mas correto e mas organizados , mas sim os mais felizes :) e por mais que as vezes achamos que aqui e tenso , sei que sentirei falta quando emparcar na minha aventura de Au pair. Destes país maravilhoso.

    ResponderExcluir