Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

24 agosto 2014

Au Pair na Bélgica

Olá garotada! Tudo bem com vocês? 
A Thais não conseguiu escrever hoje, então eu vim aqui hoje pra falar sobre o au pair na Bélgica, que é uma das opções mais comuns pras meninas que são au pairs na Holanda e não querem voltar pra casa... E eu também notei que quase não se fala na Bélgica como opção pro au pair, apesar de ser um país com um programa muito interessante! 
Então vamos lá! 

Bélgica? Que que isso? 

parece Alemanha  mas na verdade é Bélgica mesmo.

A Bélgica é um país que fica localizado ali entre a Holanda, França, Alemanha e Luxemburgo, a capital é  Bruxelas e entre as cidades mais famosas estão Brugge, Gent, Antwerpen, Leuven e Liege... A sede da união Européia fica na Bélgica e também é onde acontece a famosíssima Tomorrowland, além de ser mundialmente famosa por seus chocolates e cervejas. É um daqueles países que falam várias línguas, mais especificamente: holandês, francês, flemish e alemão. Cada região tem um idioma que "domina", sendo Bruxelas bem dividida entre holandês e francês. 

Mas a Bélgica é legal? 

Eu só visitei a Bélgica, na época do natal... Fui pra Bruxelas, Brugge e Antwerpen e eu, particularmente, gostei muito. Mas opiniões se dividem nesse assunto. Tem gente que diz que a Bélgica é tipo uma "Holanda mais feia" e gente que diz que tudo lá é ótimo e maravilhoso. Lá eu tomei a melhor cerveja da minha vida, e achei o povo bem mais amigável que os holandeses, além de existir uma diversidade racial maior. E a localização ajuda bastante quem pretende viajar... 3h de Amsterdam, 3h de Paris, e fácil acesso a outros países as well. Porém já ouvi dizer que lá existem mais problemas sociais e que os próprios belgas não se dão bem entre si, algumas partes do país estão constantemente querendo se separar, e por falarem tantas línguas diferentes, eles são bem desunidos. 

Brugge coisa mais fofa! 

Quais as exigências pra ser au pair na Bélgica???

Primeiramente AQUI o link maravilhoso do APW com as infos pra vocês, APW é vida e amor, nunca se esqueçam do APW. 
Mas como eu também sou vida e amor, vou colocar aqui as informações pras preguiçosas de plantão. 

  • Tem que ter entre 18 e 25 anos 
  • Ser solteira e sem filhos
  • Nunca ter morado na Bélgica com um "work permit" 
  • Ter conhecimento básico da língua falada na região em que irá morar (holandês, francês ou alemão) 
  • Ter ensino médio completo 
  • Ter condições de pagar pela sua estadia e viagem de ida e volta pra Bélgica 

E como é a vida de au pair na Bélgica? 

Na Bélgica as au pairs recebem um salário de 450 euros por 20h de trabalho semanais. Sendo no máximo 4h por dia e 6 dias na semana, tendo um final de semana completo free por mês obrigatoriamente. 
É obrigatório a au pair ter um quarto só dela, as chaves de casa, e comida fornecidos pela família. E mesmo em caso de férias ou doença, a família não pode descontar dinheiro do pocket money. 
E como em todo país, apesar de a principal obrigação ser cuidar das crianças, a família pode pedir pra au pair ajudar com a limpeza da casa. 
Toda au pair tem que obrigatoriamente participar de um curso de línguas, sendo a língua escolhida de acordo com a região em que se mora. E a família tem que oferecer o "intercâmbio cultural", apresentar a cultura e se organizar de modo que a au pair possa realmente aprender sobre o país. 

Ok, e como eu encontro uma família na Bélgica? 

Na Bélgica não é obrigatório ter agência, então você pode encontrar sua querida família diretamente no APW! Mas caso você não goste ou não se sinta segura, existem agências belgas que podem te colocar em contato com a família diretamente. Como eu nunca fui au pair lá, não vou me arriscar a dizer aqui quais agências procurar, mas nada que um google não possa resolver pra você. 

Beleza, já tenho família, e agora? 

Assim que você e sua família tiverem o match, eles devem dar entrada na documentação do seu work permit lá na Bélgica. Em cada parte da Bélgica isso funciona de uma maneira diferente, então a demora dessa parte vai depender de onde você vai morar lá. 
Depois que o work permit fica pronto, eles enviam pra você aqui no Brasil, onde você deve preencher mais alguns formulários e enviar junto com o exame médico (que deve ou ser feito com o médico reconhecido pelo consulado, ou legalizado depois) para o consulado belga. Assim que o consulado recebe, eles tem um prazo de até duas semanas mais ou menos pra te dar uma resposta. 
AQUI tem mais informações sobre o processo do visto.Geralmente isso tudo é muito tranquilo e quase não se ouve histórias de gente que teve problema com o visto. 
É importante também que você e sua família já tenham feito um acordo sobre como vão ser as horas e dias trabalhados. 

Chegou a hora de embarcar! 

Assim que você tiver a resposta do seu visto, é só esperar seu passaporte chegar e fazer as malas. Como não há a obrigatoriedade de agência, também não há em relação aos custos. A passagem por exemplo, pode ser tanto paga pela família, quanto pela au pair. E isso varia muito de caso pra caso. 
Depois que chegar lá, você deve ser registrar com a prefeitura e fazer sua matrícula num curso de línguas. Lembre-se que o curso vai depender de onde você vai morar na Bélgica. Ou seja, se você quer MUITO aprender francês, não adianta nada conseguir uma família no lado holandês da Bélgica because that ain't gonna happen. E o mesmo vale pra situação contrária. 

Acredito que seja isso queridos! Como disse, eu não fui au pair lá, portanto não tenho muitos inside details. Mas boa parte das infos eu consegui com o bom e velho google, e os nossos queridos grupos do facebook! Não tenha medo de usar essas ferramentas a seu favor! 
Se você está pensando em ser au pair na Bélgica, boa sorte! E keep in mind que lá estão os melhores chocolates e cervejas do mundo! *-* 
See y'all soon! 

Share:
isabella k.

Um comentário: