Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

20 outubro 2014

Como nossos pais...

Sinto que tenho muitos assuntos pra colocar aqui, mas hoje eu vou dar uma diquinha prática, pra quem tá se preparando pra lidar com as criOnças nos States.

Eu achei que fazer o pre-departure project ia ser super trabalho de escola e, namoral (como boa baiana), eu ADORO essas coisas. Principalmente porque envolve pesquisa.  Então vou apresentar o que eu tenho usado para aquela parte das atividades and stuff. Inclusive, acho que tudo isso serve pra vida de au pair na prática mesmo (isso se você quer realmente se envolver com o trabalho de ser au pair, o que é, na minha opinião, altamente recomendável). 

Este post tem para mim um "Q" de especial. Digo isso porque essa idéia de usar livros (principalmente eles) na educação e diversão para crianças foi algo totalmente herdado de minha mãe. Quando eu era criança eu tinha MUITOS livros. Tenho até hoje. E meus pais muito mais. E quando digo crianças em geral, e não filhos, é porque éramos nós (eu, minha irmã e meu irmão) e todas as crianças da localidade que morávamos. Sim, meus pais eram (são?) bichos-grilo e levaram os três filhos da cidade grande para morar numa fazenda no meio de nowhere, sem luz! Ou seja, sem tv e vídeo-games! As crianças das fazendas vizinhas vinham brincar com a gente e, entre as brincadeiras, minha mãe fazia várias oficinas de arte com todos nós e usava, muitas vezes, livros para inspirá-la! Então, muito dessa idéia tem a ver com ela e minha infância, e dois livros desta lista fizeram parte dessa história.

Bom, após esse momento sentimento, elenco aqui 4 livros que tenho usado pra construir, digamos assim, um repertório de atividades pra entreter minhas futuras kids. E vamos aos indicados:

“Eu que fiz”- Ellen e Julia Lupton – Editora Cosac Naify

Gente, esse é um queridinho meu! Na verdade esse eu ganhei de mommy (thanks mom!) que é artista e colecionadora compulsiva de livros! Ela já o tinha nas prateleiras e me deu quando eu comecei essa história de au pair. Mas do que se trata? Bom, é um livro com 102 projetos que envolvem várias áreas do design, que incluem brinquedos, moda, arte gráfica e afins. Ele é super cute e tem idéias muito legais para entreter crianças entre 6 e 12 anos. Enfim, super recomendo!











“O Grande Livro dos Jogos”- Editora Leitura

Bom, esse livro tem um problema: Ele está na família desde 1999!!! Ou seja, eu e meus irmãos usamos muito e fizemos muitas das brincadeiras dele. “Mas qual o problema, Camila?” Bom, o problema é que não sei se ele ainda é vendido! Maaaasss estou colocando ele aqui na lista porque vocês podem encontrar uma grande variedade deste tipo de livro por aí (vou listar umas outras opções abaixo)! O mais legal é que ele possui brincadeiras indoor e outdoor, pra várias idades.  Enfim, brincadeiras novas podem salvar um dia complicado com as kids.

Variações sobre o mesmo tema: 

"125 Brincadeiras para Estimular o Cérebro do seu Bebê - Jackie Silberg - Editora Ground"
"As Melhores Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada" - Palavra Cantada - Editora Melhoramentos
"Brinquedoteca - Jogos, Brinquedos e Brincadeiras"- Natividade Pereira - Editora Paulinas


“Draw”- Kim Solga –  North Light Books

Esse é outro problemático, mas coloco como exemplo aqui.  Vejam só, minha mãe me deu esse livro quando eu tinha 6 anos, ou seja, ele completará 20 anos! E mais um agravante: Ele é importado (ah, moleca chique)! Quando minha mãe estava na faculdade de Belas Artes sempre tinha uma feirinha de livros de artes, e volta e meia ela comprava alguns para ela, para mim e meus irmãos. Este aqui traz várias atividades bacanas de desenho e pintura, que podem te inspirar a diferentes atividades do tipo.  Tanto este livro como o anterior para mim tem um valor a mais: eles fizeram parte da minha infância, o que me faz ter uma maior intimidade com eles. Então, se vocês tiverem coisas do tipo para recuperar e trazer pra seu dia-a-dia de au pair, acho muito legal e proveitoso!

Variações sobre o mesmo tema: 

"Rabiscos"- Taro Gomi - Editora Cosac Naify
"Meu Livro de Artes"- Dorling Kindersley - Publifolha
"Meu Livro de Artes"- Doley 
“Lindos presentes feitos por mim”- Editora Publifolhinha

Esse é super recente, comprei a pouco tempo pra também incluí-lo nos meus planejamentos com as kids! O mais legal é que ele dá várias idéias interessantes pra crafts presenteáveis! Sabe, quando chegar aquele mother’s day você terá uma carta na manga! Útil por demais! Ele tem atividades que podem servir para criação de objetos para uso das próprias crianças, ou seja, pra que elas possam presentear umas as outras! Acho legal!

Fora estas publicações que apresentei, outro aliado valiosíssimo é o pinterest. Gente, usem e abusem do pinterest. Quando tenho uma crise criativa, pra qualquer coisa eu recorro ao pinterest! Hahahahaha Se você andou desconectado da internet nos últimos 5 anos, eu explico do que se trata: uma rede social onde você cria murais por assunto através de fotos de idéias e projetos das mais diversas áreas! Joga o assunto lá na busca e muita coisa aparece.

Eu queria acrescentar uma lista de sites bacanas também, mas não deu tempo! Prometo que em breve, a quem interessar possa, faço esta missão e disponibilizo pra geral uma coletânea.

Se vocês tiverem sugestões de publicações/sites/apps e afins, coloquem aí nos comentários! Adoro saber de coisas novas também!


É isso galera, por hoje é só!



Share:
Camila Loureiro

2 comentários:

  1. Nossa, adoreei o post. Eu tava pensando em fazer um portifolio com atividades q ej achasse na net, mas essas dicas vao me ajudar mtu. Ja sei o que pedir de niver uhuhuhu

    ResponderExcluir
  2. Ameeei Camila! Eu já havia pensando nisso, como entreter as kids e amei suas ideais! Eu fiz parte de projeto com crianças carentes e fui voluntária de orfanatos, então tinha que ter diversas brincadeiras, daí pensei em levá-las, e com essa sua ideia, fechou rs.
    Parabéns pelo post, amei!
    Abraços. :*

    ResponderExcluir