Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

29 outubro 2014

Sonhar, realizar e ser feliz é possível!

Olá pessoal!

Meu primeiro Post :) entrei no Blog começo do Mês e a dúvida do que postar para vocês..
Vou começar falando como decidi ser Au pair (que para muitas não é fácil decidir) e como fiz para chegar onde estou hoje que é a Suíça. Fui Au pair por um ano na Alemanha (Agosto 2013 - Agosto 2014).

Fonte: Arquivo pessoal.

Meu nome é Luíse Ruschel, sou natural de Itapiranga - Santa Catarina (Berço Nacional da Oktoberfest) e isso já lhes dá uma pequena idéia porque eu quis ser Au pair na Alemanha e Suíça. Eu tenho 22 anos, sou Técnica em Agropecuária e Tecnóloga em Alimentos formada no Brasil. Minha família é de descendência Alemã e sim, eu falo a língua Alemã desde pequena e o contato com a Língua Portuguesa eu tive somente na Escola. (não preciso falar tanto de mim né?)

A minha curiosidade em conhecer novas culturas e aprimorar a meu idioma alemão veio crescendo no decorrer dos anos quando fui conhecendo a descendência da minha família e vendo que eu amo e não tenho vergonha de falar alemão (e não tenho mesmo, é por isso que estou onde estou hoje). Fiz aulas de alemão na escola, mas todo mundo sabe que na escola a gente não aprende como tudo é realmente (mesma coisa no inglês). Quando eu estava no segundo ano da minha Faculdade surgiu de um dia para outro a curiosidade de saber como ir para a Alemanha, poisé, como vou fazer para ir para Alemanha e poder aprender e desfrutar do que o mundo tinha a me oferecer? pois foi então que entrei em contato com uma menina que estava fazendo o Intercâmbio na Alemanha e me informou tudo.
A primeira coisa que toda menina faz é deixar a outra que está lá ou já passou por isso tonta de tanta pergunta né? haha' e comigo foi assim. Eu queria saber tudo, tudo mesmo. Acho que o meio medo da gente é não ser aquilo que esperamos ou não encontrarmos uma boa Família. Como a menina havia ido por uma Agência que leva meninas do Brasil para ser Au pair na parte Sul da Alemanha entrei em contato com a mesma. É, eu estava decidida de ir, sim, eu queria ir no outro dia que eu soube como era tudo.. mas não é bem assim não.. tudo tem um lado ruim e de querer ser Au pair é que demora um pouquinho o processo.. e como eu estava com a faculdade na metade decidi primeiro concluir e fazer tudo com calma.
Foram longos 18 meses até eu ir para a Alemanha.. mas vamos falar um pouco do meu processo.. preenchi então em Janeiro de 2013 um formulário enviado pela Agência e enviei a eles e enquanto isso eu fazia meu passaporte e focava em terminar minha Faculdade.. em Março de 2013 eu já havia conseguido uma Gastfamilie e iria morar 3km da minha melhor amiga :) e assim foi, em abril eu já havia encaminhado o meu Visto no Consulado Alemão em Porto Alegre. Minha formatura da Faculdade era dia 27 de Julho e eu embarcava para Alemanha já no dia 05 de Agosto.. Muito agitado nos últimos dias no Brasil e muito nervosismo para a nova etapa da minha vida. O maior medo era de se perder em algum lugar e ainda mais dar algo errado no aeroporto em Paris (era puro nervosismo meu), deu tudo certo e no dia 08 de agosto eu estava na casa da minha nova Família por um ano. (Aventuras e mais histórias conto todos os dias 29 de cada mês)


Agora falar rapidinho como encontrei a família na Suíça e vai ajudar muitas meninas!
Fonte: Arquivo pessoal.


Eu estava apenas 3 meses na Alemanha e já estava procurando por Família para o Segundo ano de Au pair. Entrei em contato com uma amiga que estava de Au pair na Suíça e pedi como ela fez. Ela me indicou um site que é : aupair-world.net onde me cadastrei e preenchi todos os requisitos, uma breve apresentação e algumas fotos. Conversei com muitas famílias tanto da Suíça como da Áustria também, eu já tinha decidido não procurar mais porque era impossível, muitos pagavam pouco, outros pagavam muito e queriam que você trabalhasse até em domingos. Quando num belo dia de verão (até parece história de filme), mas brincadeira era no Outono uma Família de Zurique - Suíça me escreveu dizendo que havia se interessado no meu perfil e pedindo para mim responder algumas perguntas e falar um pouco mais sobre mim e isso tudo em Alemão. Suei muito (afinal estava 3 meses e mal e mal sabia escrever alemão) e escrevi um lindo texto para a Família dizendo tudo sobre mim, foi até engraçado porque eu estava com medo dos erros. Uns dois dias depois a família me responde e adivinha, respondeu tudo em Português quando comecei a ler eu tive que rir porque ela não me disse logo que falavam português, estava bem escrito em meu perfil. Entre idas e vindas marcamos para eu visitar eles em Fevereiro e já fechamos logo. Em final de junho eu havia meu Visto de Au pair e agora já estou 2 meses com eles. Única coisa ruim é que falo muito Português com a Mãe e com as crianças e assim não estou melhorando meu alemão. As crianças falam Francês com o pai, Português com a mãe e Alemão na Escola ou seja,  sabem mais com 5 anos de idade do que eu sei com 22 :) 
Já falei demais e escrevo a vocês sobre minhas aventuras nos próximos dias 29 :)

Até mais!
Luíse Ruschel


Facebook: Luíse Ruschel

Share:
Unknown

5 comentários:

  1. Adorei hhahaha, continue na boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Luíse. Fico feliz por você. Parabéns
    Beijos

    www.livinganamericanlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua historia, ainda mais sabendo que você é de Itapiranga-SC e eu tenho amigos lá e sou de Maravilha-SC... Boa sorte ai ;)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado queridas :)
    Que legal Marlise, fico feliz que gostou.. Escrevo todo dia 29 :)
    Muito obrigado e muita sorte para você!

    ResponderExcluir