segunda-feira, novembro 03, 2014

A tal da comida holandesa.

Oi gente! E aqui estamos nós em Novembro!!
Como o tempo passa! Agora tenho 43 dias contados por aqui!
Eu estava pensando no post desse mês e acabei lembrando de algo que cozinhei na ultima semana. Antes de fazer o matching com a minha host family eu fiquei sabendo que cozinharia a janta de segunda a sexta-feira, e logo entrei em pânico. Porque na real, eu não sou uma MasterChef, longe disso lol. Quando fiquei sabendo do cardápio, levantei as mãos para o céu \o/ e dei graças a Deus!



A minha host family é controlada no balanço do cardápio do jantar: um tipo de carboidratos (arroz ou batata ou pão), um tipo de carne (o povo holandês gosta de uma carne, principalmente a de porco) e salada/vegetais. Quase tudo sem sal! E é isso! Yay!
Só que tem dias que a minha host mom pede para cozinhar pratos típicos holandeses e é aí que pega. Não no sentido de cozinhar, mas sim no sentido de comer hahaha! Eu como de tudo (mas tb não vem nessa zuera de jiló, chicória que não rola). Só que... Tem comida aqui... Bem diferente do que estamos acostumados a comer. A primeira experiência foi uma comida chamada Zuurkool, que é um... Repolho azedo, misturado com purê de batatas. Sim, repolho azedo. Comi, não é ruim, mas evito pq ainda é estranho... Depois foi a vez do Hutspot que mais uma vez é o purê de batatas misturado com cebolas e cenouras, o que foi mais... de boa comer. Um dia disseram que comeríamos churrasco. Compraram muita carne de porco e depois jogaram um molho de pasta de amendoim o famoso pinda saus em cima do barbecue. Simplesmente estranho, comi UM espetinho, tentando tirar o máximo possível do molho hahaha! Umas semanas atrás foi a vez do witlof, um legume que eu nunca vi no Brasil mas segundo o Google translate é a chicória branca. Aqui é servido com purê de batatas (mais uma vez) enrolados com presunto e queijo. Parece bom, mas juro que quase gorfei durante o jantar e chorei para terminar. Não, não é drama! -.-


Zurkool                                                             Hutspot
Witlof

Mas calma gente! A sopa de ervilha deles é uma delícia, a sopa de tomate tb... E fora que as comidas doces são muito boas! Salvem os stroopwafels yeaaaah! :D Stroopwafels são duas fatia finas de wafer recheadas com caramelo e um gostinho de canela/cravo no final. Os chocolates que OMG, sensacionais! Oliebollen que são os nossos bolinhos de chuva cobertos com açúcar refinado, os vlas, que parecem danettes ou chandelles da vida, as tortas de maçã servidas com chantilly, os poffertjes, que são as mini panquequinhas, e a lista vai!
Sim, eu engordei por aqui, mesmo pedalando tanto todo santo dia. Mas sou uma gordinha feliz por ter experimentado tanta comida, incluindo os pães e queijos lol awesome Gouda cheese!
Metade da minha mala já esta cheia de doces, então Brasil, aí vou eu mano!
Até Dezembro gente!

2 comentários :