Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

23 novembro 2014

Ajudar a Host Family, até que ponto?

É normal a maioria das Au Pairs querer agradar um pouquinho mais a host family, ajudar um pouquinho aqui, outro pouquinho ali.... E assim vai, afinal ao nosso ver, 'não custa nada.'

Acontece que infelizmente, aquele ditado brasileiro de que 'eu dou uma mão, ele quer o braço' acontece aqui também gente. E quanto mais a gente ajudar, mais eles vão querer. Até que chega um ponto que sua obrigação se torna limpar a casa inteira, além de tomar conta de dezenas de kids.

Mas a gente é alertada né? Quem já passou por isso, as au pairs mais antigas sempre dizem pra não fazer. Disseram pra mim, eu fiz mesmo assim, e agora vim contar pra vocês rs.

Quem me conhece, sabe que eu cuido de 5 crianças pequenas. O que seria mais do que o suficiente né? Pois é, deveria ser sim. Mas eu comecei fazendo as dishes de um ou de outro junto com a louça das crianças. Porque pra mim, realmente era indiferente colocar alguns pratos a mais na máquina de lavar né. Bom, cada vez apareciam mais pratos e quando era segunda-feira, e eu fico off de final de semana, a louça ficava tão cheia que eu passada de Segunda a Quarta só pra lavar. Sem brincadeira.

Aí ela me pediu pra varrer embaixo da mesa todos os dias depois que as kids almoçavam. Ok, mas como tinha dias que as kids tiravam a nap juntinhas, belezinhas e até o bebê colaborava, eu tinha mais tempo, e aí varria a cozinha inteira, que é bem grandinha viu. Também aproveitava que passava um pano na mesa, e passava em todos os balcões, e organizava até as papeladas deles, deixava tudo numa pilha, que não me gastava muito tempo, mas nos olhos de quem entrasse na casa, estava BEM mais organizada.

E por último, tem a laundry das kids, que faço duas vezes por semana. É MUITA roupa. E deveriam ser cinco pilhas, já que são cinco crianças. Mas aí tem uma roupinha da host aqui, outra cueca do host ali. Acabava lavando essas peças juntas e depois deixava em cima da cama deles. Fora que quando eu achava muita toalha deles, lavava tudo junto com as das kids e minhas. Dobrava, e colocava em cima da cama deles. Hoje percebo que era muita mordomia, hm?



Acontece que nunca estava bom. Pra minha host mom sim, ela sempre me elogiava, agradecia, dizia que eu tornava a vida dela muito mais fácil, e por mim estava tudo certo. Mas o meu host dad começou a torrar minha paciência. NUNCA tava bom. Se ele encontrava alguma coisa no carpete da sala, achava ruim que eu não passava o aspirador (que nunca foi minha obrigação), se não tinha dado tempo de lavar TODA a louça, mesmo tendo dias que eu colocava louças na máquina 2 ou 3 vezes, ele pedia pra eu fazer a noite, e esses dias, depois de um dia super agitado que não teve escola, e eu fiquei com as 5 kids por 10 horas dentro de casa, um dia chuvoso, e ainda assim fiz mil coisas de casa, quando acabou meu horário ele perguntou se eu 'não queria' ir ali limpar a pia? Seriously?

Aí eu me toquei mesmo que a situação não estava legal, que eu não vim para os Estados Unidos para ser empregada, ou escrava, porque pelo tanto que pagam cuidar de 5 kids + uma casa inteira é apelação. Nesse dia rodei a baiana, falei com a LCC, falei com a host mom que se continuasse eu sairia de casa, e blablabla. 

Hoje não faço mais nada que não é serviço meu. Espero que as coisas melhorem. E digo pra vocês, não acostumem eles mal! Deixe tudo combinadinho antes do match, o que é serviço seu, o que não é, pra depois não virar bagunça, e até acabar em rematch.

Um beijo e até mês que vem!
Share:
Fernanda Vitiello

4 comentários:

  1. Oiii fe.
    Eu estava realmente bem preocupada com isso. Porque eu no Brasil já sou um burro de carga hehe. No meu serviço faço o que é meu e dos outros (eu sei que é burrice, mas minha colega é tão legal para mim em outras questões que eu não dou bola). Enfim, estava preocupada com isso de chegar lá e não conseguir impedir isso e acabar fazendo tudo.
    Mas, quando eu ficar online e for falar com as famílias vou tentar falar bastante por email para deixar registrado.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri!
      Quanto mais coisas deixar registrado melhor! E se for dar uma ajudadinha, que seja de vez em quando. Se nao eles acostumam e a gente se lasca!!
      Beijos

      Excluir
  2. Tenso viu, acho que cuidar de 5 kids já é demais, por mas que elas sejam uns amores. Concordo em gênero, grau e número contigo, temos que ver isso tudo antes do match, deixar claro tudo e caso depois eles vinhem a pedir, ter cuidado. Boa sorte aí, beijão. :*

    ResponderExcluir