domingo, novembro 09, 2014

American Driver's license

Quero dividir com vocês a minha experiência e meu processo para tirar a habilitação americana. Apesar de não ser mais uma au pair eu ainda faco parte dos grupos do programa no Facebook onde as futuras participantes tiram suas dúvidas, fazem seu ''network'', dividem ansiedades, experiências etc..Uma dúvida que tem sido frequente, é em relação a driver's License americana, e como é feito para se obter uma DL.

A agencia brasileira ( Experimento, Cultural Care etc..) aconselha o uso da PID (Permissão Internacional para Dirigir), o problema é que nos Estados Unidos existe uma validade  para o uso da PID, por exemplo, meu primeiro ano como au pair foi na Philadelphia e lá, pelas leis do estado você pode utilizar a sua PID por um período de um ano, porém para aquelas meninas como eu que desejam ficar dois, para o segundo ano será obrigada a tirar a sua DL local. O que gera muita confusão é em relação a validade original da PID, onde no Brasil é a copia fiel da habilitação, ou seja, se sua CNH tem validade até 2020, sua PID terá a mesma validade, porém dependendo do estado americano que você for morar isso vai depender. Na Philadelphia você pode usar a PID por um ano e na Virginia ( Morei lá no segundo ano), você só poderá usar por três meses.

Uma outra dúvida é em relação as pessoas que tem permissão no Brasil e vão para os EUA para ficar um ou dois anos. Como todos sabem a permissão no Brasil só vale por um ano, então quando você vem pro Estados Unidos é obrigada a tirar a DL logo de cara. Já que entrei neste assunto de permissão, vale dizer que nao há problema algum você deixar para pegar sua CNH definitiva depois de um/dois anos fora. Isso aconteceu comigo, fui para EUA com permissão e depois de dois anos peguei minha CNH definitiva, foi rápido e simples! Paguei meio duda, agendei, tirei a foto e as digitais e there we go, depois de 7 dias, lá estava eu com a definitiva na mão.

Tirar a DL no Estados Unidos é simples, diferente do Brasil você não precisara pagar pelas aulas na auto escola, bastar ir no DMV da sua cidade e pegar o livro(de graça)  para estudar para prova teoria. Para fazer esta prova não precisa marcar nem pagar taxa alguma, só voce comparecer ao DMV munido das documentacões necessárias e aguardar ser chamado. A prova é composta por 30 questões e você só pode errar 3 ( Exatamente como no Brasil). Apos passar na prova teórica você recebe uma permit license, onde você tem autorização para dirigir com tanto que tenha alguém maior de 21 anos e habilitado ao seu lado. Finalmente quando você se sentir seguro para dirigir, você ira para temida prova pratica, no meu caso, eu peguei minha permit na Philadephia e fiz minha prova pratica lá mesmo, sendo que fui reprovada e como estava de mudança para Virginia, eu fiz minha prova pratica lá. Uma coisa diferente entre o estado da Pensilvânia e Virginia é que a prova pratica em PA exige a baliza + percusso e a prova em VA é somente o percusso.  Depois de ser aprovada, sua DL chega em casa pelo correio em até 7 dias uteis.

Google Imagem.
Google Imagem.


Minha dica para quem esta indo como Au pair é tirar de imediato a DL, mesmo com sua PID válida e que seu Estado ''permita'' por mais tempo. Um dos motivos pelo qual eu digo isso é que eu já ouvi casos de policiais não reconhecerem a PID como um documento legal, como muitos já viram, a PID não vem sequer em inglês. A outra razão é que vale a pena passar por essa experiência americana de tirar a DL, sim, é uma experiência que vale muito, onde você irá perceber que não é só no Brasil que você tem que esperar horas para um atendimento de órgão público (Eu tive que esperar 5 horas no DMV para fazer minha prova pratica), e fora isso, é sempre bom ter seus documentos certinhos.

Uma outra pergunta frequente é em relação a quem tem habilitação no Brasil se existe a possibilidade de somente ''trocar'' pela DL.
-Não tem jeitinho brasileiro não. Tem que fazer a prova sim, passando por todas as etapas que eu citei a cima.

Bom, é isso.
Se quiserem entrar em contato, segue o link do Meu blog.
Beijos.

4 comentários :

  1. ótimo passo a passo. quando eu for, pretendo tirar assim que chegar. dor de cabeça a menos :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Palloma, muito legal as suas dicas.
    Eu só gostaria de acrescentar que no estado de Connecticut a prova prática inclui três tipos de "baliza", ou no caso, três formas de estacionar, de frente, de ré e a baliza convencional, fora que na baliza convencional eles te mandam fazer umas duas, uma sem carro nenhum na frente ou atrás pra ver a distancia da guia e a outra com carros de verdadee em qualquer rua que eles acharem. Parece assustador, mas não é. Ná prova prática podemos usar o nosso carro, aqueles que estamos acostumados a usar no nosso dia a dia, depois de um ano dirigindo, fica fácil.
    Por último, no estado de CT a gente retira a driver's na mesma hora, é só pagar uma taxa de $17 (valor da época, dois anos atrás) , tirar a foto e esperar imprimir. 20 minutinhos e ta na mão rs.
    Obrigada pelo post Palloma, continuarei acompanhando. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/11/14

    E se caso a pessoa não tem a habilitação no Brasil, consegui tirar a habilitação nos EUA?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica Nathalia. =)

    Anonimo: Nao tem ''problema'' se voce nao tiver a CNH no Brasil, isso nao significa nada aqui no EUA se voce tem que passar pelo processo de novo. No entanto, se voce for por um programa de intercambio, eles exigem que voce tenha a CNH

    ResponderExcluir