Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

07 novembro 2014

Na da terra da rainha... Margrethe!


Primeiro post é sempre o mais complicado. O que dizer? Como começar? É sempre um pouco difícil, especialmente para mim que já sou au pair há dois anos e em dois países diferentes, a sensação é de que é tanta coisa para falar que um livro se faz necessário! Mas vamos lá! Eu tenho 30 anos de idade e comecei essa jornada no dia 15 de agosto de 2012 quando coloquei meus pés no aeroporto de Arlanda, em Estocolmo. Na verdade a gente sabe que começa bem antes disso. No meu caso o processo foi relativamente rápido, e foi igualmente rápido quando meu ano na Suécia acabou e consegui uma família em Copenhagen, Dinamarca, e cá estou ainda, habitando terras de vikings. Muitos fatores me trouxeram até a Escandinávia, mas especificamente, Suécia. Eu queria muito sair do Brasil e o processo para ser au pair lá era simples e todo feito on line. O que servia certinho para as minhas necessidades na época. Tive um ano maravilhoso, fiz amigos incríveis, mas foi tão rápido que não senti que fiz tudo o que eu queria, então resolvi me jogar em mais um ano, desta vez na Dinamarca. Ter morado em dois países diferentes certamente torna tudo mais interessante. Se antes tinha apenas um comparativo, Brasil, agora tenho dois. O que me faz enxergar tudo de maneira diferente. É interessante poder dizer: “Os suécos fazem assim e os Dinamarqueses fazem assado”. Ou perceber o quão rápido você se adapta a uma nova cultura. Quando cheguei aqui tive que me desprender não só das manias brasileiras, mas das suécas também!!! Hoje, além de sentir falta de comida brasileira, também sinto falta da culinária suécia, ou melhor, de coisas que fazem parte da alimentação suéca, já que a cozinha deles é bem internacional. Hoje posso dizer isso com certeza absoluta porque a Dinamarca é um país bem nacionalista, então aqui eu experimento mais tradição. A coisa mais suéca que eu fazia era comprar bebida no Systembolaget hahaha Aliás, a primeira coisa que fiz quando coloquei meu pés em terras dinamarquesas? Ir até a 7eleven e comprar uma cerveja com um super teor alcóolico e ficar bebâda no meio da tarde. Liberdade! Liberdade! Liberdade! Aliás, já que estamos no assunto, se você gosta de cerveja, como é meu caso, certamente vai amar morar na Dinamarca. Hoje por exemplo, é o dia em que podemos ser apresentados a tradição mais linda dinamarquesa: J-dag!!!! J de Juleøl, cerveja de Natal, em dinamarquês e dag de dia, também em Dinamarquês. 



Mas calma lá que ainda não é o Natal, mas é um dia tão feliz que é como se fosse. Hoje uma das maiores fabricantes de cerveja de Copenhagen, a Tuborg, lança sua edição especial de Natal, mas o faz em grande estilo. Caminhões são posicionados em várias partes da cidade, e especificamente ás 20:59, eles abrem as porteiras hahaha e homens lindos e mulheres lindas devidamente fantasiados, saem distribuindo cerveja e alguns apetrechos que as pessoas irão continuar usando quando os caminhões vão embora e a festa é transferida para vários bares que já estão devidamente decorados para a ocasião. Além disso tem espuma, pra simular a neve e muitas pessoas já saem de casa com suas fantasias em homenagem a cervejaria. A cerveja de Natal é azul, então locais saem vestidos de papai noel, só que ao invés da tradicional roupa vermelha, ela é azul.




Alem disso a cerveja tem o teor alcoólico um pouco elevado. 5,7%. O ano passado cheguei tarde e só consegui pegar o gorro que nem acendia mais! 




Deu pra sentir como é o clima aqui em Copenhagen? Pois é! Continue acompanhando o blog e saberá mais sobre como é morar nesta cidade que serviu de inspiração e cenário para famosas histórias de amor, ódio e vingança, que o dirá Hamlet! Além disso é aqui que mora a Pequena Sereia e Mads Mikkelsen. Mas aqui vai uma pequena dica para quem deseja vir morar em Copenhagen (ou Dinamarca em geral), nunca, sob hipótese alguma, mencione a pequena sereia ou Mads Mikkelsen para nenhum dinamarquês, e tudo ficará bem! Do contrário, terá grandes chances de acabar na mesa de Hannibal! Não diga que não avisei!



Share:
Unknown

7 comentários:

  1. Q vontade de ir pra Dinamarca!!! Adorei!! :)

    ResponderExcluir
  2. Que massa teus texto!! :) Bem vinda ao blog, Jack.

    Ps.: Adorei te conhecer ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Radira! Tambem adorei te conhecer e espero te ver mais vezes em Cph :)

      Excluir
  3. Oi Jackeline, espero que esteja gostando de Cph. Sou au pair em Gentofte, se quiser fazer contato podemos trocar telefone :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sou au pair em hellerup, pertinho, me add facebook.com/jackelineaguiar

      Excluir
  4. oi! não tenho FB, pode ser telefone? :-D 29865745

    ResponderExcluir