terça-feira, novembro 25, 2014

Quase um FAQ! - como usar melhor o nosso blog




Hoje eu quero ensinar vocês a utilizar nosso blog da melhor maneira! Temos abinhas e tags e espaços de pesquisa para facilitar as coisas para você! Eu já tenho 25 anos, e quando eu era pequenina eu tinha que fazer meus trabalhos da escola pesquisando em livros, recortando revistas e espirrando com o pó da versão impressa da Barsa. Vai dizer, hoje é só digitar no Google e em menos de um segundo aparecem 267mil resultados! Eu acho super fantástico! E cansativo.. Nosso trabalho se resume a separar e escolher as informações. Depois que a ABNT até criou regras para a citação virtual e que os professores pararam de pedir trabalhos em folhas de papel almaço, o mundo mudou. Outro dia mesmo enquanto meu afilhado procurava um jogo pro videogame, ele encontrou a fita de casamento dos pais dele, pegou nas mãos, olhou pra mim e perguntou "Mel, o que é isso?" Eu ri! E aí expliquei que os cds nem sempre existiram e que eu tinha as fitas do Castelo Rá-Tim-Bum, aí ele me olhou perdido outra vez e perguntou: "Castelo o que, Mel?" e aí a conversa foi longe...

A Internet surgiu na Guerra Fria, e era de uso exclusivo militar. Foi o jeito que encontraram para compartilhar informações. Para o resto do mundo, a internet só apareceu em 1990!! O Facebook não tem nem quatro anos ainda! E a Torre Eiffel era pra ser desmontada, tá a torre não tem nada a ver com meu assunto. Então, já que a Internet hoje é nossa, e nós não estamos na China, vamos aprender a usá-la a nosso favor? Se você (acha que) já sabe tudo, pode parar por aqui e ir ler outra coisa, não te julgarei ;D

Então, nosso blog funciona com posts diários sobre diversos assuntos. Cada escritora conta o que quiser, que esteja ligado ao programa de Au Pair. Às vezes os temas são os mesmos, mas os posts são únicos, pois cada uma teve uma experiência diferente. E não é bom saber quais as possibilidades para uma mesma situação? Eu gosto, pois assim como tem a parte ruim tem a parte maravilinda e divertosa!

Na parte de cima do blog, você tem essas opções:



A parte de cima do nosso cabeçalho, com o nome e a descrição do blog, tem a mesma função que o "Início": mostrar os últimos posts publicados no blog, então toda vez que você clicar ali os posts mais recentes aparecerão na página principal.

Sobre - é uma descrição mais detalhada de como surgiu o blog e como chegamos até aqui

Au Pair? - nesta aba temos uma breve descrição sobre o que é o programa de Au Pair. É uma explicação geral, sem detalhes minuciosos, pois cada país tem regrinhas diferentes, que você poderá conferir na próxima aba

Escolha o seu destino! - aqui nós juntamos as informações sobre os processos e agências e separamos em links de regiões, para ficar mais fácil encontrar o que se procura. Nesta aba são dois os links disponíveis: processos e agências dos EUA e o resto do mundo. No link dos EUA estão listadas agências e como são seus processos; no link para o resto do mundo os posts estão separados por países.

Contato - Oi? Quer falar com a gente? É nessa aba que você tem que clicar e ali estão descritas todas as formas existentes de entrar em contato conosco, é só escolher uma delas e nos escrever! ;D


A caixinha em preto com uma lupa do lado é o 'google' do nosso blog, é ali que você vai digitar o que você quer saber e, caso já tenhamos abordado o tema em algum post, ele irá aparecer na página de resposta. Supondo que você queira saber sobre visto, digite a palavra visto e clique na lupa. 



Os posts que contenham a palavra 'visto' irão aparecer, e aí é só você escolher qual vai ler primeiro. Eles irão aparecer em ordem cronológica: dos mais novos aos mais antigos.



Supondo² que você queria ler algo sobre família, laranjas, dedos, rinoceronte, digite a palavra relacionada ao tema que você quiser no campo de pesquisa e aperte na lupa que os posts deverão aparecer aí, conforme eu mostrei acima. Viu como é fácil?


No lado direito da tela, acompanhando os posts enquanto descemos a página, temos  um acesso prático para a nossa página do facebook, vídeos no youtube e, se você gosta de acompanhar alguma autora em especial, basta clicar no nome dela, na parte de categories que tudo o que já foi publicado por ela vai aparecer na próxima página. 


Não encontrou o que queria no nosso blog? Você só tem o resto do universo para procurar! 
Sites de busca: Google, bing, yahoo e por aí vai. Você encontra de tudo e mais um pouco pesquisando neles, sério. Até isso:





É só perguntar!

E, pessoas, minha super dica é o Youtube: nem só de vídeos de música e filmes ele é feito. Lá também tem vídeo-aulas, documentários e as pessoas mais bizarras falando e mostrando as coisas mais bizarras também. Quer enrolar o cabelo pra ele ficar igual o meu?rsrs Tem video no Youtube. Quer aprender a fazer marble nails? Tem no Youtube. Passo-a-passo de maquiagem? Tem no Youtube! Fritar nuggets? Também tem no Youtube! Quer aprender línguas? Têm vídeos lá também. E tudo gratuito! É-SÓ-PROCURAR!

A receita é fácil e eu vou dar aqui pra vocês: Paciência e vontade.
Se mesmo assim você ainda tiver alguma dúvida, pode nos escrever. Se a gente souber a gente te responde. ;D



3 comentários :