Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

15 novembro 2014

Run, Luana, Run!

Oi, gente, tudo bom? Bom, estamos aqui na reta final para minha viagem. Este é meu penúltimo post antes de eu partir para a Alemanha. É muito engraçado como as sensações começam a se misturar, às vezes eu estou ansiosa e quero ir, às vezes da vontade de desistir e ficar aqui perto de todo mundo. Mas hoje eu vim contar para vocês como foi meus últimos passos na escalada dessa montanha que chama pré-aupair: O VISTO!!!!
Antes de eu contar minha experiência no dia da entrevista, vou explicar para vocês como me preparei para isso. Bom, eu fechei meu match em abril, ou seja, nove longos meses antes da data de início do meu programa. Me preparei para tirar o visto em setembro, porque eu sei que às vezes o passaporte demora para chegar e não queria correr o risco. Desde julho eu comecei a organizar os documentos, tirar dúvidas pelo telefone e por e-mail no consulado, escrevi minha carta no início de setembro e meu namorado a traduziu para mim. Estava fazendo aulas de alemão desde março e em setembro fiz um intensivão das perguntas do visto com minha professora. Marquei minha entrevista para o dia 07 de outubro, às 10h00 da manhã.
O final de semana anterior à minha entrevista, que era na segunda, foi uma loucura. No sábado eu fiquei acordada até tarde conversando com meus amigos, meu pai chegou em casa passando mal e eu trabalhei nas eleições no domingo, enquanto ele estava no hospital. Felizmente não era nada sério, mas depois de passar o dia como um zumbi, eu não conseguia dormir de novo de domingo para segunda porque meu pai tava colocando pra fora toda a comida estragada que ele havia comido.
Minha cidade fica há 1:30 de São Paulo de ônibus, por isso, na segunda, eu peguei o busão das 7h25, prevendo chegar em Sp até às nove e tinha uma hora para pegar o metrô, ir para a Faria Lima e chegar no consulado linda e loira. Contudoooo, era um dia pós eleições e, quando me dei conta, era nove e quinze e meu busão tava entrando em SP ainda, porque a gente pegou um trânsito danado na pista. Cheguei na rodoviária nove e quarenta, eu já tava surtando.
Por uma ironia do destino um amigo meu tava no busão e ele passou o cartão do metrô dele para mim. Mesmo assim só cheguei no consulado 10h19, um mionuto antes de terminar minha entrevista. E só eu sei o quanto eu corri na Faria Lima, virei quase uma maratonista!

Enfim no consulado, eles me deixaram fazer a entrevista, já que estava tudo atrasado por conta das eleições.  Fiquei sentada embaixo do ar condicionado tentando controlar minha respiração e minha transpiração quando chamaram meu nome. Fui conversar com uma consul. Ela me pediu os documentos e tal, e daí PÁ! Começou a falar em alemão e adivinhem: ela não seguiu a lista de perguntas. Eu, que estava há duas noites sem dormir, tinha corrido mais que o Forest Gump, tava nervosa, suando e ofegante, entendi bolhufas do que ela tava falando. Bateu o desespero, eu só conseguia pensar: Minha viagem acabou, estou arruinada, me ferrei, vou ter q ficar no Brasil para sempre!!!!!
Eis que ela diz:
- Luana, vou chamar um amigo meu e ele que vai fazer a entrevista com vc, senta ali e se acalma.
Voltei para minha poltrona e tentei me acalmar. Alguns momentos depois um velhinho me chamou para irmos numa sala. Lá, ele me acalmou, falou comigo em português e daí começou uma entrevista de boa, mas mesmo assim improvisada, nada de listinha! Consegui me virar. Depois de uns dez minutos de entrevista ele me disse:
- Bom, eu vi que você entende e responde minhas perguntas, assim como conseguiu me refutar quando eu te passei uma informação errada, por isso eu acho que vc está apta para ir, mas não pare de estudar, porque na Alemanha ninguém vai se esforçar para te entender!
Aliviada, voltei para a cabine da mulher mal-humorada e entreguei os documentos, ela corrigiu algumas coisas que eu havia preenchido errado e eu paguei 182 reais para tirar o visto. Saí do consulado ligando para Deus e o mundo!
EU CONSEGUI O VISTOOOOOOOOO!!!!

Bom, gente, por hoje é só, espero que minha história inspire trajetórias!
Beijinhos
Share:
Luana Pizzi

6 comentários:

  1. "(...) tinha corrido mais que o Forrest Gump"! hahahhaha
    Que odisséia, hein! Que bom que deu tudo certo no final! Boa sorte ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karol, foi uma saga mesmo mas agora ta td certo e o visto ja chegou o/

      Excluir
  2. HAHAHAH bem parecida com a minha saga também! Mas eles nao tem listinha mesmo nao, a lista foi passada de au pair pra au pair e sendo atualizada com o tempo, por isso q chamo de "lista das possiveis perguntas" pq é melhor vc saber um monte do que chegar lá e nao fazer idéia do que estao falando hahahah mas que bom q deu certo!!

    ResponderExcluir
  3. Fui tirar o meu visto para a Alemanha no começo do mês. Tô indo ser Au Pair em Berlim. Você vai pra qual cidade? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi seu processo Lorena, tranquilo? Vou pra Schwäbisch Hall.
      Fiz um grupo no fb. chama Aupair in Germany- departure in january

      Excluir
    2. foi tranquilinho, tirei em Recife, o cara que faz o processo lá é muito simpático! :) Vou procurar o grupo no fc!

      Excluir