Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

13 dezembro 2014

Pass navigo: O que é? Para que serve?

Coucou! Ça va? Meu nome é Marcella, sou au pair há quase 4 meses em Paris, e a partir de hoje estarei aqui para preencher os décimos terceiros dias dos meses de vocês. Yay! E para começar, vamos falar um pouquinho sobre o tão querido pass navigo. Mas Marcella, o que é esse negocio de pass navigo? Calma que eu já chego lá.

                                       

Primeiro, vamos conversar um pouco sobre geografia, Paris fica na região da Île de France e esta, por sua vez, possui duas empresas que são responsáveis pela organização dos transportes públicos, a RATP e a SNCF, para organizar a área de atuação de cada empresa, a região da Île de France é subdividida em zonas geográficas numeradas.

O pass navigo é nada mais nada menos que o cartão de transporte, que te dá o direito de ir e vir infinitamente por todos os tipos de transportes públicos. Ele pode ser comprado como semanal, mensal ou anual. O chato é que a área de atuação dele é determinada quando você compra, ou seja, você não pode sair por ai passeando por todas as zonas.

Para Paris e para as zonas ao redor, o pass navigo é um direito da au pair, ou seja, a famille d'accueil se encarregará dos custos do seu pass anual. Quem vem por conta própria se certifique que a família está ciente do seu direito, porque e uma economia enorme para nós, já que pagar pelo transporte não sai nada barato no final...

O que muitas pessoas não sabem (ou demoram um tempo para descobrir) é que durante os finais de semana, as pequenas férias escolares e durante as férias de verão o pass navigo sofre o chamado "dézonage", ou seja, você pode passear pelas zonas de cobertura da Île de France sem se preocupar com o custo de transporte!



Outro serviço que também é oferecido para quem tem o pass navigo, mensal ou anual, é o chamado véligo. O espaço véligo incentiva a quem tem o pass navigo (mensal e anual) a utilizarem bicicletas como meio de transporte, os pontos de retirada das bicicletas se encontram perto de outros grandes transportes públicos (estaçoes de metro, gares de trem...). Mas como nada nessa vida é de graça, quem quiser aproveitar o serviço tem que pagar uma taxa anual que varia de 10 a 30 euros.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida deixem nos comentários abaixo.
Bises e até o próximo dia 13!

Share:
Marcella Nunes

5 comentários:

  1. Interessante! :)
    Fale um pouco mais do au pair na França...escolas, famílias, viagens etc...se il vous plaît! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bem?
      No básico o au pair aqui é bem parecido com qualquer um, talvez com algumas poucas diferenças... Mas explicar direitinho num comentário fica ruim Haha
      Posso escrever sobre isso pra frente!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Finalement, une fille au pair en France !
    Hahaha
    Esperarei ansiosamente por seus posts, Marcella! Bisous

    ResponderExcluir