Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

11 dezembro 2014

Uma cultura diferente

Oláááá gente, tudo certo por aí? Aqui pela Holanda tudo lindo, branco e frio. Aproveitando o clima natalino vim contar para vocês um pouco da minha visão sobre algumas comidinhas holandesas.

Sem dúvidas o que eu mais sinto na pele em relação a diferença cultural é a alimentação. Eu me adaptei, consigo viver tranquilamente com isso, mas quase morro de saudade da nossa comidinha brasileira. Esse povo doido não sabe o que é comer bem e o que é comida de verdade. 

Geralmente são 3 refeições, café da manhã (aqui em casa come-se torrada, iogurte, fruta, etc.), almoço (pão, eu amo com pasta de amendoim e granulado <3) e o jantar geralmente as 18h. No meio da manhã e no meio da tarde come-se fruta e as vezes um cookie. 

stroopwafel

Dentre algumas comidas supeeer lekker típicas estão o stamppot um prato típico do inverno que é batata cozida e amassada com algum vegetal (eu comi com boerenkool e hema worst), spruitjes (um vegetal que eu sinceramente não sei explicar como é), bitterballen (eu nunca comi, mas dizem que é bem gostoso), kroket (eles comem isso com tudo, até no pão), tomatensoep (sopa de tomate), stroopwafel (amor da minha vida), pepernoot, speculaas e oliebollen (doces típicos do natal).

spruitjes

O almoço holandês eu classifico como um segundo café da manhã, as vezes quando acordo tarde nem sei se estou tomando café ou almoçando. Aqui em casa não falta kaas (queijo Gouda, um queijo holandês muito bom), todos os tipos de presunto e derivados (para eles é carne), pindakaas (pasta de amendoim) e hagelslag (granulado).

pão com kroket

O básico do jantar holandês é batata, vegetais/legumes e carne. Batata só cozida na água, sem sal e sem tempero algum. Carne pode ser peixe, hamburger, carne moída, frango, mas raramente carne de verdade, tipo um bife (aaaaai um bife acebolado com batata frita, arroz e feijão agora eeeim). Claro que eles comem outras coisas também, como por exemplo macarrão que é bem famosos aqui, aliás a comida italiana é bem famosa aqui.

stamppot


Por ser época natalina, os doces estão em alta, em todos os lugares encontra-se uma barraquinha de oliebollen que é uma espécie de bolinho de chuva, pepernoten/kruidnoten (há uma diferença entre as duas, a mais comum é a kruidnoten porém todo mundo a chama de pepernoten - vai entender, holandeses...) são bolachinhas com gosto de canela que o Zwarte Piet (ajudante do Sinterklaas) dá para as crianças se elas se comportarem, eu amooo e olha que eu não suporto canela. Speculaas é uma espécie de bolacha mas que existe em diversas formas, eu não gosto muito, o gosto lembra as peper-kruidnoten e o meu queridinho stroopwafel que sem dúvidas é a "comida" holandesa que eu mais gosto :D.

speculaas
Não, na Holanda não tem coxinha, nem comida temperada, mandioca frita, ixeee só nos sonhos, na feira você não encontra pastel, só peixe cru com cebola, aquele cafezinho da tarde cheio de bolo, torta, pães diferentes que a vovó fazia fica na saudade, churrasco para eles é hamburguer, mas eu vou te contar que eu amo essa Holanda mesmo com essas comidas loucas <3.

pepernoten

É isso ae galera, se vocês estão pensando em vir para a Holanda, prepara o estômago, come tudo de bom que tiver direito aí no Brasil e vem de mente aberta para encarar umas comidas um pouquinho diferentes das nossas delícias brasileiras. Vejo vocês mês vem, em 2015 :O Happy New Year, que o Papai Noel ou o Sinterklaas traga muitos presentes para vocês e que o próximo ano venha cheio de alegria, paz, amor e realizações! Kusjes.


camihfeer@gmail.com




Share:
Unknown

2 comentários:

  1. Juro que a coisa que mais penso é na comida haha Gente, eu moro em Maceió/AL, nordeste do Brasil, é muito acarajé, feijoada, frutos do mar, e eu fico tipo: COMO SOBREVIVER? kkk Gsus me ajude a ser mente, boca e estomago abertos, bem abertos rs Amei o post Cah. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, em primeiro lugar me desculpe pela demora em responder. Eu imagina, conheci algumas meninas do Noderste e elas sobreviveram. Voce sente falta, mas sobrevive!

      Excluir