Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

02 dezembro 2014

Vantagens de se morar na Suécia


 Olá meu povo, tudo bem? Andei pesquisando e adicionando alguns dos meus pensamentos pra escrever pra vocês algumas vantagens e desvantagens de vir morar na Suécia (a curto prazo as desvantagens são menores ainda ;))



 - No verão temos sol (ou pelo menos luz do dia) das 04:00 às 23:00, ou até meia-noite no norte! 

- Em compensação, no inverno temos luz do dia apenas das 09:00 às 14:00, isso QUANDO aparece um solzinho, o que quase não acontece; mas no norte temos a maravilhosa aurora boreal! 



 - A beleza do país e as reais estacoes do ano;


Primeira vez que eu vi neve *.*



- Homens suecos são altos, loiros, inteligentes, estilosos e maravilhosos, no geral (sou suspeita pra falar, né, eu era apaixonada platonicamente pelo meu antes mesmo de conhecê-lo ;)). As mulheres idem, mas chega um ponto que parece que vc viu a mesma mulher 10x no mesmo dia… são muito parecidas hahah;

Apenax Alexander <3 

- Temos Rainha (que tem raízes brasileiras), príncipe (GATO), princesas e castelos <3 que nao servem pra nada, mas ok;



- Um dos países mais rhycos da Europa, assim sendo um dos mais caros também. Mas pelo menos quando vamos pra outro país nosso dinheiro vale maixxx;

- Temos IKEA, onde vc acha tudo pra sua casa sem pagar muito;

- FIKA - significa tomar um café e comer algum besteirinha enquanto conversa com amigos por 1 ou 2 horinhas. Ou até mesmo sozinho. Fika fika fika;



- País que luta pela igualdade social e de sexos - muitas feministas :D 

- País muito aberto pra imigrantes (mas claro que tá virando bagunça…);

- Dias no calendário sem noção, tipo: dia do bolinho de canela, dia de um lá que parece um sonho, dia de waffles, dia pra comemorar o verão (Midsommar)…



- Temos neve… que é linda no primeiro dia aí depois vc quer morrer e que derreta tudo



- Vários feriados que eu não vejo necessidade ;) 

- Transporte público é maravilhoso, braseel! 



- Todo mundo fala inglês;

- Pessoas normalmente respeitam sua individualidade - muito mais no inverno que no verão. Mas isso pode criar polêmicas, como por exemplo a pesquisa que comprovou que apenas 1% dos suecos se intrometeria numa briga onde o homem estava batendo na namorada… 




- NATUREZA, em qualquer e todo lugar, até no meio da cidade!




- Lugares medievais ainda preservados ou com novas lojas <3 



 - Estocolmo tem muitos museus! Também aquários e zoos lindos! 

- Políticos que trabalham com seriedade e não são corruptos pois tudo é divulgado;

- País onde nenhuma religiao é majoritária, pois a maioria dos habitantes sao ateus - adoro! 

 Por último e mais importante: QUALIDADE DE VIDA… gente… eu não sou rhyca aqui e nem meu namorado, mas se vcs imaginam que eu trabalhando de babysitter 20h/semana ou menos e estudando sueco, consigo ajudar em casa, pagar passagens e viajar sozinha, comprar minhas coisinhas, sair e tudo mais… Tenho floresta do lado de casa, lagos, o arquipélago de Estocolmo todo pra nadar onde eu quiser, saúde praticamente gratuita… Sou pobre mas pelo menos tô na Europa! Hahahaha 

 
Djurgården em Sthlm

Karlstad, em Värmland

Essa é na ilha que eu moro, Lidingö :)


E você, tem alguma curiosidade sobre a Suécia? Comente abaixo e eu tentarei ajudar ;) 

Puss puss (beijinhos)!

--
O Blog das 30 Au Pairs no Facebook
Meu Instagram
Meu Blog Pessoal (desatualizado, mas há posts sobre os processos pra Alemanha e Suécia)

Share:
Letícia Okabayashi

13 comentários:

  1. Você fala inglês fluente e foi aprender sueco aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim :) Já falava inglês mas sempre tem mais coisas pra aprender. Fui au pair na Alemanha e falava alemao mas quando comecei aprender sueco, esqueci um pouco. Todo dia falo ingles e sueco, as vzs portugues tbm!

      Excluir
  2. Oi Letícia, adoro ler as coisas que vc escreve, eu tenho inglês intermediário, nao sou fluente, acha que msm assim posso me virar por aí? Sonho com a Suécia há anos. :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza da pra se virar sim! E aqui vc pode aperfricoar seu ingles tbm!!!

      Excluir
  3. Você diz que era apaixonada por seu namorado mesmo antes de conhecê-lo, que máximo e final feliz, conta essa história ou tem no seu blog? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha brigada! Olha, eu aaacho q tem no meu blog pessoal sim, mas resumindo mto pra vc: eu era fã dele e agora somos praticamente casados <3

      Excluir
  4. Oii acabou de passar uma reportagem sobre a Suécia aqui no Brasil pelo canal Globo,li alguns blogs e me interessei mais ainda. Quero saber em relação a empregos quais que estão em alta?? se é facil arrumar um??
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qto a empreo em alta nao sei, sou babysittrt aqui agora! Mas da pra ser au pair, ve meus posts anteriores e seja feliz! :D

      Excluir
  5. Oi Le! O programa de au pair eh regulrizado na Suecia? Bjos! Bia Monteiro

    ResponderExcluir
  6. Gostei, "sou pobre mais pelos menos to na europa" kkk

    ResponderExcluir
  7. Oi, Letícia!

    Tenho 30 anos, sou formada, não falo inglês fluente, só do básico pro intermediário. Quero tentar o au pair, antes de completar 31 (urgeente) pra prender Sueco e desenvolver o inglês, para posteriormente tenatr uma bolsa para mestrado aí. Será que tenho chances? Eu teria que conseguir tudo em dois meses e me jogar!

    ResponderExcluir
  8. 10 motivos para NÃO morar na Suécia:

    1) A Suécia é conhecida como a "capital do estupro" da Europa, inclusive dos estupros coletivos e de crianças!!! A maioria dos estupros é cometida por imigrantes muçulmanos. Em termos de estupros, no mundo todo, a Suécia só perde para Lesoto, na África.
    2) A Suécia é o segundo país que mais recebeu refugiados islâmicos (só perdeu para a Alemanha) e, por conta disso, a criminalidade aumentou em 300% em 2016!!! Os imigrantes muçulmanos são tratados como "vítimas", ainda que eles assassinem, estuprem, roubem e cometam crimes.
    3) Malmö, a terceira maior cidade da Suécia, é conhecida como a "Capital do Inferno na Terra". Lá existem "guetos islâmicos", chamados de "zonas proibidas" ("no-go-zone"), onde a Lei Sharia ("Lei do Terror") já está implementada e não-muçulmanos não podem entrar. Nem a própria Polícia entra!
    4) O povo sueco é obrigado a deixar as suas casas para servirem de abrigo para os imigrantes muçulmanos.
    5) O multiculturalismo e o politicamente correto estão tão arraigados nas leis suecas que só de falar mal do islã, por exemplo, você pode ser acusado de "denegrir grupos étnicos", e ser preso. A liberdade de expressão na Suécia não existe!!! Se você disser que tem orgulho de ser sueco, você pode ser tachado de racista ou xenófobo! Ser nacionalista é passível de crime de racismo na Suécia!
    6) Estocolmo, Malmö e Gotemburgo estão entre as cidades com o maior número de mendigos ciganos vindos da Romênia e Bulgária de toda a Europa.
    7) A nefasta Ideologia de Gênero já está implantada há anos no Ensino Infantil da Suécia. Nas escolas, não se pode chamar meninos de meninos, e meninas de meninas. Isso é opressor. Deve-se apenas chamá-las de "crianças".
    8) A Suécia é o país MAIS ATEU do mundo, sendo que 85% da população é composta por ateus ou irreligiosos.
    9) O inverno é rigoroso, escuro e deprimente: faz frio por pelo menos 8 meses do ano (com temperaturas negativas), e a luz do dia inicia-se às 08:00 e vai embora às 15:00 (em Estocolmo), em média.
    10) O aborto é legalizado na Suécia.

    Suécia: de país mais multicultural, humanista e próspero da Europa ao primeiro país europeu a se tornar completamente islâmico em até 30 anos (e consequentemente, de terceiro mundo)!!! Suécia: um país falido!!!

    ResponderExcluir