Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

08 janeiro 2015

Au Pair na Dinamarca: prós e contras!



Sei que no último post prometi escrever sobre cinco coisas que amava e uma que odiava sobre Copenhagen, mas as semanas foram passando e achei que falar sobre outro assunto seria mais pertinente. Tenho apenas mais 9 meses de intercâmbio na Dinamarca e acho que já posso falar com prioridade sobre o assunto cof cof cof, afinal, já se foram um ano e seis meses. Pra você que está
pensando em fazer intercâmbio aqui na Escandinávia, deixo uma listinha com alguns prós e contras pra quem sabe ajudar na sua decisão. 

Prós:

5 semanas de férias: Se o seu foco é viajar e conhecer a Europa, a Ásia ou enfim, qualquer lugar desse mundo, aqui com certeza você terá tempo para isso, já que a au pair na Dinamarca tem direito a cinco semanas de férias por ano. Ou seja, 10 semanas livres para você fazer o que bem entender. Se você manjar dos paranauê e se organizar, dá pra conhecer muito lugar bacana.

2 anos de visto: Quando você chega num país novo é bombardeada por informações, tem  que se adaptar a família, fazer amigos, lidar com todo o paper work (documentos do país, conta no banco etc etc) e quando se dá conta lá se foram quase 3 meses. Passei um ano em Estocolmo e quando estava finalmente atenta ao que acontecia ao meu redor e podendo aproveitar melhor, puf, acabou
meu intercâmbio. Por isso, eu acho que dois anos é o tempo ideal. Você tem um ano pra curtir toda a novidade, se descobrir, aprender coisas sobre o país, as pessoas, e no segundo ano com outra cabeça, você aproveita mais ainda. 

Idioma de graça: quando eu cheguei aqui a au pair tinha direito a apenas dois módulos do curso de dinamarquês, á partir deste ano (2015) a au pair tem direito a todos os módulos. Dizem por aí que você pode aprender dinamarquês em dois anos (talk about perfect timing, right?). Aqui dá pra se virar bem com o inglês, eu por exemplo, por pura rebeldia, decidi não aprender a língua ano passado, mas este ano vou estudar os dois módulos que me foram prometidos hohohoho 

O tinder na Dinamarca: Ops! hahahahaha

Contras:

Imposto: Aqui a au pair tem que pagar imposto. Ainda não entendo bem como funciona, sei que vou receber um carta a qualquer momento com o valor exato. Mas fica aqui uma observação, se você tiver uma boa host family, eles irão pagar a taxa pra você. A Dinamarca é um país conhecido por sua gigante taxa de imposto, por outro lado, você tem direito a vários benefícios. Como atendimento médico gratuito. 

Coroas: A moeda do país é a coroa, então pode abandonar seu sonho de fazer a rica recebendo em euros. Morando aqui não faz muita diferença, mas quando você for viajar, a conversão não será sua melhor amiga. Não preciso nem dizer quanto vale o euro em relação a coroa, né? Até o real vale mais que a coroa. 

Clima: Não ia colocar o clima não, but to be fair, a gente aqui passa quase seis meses sem ver o sol. Não é que é tudo escuro mas é cinza. Dia após dia, tudo cinza. E quando chega o inverno, além de cinza, o sol chega mais tarde e vai embora mais cedo. Em algum momento dá uma certa tristeza e haja vitamanina D!!!(em compensação as estação são bem marcadas, o outono é lindo e o verão geralmente maravilhoso).

Vocês perceberam que em todo contra eu dei uma defendida no final? Foi sem querer querendo! Eu acho que um bom intercâmbio depende muito de ter os objetivos bem marcados e aproveitar cada segundo. É uma fase maravilhosa que você vai lembrar pra sempre. Então seja qual for seu destino, se joga! 
Share:
Unknown

6 comentários:

  1. ahah, esqueceu de colocar que dentista não é de graça aqui, portanto se tiver que arrancar os dentes do siso ou fazer qualquer outra coisa no dentista, faça isso no Brasil antes de vir pra cà, porque senão além do dente, seu bolso também vai doer, e como!!!

    e o Tinder, ahhhh s2 s2 s2

    ResponderExcluir
  2. Dois anos de visto? Sério??????? Você poderia falar mais sobre isso! hauaha Enfim, adorei o post! <3

    ResponderExcluir
  3. Karyn Malú11 janeiro, 2015

    Eu gostaria de saber se é preciso algum conhecimento em dinamarquês antes de ir ou se só tendo o inglês já é suficiente.

    ResponderExcluir
  4. pra vocês que querem ser au pair na Dinamarca, por favor leiam isso antes de fazerem perguntas aqui :-) https://www.nyidanmark.dk/en-us/coming_to_dk/au_pairs/au_pairs.htm

    ResponderExcluir
  5. Olá Jakeline, tudo bem? Adorei o post, gostaria de saber se você tem alguma agencia para indicar que faça essa prospecção de au pair na Dinamarca?

    Bjs

    :)

    ResponderExcluir
  6. Quero saber mais sobre intercâmbio na Dinamarca *-*

    ResponderExcluir