Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

13 janeiro 2015

Au Pair na França: comment ça marche?

Salut, feliz ano novo pra todo mundo! Que 2015 seja maravilhoso para todos nós!!
Todo mundo sabe mais ou menos qual é o processo pra chegar como au pair aqui na França, por isso hoje vamos falar do depois. Como funciona o dia a dia de uma au pair, aqui, na terra do croissant?



Começando pelo básico: Ganhamos no mínimo 80 euros por semana, sendo que podemos trabalhar no máximo 30 horas por semana. Há a possibilidade de se trabalhar aos fins de semana - o que é muito raro, a maioria das au pairs tem o fim de semana livre -, sendo assim, você tem o direito de no mínimo um fim de semana inteiro livre por mês. Visto o básico, vamos passar para a prática! :)

De uma maneira geral, dá pra perceber que os pais costumam procuram atividades diversas, para sempre manter as crianças entretidas com alguma coisa. Por exemplo, minha menina mais nova faz aulas de esgrima, inglês, tênis, desenho e conservatório de música. O lado bom: as crianças vão estar sempre ocupadas com alguma atividade, salvando você de estar sempre inventando algo para distraí-las. O lado ruim: Correr de um lado para o outro com as crianças, para deixar/buscar todas a tempo em suas atividades. Ou seja, quanto mais crianças mais atividades para levar/buscar, pense nisso! ;)

Aqui em casa a rotina das crianças é bem definida, com o que elas tem que fazer, hora do banho, hora do jantar e hora de ir pra cama. Por exemplo, jantar as 19:00 - no máximo 19:15 -, cama as 20:15 pra mais nova e 20:45 pro mais velho. Assistir TV? Só se tiver tempo entre terminar o banho e o jantar ficar pronto.

Temos normalmente as manhãs e um pedacinho da tarde livres, que é quando podemos passear, ir para o curso de francês - existem vários cursos de francês específicos para au pairs, com horários e dias adaptados pra nossa rotina - etc. E começamos a trabalhar de verdade por volta de 16:00/16:30 que é quando as crianças saem da escola, com exceção das quartas feiras que, dependendo da escola, as crianças não tem aula ou estudam só até a hora do almoço, por isso que nas quartas ficam concentradas as maiores partes das atividades das crianças.

Além das férias de fim de ano escolares (as mesmas que nós temos no Brasil), aqui a cada 6 semanas eles tem 2 semanas de férias! Sim, a cada um mês e meio, duas semanas de férias! Mas não é sempre que nós ficamos livres durante essas pequenas férias. Muitas vezes as crianças não viajam e os pais arrumam atividades de férias para as crianças e nós temos que levar/buscar e todas as outras coisas que fazemos em semanas normais.

Nosso dia termina normalmente as 20:00/21:00. No começo parece uma loucura, mas com as semanas a gente vai se adaptando e fazendo as coisas tão automático que nem percebe, é só ter coragem. :)

É isso, espero que vocês tenham gostado, dúvidas e sugestões é só deixar nos comentários.
Bises, até o mês que vem!

Facebook
Instagram: @msnunes
Blog pessoal


Share:
Marcella Nunes

Um comentário:

  1. Nossa, parece uma rotina bem diferente do au pair nos EUA! Haha
    Quero saber mais (:
    :*

    ResponderExcluir